Quer mais interações dos clientes? Use botões no WhatsApp para respostas rápidas

Os botões no WhatsApp podem aumentar e muito a interação que os seus clientes têm durante as conversas com sua empresa. Descubra tudo sobre eles!
Botões no WhatsApp para respostas rápidas

Você se comunica com seus clientes no WhatsApp, mas nem sempre recebe as respostas que precisa? Enviou mensagem de cobrança e não vê resultados? Trabalhou campanha de Marketing, mas ainda não descobriu como fazer funcionar?

Independente do que você tenha tentado, já existe uma solução excelente: botões no WhatsApp para respostas rápidas!

Com os botões no WhatsApp você consegue trazer mais automação, agilidade e interação para as conversas entre clientes e empresas. Descubra nesse artigo como funcionam, para que servem, quais os benefícios e o que fazer para começar. Vamos nessa?

Boa leitura!

Como funcionam os botões no WhatsApp

Você gostaria que seus clientes entrassem em uma chamada de vídeo? Visitassem seu site ou uma página específica? Quer enviar uma pesquisa de satisfação para entender como anda seu atendimento? Os botões são literalmente botões, e com eles seus clientes podem realizar a ação que você deseja com apenas um toque.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante que você saiba que essa funcionalidade está disponível apenas na versão do WhatsApp Oficial (API).

Até Maio de 2021, esses botões só poderiam ser compartilhados dentro de mensagens prontas (message templates), que de forma bem resumida, são mensagens pré-aprovadas pelo Facebook para serem enviadas a clientes que não iniciaram uma conversa com a empresa. Por exemplo, um cliente recebe uma mensagem pronta informando sobre o status de sua compra ou o lembrete de uma reunião.

Agora, em uma atualização recente, o Facebook liberou o envio dos botões dentro de quaisquer conversas, sejam as iniciadas pelos clientes ou pela empresa. Portanto, não precisa de um template para serem enviadas.


Quais são os tipos de botões interativos

Até o momento existem 2 tipos de botões interativos para utilizar em uma conversa enviada para um cliente no WhatsApp. Segundo o Murillo Bettamio, gerente de crescimento da 360dialog, os testes do Facebook para essa funcionalidade concluíram que os botões podem gerar muito mais interações com a empresa. Veja quais são eles:

1. Botões de CTA

Os botões de CTA (call to action ou chamada para ação em português) são botões onde existe uma ordem explícita sobre uma ação que o usuário deve fazer.

Esses botões de CTA podem ter no máximo 3 botões e podem ser:

  • Ligação para números de telefone: essa opção envia um número de telefone para que seus clientes entrem em contato;
  • Visita a sites e páginas: com esse botão você pode direcionar seus clientes para uma página de promoção do seu site ou uma landing page, por exemplo;
  • Confirmação de dados: os usuários podem concluir alguma ação específica como, por exemplo, ativar um novo cartão ou confirmar se um dado está correto ou não (aqui você pode utilizar o recurso de mensagens promocionais);
  • Envio de resposta rápida: esses botões são usados para receber respostas instantâneas dos clientes. Essas respostas podem ser variadas, desde um simples “sim ou não” como um agendamento

2. Menu de opções

O menu de opções é uma lista onde você pode colocar alternativas de 1 a 10 para o cliente escolher. Assim que ele escolhe, a resposta é enviada para a empresa. Essa funcionalidade permite que o cliente responda muito mais rapidamente e tenha uma experiência muito mais fluida.

Menu de opções no WhatsApp

 

Quais são os benefícios de usar botões nas conversas de WhatsApp

As mensagens podem ser combinadas com diferentes tipos de mídia: documentos, imagens, vídeos, emojis e áudios. Tudo isso gera informações mais estruturadas para o seu cliente.

Atendimentos mais rápidos

Os botões no WhatsApp transformam a comunicação com o cliente, de modo que a resolução acabe sendo mais rápida.

Com os botões interativos, você pode dar aos clientes a chance de reagir às suas notificações, receber informações contextualizadas e relevantes, solicitar suporte ou realizar uma ação com apenas um clique. Por isso, o esforço que o cliente terá na conversa será o mínimo possível e o engajamento muito maior.

O que isso significa? No fim do dia, o WhatsApp Oficial (API) é responsável por trazer mais interatividade para a conversa e ajudar os clientes a permanecerem conectados à empresa.

Fácil de personalizar as comunicações com o cliente

Os botões no WhatsApp são extremamente eficientes quanto à personalização das conversas. Afinal, cada botão é pensado de acordo com a conversa que está acontecendo no momento.

Com a possibilidade de envio de botões interativos durante a conversa, as conversa se torna muito mais interativa do que costumava ser nas demais versões do WhatsApp.

Ganho de escala

O WhatsApp Oficial (API) possibilita que as empresas cresçam sem sobrecarregar as pessoas que estão na linha de frente do atendimento ao cliente. Isso acontece porque esse serviço torna possível automatizar mais processos que antes requeriam de mais trabalho manual.

Automação de processos

Em conjunto com os botões nas conversas do WhatsApp a empresa pode acrescentar outras automações. Essas automações podem acontecer por meio de integrações do WhatsApp Oficial (API) com outras ferramentas.

Então, se antes a empresa usava diversos sistemas, hoje, todas as informações serão conectadas umas com as outras. Por exemplo, um sistema de pagamentos integrado ao WhatsApp dá mais autonomia para os clientes solicitarem suas próprias faturas e boletos sem precisar de um atendente.

Com isso, o atendente tem mais tempo para responder outras solicitações mais difíceis que exigem mais esforço. Consequentemente, essa automação de processos vai resultar em experiências mais fluidas e atendimentos mais rápidos para os seus clientes.

Comece a usar o WhatsApp Oficial (API) com o Octadesk

O WhatsApp está se tornando cada vez mais uma solução robusta porque abrange diversos aspectos da jornada do cliente. Não somente do cliente, mas também dos próprios atendentes.

Com diferentes tipos de mensagens prontas e botões interativos no WhatsApp, seus clientes podem começar a esperar um outro nível de experiência da sua empresa através de conversas.

Afinal, quanto maior a experiência que oferecermos para os nossos clientes durante suas interações, maiores são as chances da empresa converter em vendas. E por que não em clientes cada vez mais fidelizados para sua marca?

Você pode gostar também