Mais

Como criar templates do WhatsApp Business API com sucesso

Por Sara Cristine 25 de maio de 2021 7 min de leitura

Os templates do WhatsApp Business API ainda são um mistério para muita gente. As explicações que a gente encontra por aí não costumam ser tão fáceis para o grande público entender, o que é meio contraditório pra mim, já que o WhatsApp é uma das ferramentas de trabalho mais descomplicadas que eu já vi.

Por isso, eu estou aqui para trazer esse conteúdo da forma mais simples que eu puder. Eu prometo que você não vai sair deste artigo sem saber o que de fato são os templates do WhatsApp e como criá-los da forma correta.

Boa leitura!

 

O que são templates do WhatsApp?

Bom, para a gente começar a mergulhar de vez no assunto, quero explicar o que são os templates. Conhecidos como Message templates, templates ou modelos de mensagens, eles são mensagens pré-definidas que o WhatsApp permite que você envie para os seus clientes sem que eles tenham iniciado uma conversa ou em ocasiões específicas, onde o cliente já tenha algum relacionamento com a empresa.

Para esse papo fazer mais sentido, você precisa relembrar do seguinte: quando um cliente inicia uma conversa e sua empresa envia uma resposta, essa resposta pode ser da forma que você desejar que seja. Porém, para que o cliente tenha uma experiência satisfatória, o Facebook exige que você responda esse cliente em até no máximo 24 horas.

Se passar desse período, você não vai conseguir mais enviar nenhuma mensagem, a menos que ele reenvie outra. E então, passa a contar novas 24 horas.

Agora imagine o seguinte cenário. Faltam apenas 10 minutos para responder o cliente e evitar que a conversa seja encerrada. Se você responder e o cliente continuar a conversa, você ganha mais 24 horas. Tudo isso de forma gratuita (bom, pelo menos na Octadesk é!).

Caso você não consiga responder a tempo, é aí que entram os templates do WhatsApp, que são mensagens pagas. Mesmo sendo pagas, não é permitido que você envie qualquer mensagem (essa regra serve para qualquer empresa do mundo). Elas precisam passar por uma aprovação do Facebook. E você sabe quais são os tipos de templates?

Quais são os tipos de templates

Os modelos dos seus templates devem se enquadrar em uma das categorias abaixo:

  1. Atualização de conta: informações a respeito de atualizações ou alterações nas contas dos seus clientes
  2. Alerta: envie atualizações ou notícias para os clientes
  3. Agendamentos: confirmações, lembretes ou cancelamentos de consultas, eventos, reuniões e afins
  4. Saudações: respostas automáticas quando a empresa ou atendentes não estiverem disponíveis para conversar naquele exato momento
  5. Resolução de problemas: dúvidas ou feedbacks dos clientes sobre sua empresa
  6. Atualização de pagamento: mensagem sobre o pagamento pendente ou confirmação do mesmo
  7. Finanças: atualizações sobre as finanças pessoais
  8. Reservas: confirmações, lembretes ou cancelamentos das reservas dos clientes
  9. Pedidos: atualizações sobre os pedidos dos clientes
  10. Transporte: atualizações e informações sobre o transporte/viagem dos clientes
  11. Tickets: atualizações de tickets para os clientes

Agora veja como criar seus templates!

 

Como criar templates do WhatsApp Business API com sucesso

Ainda tem dúvida de como seus templates do WhatsApp Business API devem ser? A primeira coisa que você deve saber é que os conteúdos dos templates nunca devem ser promocionais, ou seja, com intuito de vender. Além disso, eles devem mostrar que há uma relação onde o cliente sabe do que se trata ou que existe uma conversa em andamento.

Por último, onde você lê: {{número}}, significa que existe uma informação que pode ser modificada de cliente para cliente. Por exemplo:

Olá, Sara! (não dá para enviar “Sara” para todo mundo, porque esse é um dado pessoal)

Mas se enviar:

Olá {{1}}! (significa que você já tem o nome do cliente armazenado no seu sistema e então a informação correspondente vai aparecer correta quando ele abrir a mensagem)

E isso vale para tantos outros dados que possam ser diferentes em cada conversa.

No Octadesk, facilitamos isso para você. Em vez de números, você coloca variáveis como: #nome-contato, #pedido-contato e assim por diante.

