Mais

Gestor de franquias transforma experiência do cliente e gestão à distância com uso do Octadesk

Por Mahara Scholz 9 de maio de 2023 4 min de leitura

Hudson Titonelli é sócio-proprietário de duas franquias do Instituto Embelleze e três do Instituto Gourmet. Em uma frente, um negócio que qualifica e certifica profissionais da área da beleza com foco no mercado de trabalho, e em outra, uma rede especializada em cursos profissionalizantes no campo gastronômico. 

Atuando com duas marcas de renome no mercado, Hudson sentiu a necessidade de oferecer uma experiência ao cliente mais profissional para se diferenciar dos concorrentes e fidelizar  – e conquistar – os públicos das redes. Seu objetivo era fornecer uma jornada excelente para o aluno em todas as interações com as escolas – e que para ele, incluía a facilidade de contato, comunicação clara, rapidez no atendimento e resolução rápida e eficiente de possíveis dúvidas. Então duas questões surgiram: como fazer e por onde começar?

A busca pela experiência perfeita

A prática de garantir um bom atendimento é indispensável para alavancar os negócios e se destacar perante a concorrência. Com isso em mente, Hudson iniciou a busca por uma empresa confiável e eficiente para resolver o problema que tinha.

Foi nesse cenário que o empresário encontrou a Octadesk como solução para otimizar e deixar o atendimento mais qualificado. “Mesmo antes de adquirir a segunda unidade da escola, eu senti a necessidade de melhorar a trajetória do cliente. O Octadesk é uma plataforma super amigável e de fácil configuração que facilita, inclusive, o treinamento da equipe – já que entrega muitas automações. Além disso, outras duas vantagens que fazem a ferramenta ser ainda mais interessante são a visão global da operação e a gestão à distância que ela permite”, ressalta.

O consumidor é o foco, mas a eficiência operacional também

Além de melhorar o atendimento, outro avanço apontado por Hudson foi em relação a gestão das unidades que estão localizadas em diferentes regiões de São Paulo, incluindo o interior do Estado. 

“O Octadesk se integra com os canais e ferramentas já utilizadas, com isso, o ambiente me permite enxergar os processos mesmo à distância. Centralizar os canais de comunicação facilitou o acesso às informações das cinco escolas. Hoje, eu consigo mensurar diversas atividades realizadas pela equipe, prática que seria inviável se fosse com o número pessoal de WhatsApp do consultor, pois não teria como contabilizar os atendimentos, o tempo de espera do cliente e outros dados importantes para que eu possa gerir com eficiência minha operação”, explica. 

Hudson ainda lembra que o mercado em que atua foi bastante abalado desde o início da pandemia, que aconteceu em março de 2020. “Nossas aulas são 100% presenciais e, por isso, vejo a tecnologia como forte aliada para acionar a equipe de vendas e conseguir o mesmo volume de vendas do pré-pandemia”.

Em linhas gerais, Hudson encontrou eficiência operacional ao centralizar os contatos pelo Octadesk, conectando o processo de gestão ao uso inteligente da tecnologia. Isso permitiu encontrar uma solução que garantisse o seu diferencial competitivo fazendo a ligação da tríade pessoas-processos-tecnologia, tornando uma prática essencial para a empresa enfrentar os desafios e prosperar no mercado atual. 

Em casos que o atendimento seja complexo, o time de consultores assume. Na prática, isso significa atender mais e melhor sem sobrecarregar o time e sem precisar contratar mais ninguém.

Jornada de compra integrada: dados e insights para o gestor, mais satisfação para o cliente

Atualmente, o Octadesk centraliza a parte de captação e o primeiro contato com o cliente que vem de diferentes canais, como WhatsApp, Instagram e Facebook. “Com a plataforma consigo otimizar o investimento que faço no digital. O cliente é impactado por uma comunicação das franquias e com o Octadesk, eu consigo melhorar o atendimento do cliente no geral. O usuário inicia um relacionamento com a gente antes mesmo de chegar até a equipe de vendas”, destaca.

Ao conhecer a jornada do cliente, Hudson pôde entender melhor as motivações, necessidades e até mesmo os desafios do seu cliente. Isso o ajudou a adaptar a estratégia de marketing e vendas para atender melhor às necessidades e a identificar oportunidades de negócios. Com esta ação, foi possível melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar a conversão de vendas. 

Hoje a operação funciona para as cinco escolas e cerca de 15 colaboradores utilizam a plataforma de atendimento diariamente. Para o empresário, a integração dos canais é crucial para o time comercial e para os negócios. “Imagina eu gerenciar de três a quatro canais de atendimento diferentes de cinco unidades? Seriam mais de 20 plataformas”, reflete Hudson.

Portanto, não se trata mais apenas de vender um produto ou serviço, mas sim de proporcionar a melhor experiência possível ao cliente – e quem não tiver se organizando para colocar este exercício em ação, pode estar dando sorte ao azar.

Se você é gestor e se preocupa com a eficiência da sua empresa, além de querer oferecer a melhor experiência para seus clientes, entre em contato com nossos especialistas e conheça o que o Octadesk pode fazer pelo seu negócio.

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
C
J