Mais

Marketing de influência é peça-chave para vendas no e-commerce

Por Mahara Scholz 1 de setembro de 2023 2 min de leitura

O marketing de influenciadores de comércio eletrônico não é mais uma tendência – é uma estratégia de marketing sólida que veio para ficar. Dados do E-commerce Trends 2024 mostram que 41% dos consumidores online já realizaram uma compra de produtos por causa de influenciadores nas redes sociais.

Nesse ambiente digital, o destaque fica para os blogueiros, criadores de conteúdo, influenciadores e estrelas do YouTube e TikTok, que podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e impulsionar as vendas. 

São esses profissionais que conseguem cativar, convencer e motivar os seus seguidores a experimentarem novos produtos e serviços. O grande diferencial é que cada recomendação serve justamente como uma prova social. 

Sabe aquele momento em que você está assistindo a um vídeo e o seu YouTuber favorito fala: “galera, vocês precisam conferir esse produto incrível que eu encontrei”?. É exatamente nesse momento que eles se posicionam como formadores de opinião, tendo uma legião de seguidores que usam determinado produto com base nas suas recomendações. 

Esse comportamento de indicação acaba sendo vinculado, inclusive, à qualidade do produto ou serviço que está sendo recomendado. Ou seja, quanto mais o influenciador indica, melhor será o produto (pelo menos na teoria).

Público de maior influência

Seguindo com o anuário CX Trends, ele ainda afirma que o maior público influenciado são mulheres jovens na faixa de 16 a 29 anos, em sua maioria Geração Z. Essa é uma geração nativa digitalmente e revela  que entre as redes mais utilizadas para assistir o influenciador favorito, o Instagram é referência com 80%. 

Em segundo lugar, está o Youtube com 42% e logo em seguida o Facebook 27%. O TikTok se manteve na mesma posição do ano passado com o quarto lugar com 16%. 

O marketing de influência surgiu como uma estratégia poderosa no comércio digital, proporcionando às empresas a oportunidade de impulsionar as vendas e aumentar o reconhecimento da marca. 

Para Rodrigo Ricco, “no mundo cada vez mais digital, esta abordagem está substituindo o tradicional boca a boca. Ao associar-se a influenciadores relevantes para o nicho do seu e-commerce, é possível alcançar um público que pode não estar ciente da existência da marca”.

Os influenciadores já construíram um público fiel e comprometido, e essa base de seguidores está mais inclinada a confiar nas recomendações e avaliações dessas personalidades. Ao aproveitar essa confiança, um e-commerce pode aumentar sua exposição de maneira exponencial, alcançando novos clientes de maneira autêntica e impactante.

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
C
D