Message templates aprovados ✔️

  • Olá {{1}}, tudo certo? Verificamos que o seu cartão chegou!!! Estamos muito felizes, agora você pode fazer até 3 saques gratuitos nos caixas eletrônicos e realizar compras em mais de 1 milhão de estabelecimentos pelo Brasil! Além de poder fazer assinaturas e compras online =)
  • Olá {{1}}, tudo certo? Sou da equipe de suporte do (nome da empresa) . Estou entrando em contato para saber como está sendo sua experiência com os nossos serviços! Está gostando? Tem alguma sugestão? Estamos aqui para te ouvir! =)
  • Olá {{1}}, tudo certo? Sou da equipe de suporte do (nome da empresa)! Tenho uma notícia boa: Seu cartão foi enviado! ?Se quiser acompanhar o rastreio pelos correios, é só acessar o link: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm e informar o seguinte código: {{2}}
  • Olá, tudo bem? ? Faço parte do time de relacionamento ao cliente da (nome da empresa). Será um grande prazer conversarmos por aqui!? Por favor, poderia informar o CPF? Com ele fica mais fácil prosseguir com o seu atendimento e já encontrar o seu cadastro.
  • Hey, {{1}}! Sua consulta está chegando. Não esqueça de chegar 15 minutos antes portando a carteirinha do convênio e documento com foto!
  • Olá, {{1}}! O pagamento de {{2}} foi efetuado em {{3}}.
  • Oi, {{1}}. O pagamento no valor de {{2}}, referente ao mês de {{3}} ainda não foi efetuado.
  • Oi {{1}}. Confirmamos a contratação de {{2}}. Clique no link, insira seu CPF e baixe seu contrato. Olá, {{1}}. Tudo bem? O seu contrato foi assinado com sucesso. Os próximos passos para a sua mudança estão no seu aplicativo. Se tiver dúvidas, acesse nossa central de ajuda clicando no link.
  • Olá, seu pedido já saiu para entrega no endereço {{1}}. Ele deve chegar até às 17h. Qualquer dúvida, avisa pra gente!

Message templates recusados ?

  • Olá {{1}}, tudo certo? Verificamos que o seu cartão chegou!!! Estamos muito felizes, agora você pode fazer até 3 saques gratuitos nos caixas eletrônicos e realizar compras em mais de 1 milhão de estabelecimentos pelo Brasil! Clique aqui para conferir todas as vantagens exclusivas e o clube de benefícios da (nome da empresa).
  • Olá {{1}}, tudo certo? Sou da equipe de suporte do (nome da empresa) . Estou entrando em contato para saber como está sendo sua experiência com os nossos serviços! Aproveite e acesse a página de promoções em nosso site.
  • Olá {{1}}, tudo certo? Sou da equipe de suporte do (nome da empresa)! Tenho uma notícia boa: Seu cartão foi enviado! ? Para conhecer outros serviços que são a sua cara, acesse o nosso site.Se quiser acompanhar o rastreio pelos correios, é só acessar o link: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm e informar o seguinte código: {{2}}
  • Olá, tudo bem? ? Faço parte do time de relacionamento ao cliente da (nome da empresa). Será um grande prazer conversarmos por aqui!? Por favor, poderia informar o CPF? Com ele fica mais fácil prosseguir com o seu atendimento e já encontrar o seu cadastro. Enquanto você aguarda, conheça o Flash, nosso aplicativo de delivery.
  • Hey, {{1}}! Sua consulta está chegando. Não esqueça de chegar 15 minutos antes portando a carteirinha do convênio e documento com foto! Cuidar da sua saúde é muito importante. Acesse seu aplicativo e agende consultas com outras especialidades da nossa clínica.
  • Olá, {{1}}! O pagamento de {{2}} foi efetuado em {{3}}. Adiante o próximo e ganhe 20% de desconto.
  • Oi, {{1}}. O pagamento no valor de {{2}}, referente ao mês de {{3}} ainda não foi efetuado. Caso não faça o pagamento até o fim do mês, seu nome será enviado para os órgãos de proteção ao crédito.
  • Oi {{1}}. Confirmamos a contratação de {{2}} através do nosso site. Adicione novas funcionalidades por apenas R$299.
  • Olá, {{1}}. Tudo bem? O seu contrato foi assinado com sucesso. Os próximos passos para a sua mudança estão no seu aplicativo. Se tiver dúvidas, acesse nossa central de ajuda clicando no link. Indique nosso aplicativo e ganhe R$100 de desconto na próxima cobrança.
  • Olá, seu pedido já saiu para entrega no endereço {{1}}. Ele deve chegar até às 17h. Compre mais de 100.000 produtos em nosso site e receba no mesmo dia!

 

Crie seus templates de WhatsApp Business API no Octadesk

Nunca foi tão fácil criar templates de sucesso para o WhatsApp Business API. Embora se faça necessário algumas regras de utilização, não é porque o Facebook quer dificultar sua vida. Na verdade, ele quer tornar a experiência dos seus clientes ainda melhor.

Agora, vamos fazer o seguinte exercício: pense em toda a jornada do cliente com a sua empresa. Quais momentos esse cliente precisa receber alguma informação para deixá-lo por dentro do que está acontecendo? Quais informações você costuma mandar por e-mail, mas não tem sucesso com as taxas de abertura? O que pode deixá-lo pensando: “nossa, que coisa incrível!”?

Se você ainda não contratou sua API, agende um bate papo com um dos nossos consultores. E o melhor de tudo: você terá um Octadesk para chamar de seu enquanto o número de WhatsApp aguarda aprovação do Facebook!

Falar com um especialista Octadesk

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
O
W