Banido do WhatsApp? Entenda por que isso vai acontecer

Existem muitos motivos para que você seja banido do WhatsApp. Descubra quais são e o que fazer para driblar isso!
Banido do WhatsApp

Imagine se um dia você acorda e descobre que foi banido do WhatsApp para negócios? Se essa é uma coisa assustadora para um usuário comum, imagine para uma empresa.

A verdade é que cedo ou tarde, o seu número de WhatsApp vai ser banido. Não quero ser portadora de más notícias, muito menos de trazer um problema sem uma solução.

Neste artigo você vai entender alguns motivos que podem – e vão – fazer com que você seja banido no WhatsApp e, claro, o que fazer para não correr o risco de perder negócios.

Acompanhe comigo!

O que a empresa vai perder com o WhatsApp banido?

Em alguns casos, o WhatsApp é banido temporariamente, de modo que em até 48 horas volta ao normal. No entanto, ele também pode ser banido definitivamente.

Sendo assim, temporário ou definitivo, o banimento é prejudicial para os negócios. Caso você não tenha pensado nisso, é importante lembrar que se isso acontecer, você irá:

  • Aumentar o tempo de espera dos clientes
  • Prejudicar a experiência do consumidor
  • Deixar clientes irritados
  • Ter uma repercussão negativa na marca
  • Perder vendas
  • Deixar de ganhar novos clientes

E isso é só o começo. Agora, analise o transtorno de perder um número de WhatsApp de forma definitiva. Quanto tempo sua empresa consegue se movimentar para colocar outro número no ar e continuar as conversas com os clientes?

Dentro deste contexto, vale ressaltar a perda de informações dos clientes, afinal, o WhatsApp por si só não tem um backup confiável, a menos que você utilize um sistema de atendimento.

Por que você vai ser banido do WhatsApp?

A frase: “Seu número foi banido do WhatsApp. Fale conosco para obter ajuda.” é o fim do mundo para muita gente. O mais curioso disso tudo é que todos os meses, pelo menos 2 milhões de contas são banidas do WhatsApp no mundo todo.

Existem muitos motivos que podem contribuir para o banimento do seu número. Você já sabe quais são eles?

1. Usar versões não-oficiais

Você já viu a quantidade de versão diferente do WhatsApp que existe na Google Play ou AppStore? Hoje as versões oficiais são apenas o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business. Portanto, se você baixar e começar a utilizar essas versões, pode sofrer penalização do Facebook por isso.

Caso queira a versão API, é necessário fazer a solicitação junto a um provedor desse serviço, por exemplo, a Octadesk, porque ele não é um aplicativo que possa ser baixado como as demais versões.

2. Ser bloqueado frequentemente

Para um usuário bloquear sua empresa, é porque você está causando certo incômodo. E quais seriam esses motivos? Dentre os principais, posso destacar o seguinte:

  • A empresa envia mensagens para o cliente sem a autorização dele
  • Os conteúdos não são interessantes ou relevantes para aquele momento

Dessa forma, não tem outro jeito: você vai ser bloqueado pelo usuário e ser banido do WhatsApp também. A regra é clara: peça a permissão do cliente para realizar quaisquer envios.

3. Enviar mensagens em massa

Já reparou que as mensagens em massa que você recebe nunca têm nada a ver com o que você quer no momento? Por que isso acontece? Porque elas não levam em consideração o contexto, gosto e desejos da pessoa, mas apenas o desejo de vender da empresa.

A empresa reúne uma lista enorme de clientes, cria uma lista de transmissão e faz envios frequentes. Isso é prejudicial para a experiência do cliente no WhatsApp e com a empresa no geral. Esse tipo de ação pode parecer inofensiva no início, mas ela com certeza vai acarretar em bloqueio do seu número.

4. Enviar de conteúdo promocional

Diferente de outros aplicativos do Facebook, que costumam ser monetizados, o WhatsApp é o único deles que tem uma dinâmica diferente de monetização. Sendo assim, para que os usuários continuem ativos no aplicativo, o Facebook preza para que eles tenham uma boa experiência com as empresas.

5. Adicionar pessoas em grupos

Logo no início da ascensão do WhatsApp Business, era comum ver empresas adicionando pessoas a um grupo de vendas. Embora o cliente tenha alguma simpatia pela marca ou seja fã nº1, é preciso pensar na forma e objetivo pelo qual esse grupo foi criado.

Quando um cliente realizava uma compra, era solicitado o número de WhatsApp dele. No entanto, esse cliente não tinha noção alguma do que seria feito com seu número. De repente, ele já estava dentro de um grupo com centenas de pessoas desconhecidas.

Esse é definitivamente a receita para ser banido do WhatsApp. Isso porque as pessoas se sentem incomodadas e tendem a bloquear o número da empresa, para que ela não volte a adicioná-lo.

6. Iniciar conversas com números que não estão salvos

Existem algumas aplicativos não oficiais para WhatsApp que servem para facilitar algumas ações. Um deles é utilizado para conseguir enviar mensagens para pessoas que não estão na lista da empresa. Quando isso acontece de forma recorrente, um alerta é ligado lá no Facebook e você é banido do WhatsApp se insistir nesse tipo de ação.

No mundo digital algumas pessoas não achariam isso estranho. Mas pense o seguinte: se algum desconhecido abordasse você no meio da rua, você daria a devida atenção? Mesmo que você parasse, qual seria as chances de você fazer o que a pessoa está pedindo sem desconfiar de nada?

7. Continuar com o mesmo comportamento

Se depois do bloqueio o perfil da empresa demonstrar o mesmo comportamento, o número será banido do WhatsApp indefinidamente.

Fui banido do WhatsApp, o que faço?

Ao ser banido do WhatsApp, você verá uma notificação na tela inicial com a seguinte informação: “Temporariamente banido”. Isso significa que o WhatsApp estará inativo por pelo menos 72 horas. Após o fim do período, a conta é reativada.

Se sua conta foi bloqueada, você deve enviar um e-mail para o suporte do WhatsApp: support@whatsapp.com. Se o bloqueio for definitivo, muito raramente você terá sua conta de volta.

Como evitar ser banido do WhatsApp?

Ninguém quer ser banido do WhatsApp, mas nem todos sabem o que fazer para evitar. Por isso, vou te contar um segredinho: o WhatsApp Oficial, conhecido também como WhatsApp Oficial (API) não pode ser bloqueado!

Isso acontece porque todas as empresas passam por um processo de aprovação junto ao Facebook. É preciso enviar documentação da empresa e aguardar uma resposta. Sendo assim, o Facebook entende que aquele negócio é legítimo.

Com o WhatsApp Oficial (API) você garante uma experiência muito melhor para os seus clientes e não corre o risco de ser banido caso alguém não deseje mais receber a sua comunicação.

E para começar é muito simples, basta seguir os passos:

1. Crie sua conta clicando no link:

página de login da Octadesk

2. Escolha a opção de conectar o WhatsApp

Onboarding Octadesk

3. Faça a leitura do QR Code no seu celular

4. Você já pode começar a conversar com seus clientes.

5. Essa é a versão web do WhatsApp. Para migrar para a versão oficial você precisa solicitar ao nosso time no WhatsApp. Enquanto você aguarda seu número ser aprovado pelo Facebook, que tal convidar seus colegas para realizar atendimentos com você?

Viu só como é fácil evitar ser banido do WhatsApp e ainda oferecer uma experiência incrível para os seus clientes? Clique no banner e converse com um dos nossos consultores!

 

Você pode gostar também