Mais

6 dicas para alavancar o seu negócio com ajuda da tecnologia

Por Mahara Scholz 18 de abril de 2023 6 min de leitura

Contar com a tecnologia para negócios é uma das principais formas de se manter atualizado e competitivo no mercado. 

Sendo assim, os investimentos em uma empresa não terminam quando ela inicia as suas operações. Ela deve promover investimentos durante todas as etapas do seu funcionamento.

E como andam seus processos e operações?

Caso você precise de melhorias na rotina operacional e queira saber como inserir as ferramentas inovadoras em sua produção, leia este conteúdo que preparamos especialmente para empreendedores alavancarem seus negócios! 

Dicas para alavancar o seu negócio com ajuda da tecnologia

A tecnologia para negócios se faz presente em todas as fases de produção de um produto ou serviço.

Muitas vezes os empreendedores têm dificuldade de enxergar este fato, porém desde a forma que eles se organizam, trabalham, comunicam e administram a empresa contém a tecnologia como aliada. 

E para te mostrar como identificar isso, listamos algumas dicas, veja quais são elas: 

1 – Projetos e objetivos bem definidos

Um trabalho sem propósito não tem o porquê de existir.

Seja colocar a empresa para rodar, conquistar mais clientes e até mesmo desenvolver determinada ação em um período específico, é essencial contar com objetivos e projetos.

Por isso, é fundamental que gestores e empreendedores listem objetivos e os prazos para alcançá-los.

Além disso, é essencial contar com o apoio dos líderes de cada setor para a definição das tarefas e responsáveis pela execução, para assim conseguirem mensurar a produtividade e o andamento do trabalho.

Neste sentido, existem programas e softwares de gestão de projetos que auxiliam gestores a acompanhar o status de cada atividade especificamente e o andamento dos processos internos. 

Esta tecnologia para negócios também concede ao gestor a visão da operação como um todo. 

Existem várias opções no mercado, sendo as mais conhecidas atualmente: Trello, Monday, Asana e Jira, por exemplo. 

2 – Digitalização e armazenamento online de dados e informações 

Para guardar o grande número de dados e informações do seu negócio, como tem feito?

Esta é uma dificuldade na rotina de muitos empreendedores já que relatórios, planilhas, controles e notas podem estar divididas em vários locais e formatos diferentes, podendo até mesmo serem perdidas e não anotadas. 

Uma das principais soluções para isso é digitalizar todos os documentos e armazená-los em um local de fácil acesso.

Por isso, contar com servidores que contem com esse sistema de armazenamento, também conhecido como hospedagem na nuvem, é uma forma de monitorar seu negócio, com mais segurança e facilidade. 

Nestas plataformas é possível, dentre outras coisas, identificar cada informação, separá-las por setor e período e também selecionar pessoas que terão acesso a elas. 

3 – Modernize o controle das finanças do seu negócio

Como é feito o controle das entradas e saídas do seu negócio? 

Esta é uma das principais maneiras de inserir a tecnologia para negócios a partir de 

um software de frente de caixa, conhecido também como sistema PDV (ponto de venda).

Este sistema é um aplicativo que processa as vendas realizadas pelo seu estabelecimento. 

Além disso, estas ferramentas inovadoras auxiliam na emissão de notas fiscais e podem funcionar com maquininha de cartão e leitor de código de barras, por exemplo.

Outra ferramenta que dá suporte não apenas ao controle financeiro, mas também de todos os setores do seu negócio, é o sistema de gestão ERP.

Este sistema de planejamento de recursos empresariais dará o suporte para que as operações financeiras sejam gerenciadas juntamente ao estoque, contas a pagar e a receber, além de gerar diversos relatórios para o monitoramento e análise dos empreendedores e gestores. 

Tornando mais efetiva e segura a questão financeira da empresa. 

4 – Implemente o atendimento digital para seus clientes

A comunicação e o atendimento ao cliente devem ser duas questões amplamente desenvolvidas em seu negócio.

Ferramentas inovadoras que consigam fazer o atendimento em qualquer momento, fornecendo as principais informações são grandes diferenciais que empresas inovadoras já contam em suas operações.

Os chatbots são uma dessas soluções que utilizam automações pré-programadas com as principais respostas para dúvidas com soluções e direcionamentos aos seus clientes.

Isto pode ser feito em sites, plataformas e aplicativos de mensagens, por exemplo. 

5 – Ofereça possibilidades de compra online

No caminho de ofertar ao seu cliente alternativas de atendimento digital, destacadas no item acima, ofereça possibilidades de compra de produtos e contratação de serviços online. 

Lojas virtuais são a principal delas, mas também existe a possibilidade de compras via aplicativo de mensagens e também em sites com check-in próprio.

Isto auxilia clientes de várias localidades a terem acesso aos seus produtos e também a criação de um novo canal de vendas, fundamental para o aumento de receita do seu negócio. 

Principalmente após a pandemia, quando o hábito dos consumidores passou a ser voltado para os canais digitais, como comprovam dados de pesquisas como da empresa SmartHint.

Ou seja, contar com ferramentas de catálogos de produtos online, carrinho e serviços de pagamento se faz essencial para levar a tecnologia para negócios e possibilitar que as empresas sejam mais competitivas. 

E para tornar esse processo possível, é essencial contar com um bom serviço de divulgação e captação de clientes. Assim, entra o papel do marketing digital. 

6 – Marketing digital para a divulgação do negócio

Para alavancar seu negócio com a ajuda da tecnologia é essencial incorporar ferramentas que promovam os benefícios e diferenciais dos seus produtos e serviços.

Por isso, use o marketing digital como aliado. 

Ferramentas como site, e-mail marketing e redes sociais são hoje imprescindíveis para se comunicar com os clientes e divulgar conteúdos educativos para as principais dúvidas relacionadas ao seu setor de atuação. 

Criar este relacionamento é essencial tanto para que seja feita a fidelização de quem já é consumidor do seu negócio quanto para captar novos clientes a partir da divulgação.

Viu só como é possível levar a tecnologia para os negócios? Com simples atitudes e a inserção de ferramentas inovadoras você consegue menos burocracia, mais eficiência e melhores resultados. 

Conta pra gente o que já tem feito em seu negócio ou o que pode melhorar para alavancar sua empresa!

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
E
C