Mais

Como anunciar no Google Ads: tudo o que você precisa saber para começar

Por Sara Cristine 18 de janeiro de 2022 7 min de leitura

A publicidade online vai morrer em breve.

.

.

.

Mentira, não vai. Todos os anos algum guru de marketing prediz alguns absurdos como este. Porém, a publicidade vai bem, obrigada. Ok, inclusive você também já sabe que deve utilizar essa ferramenta para ganhar visibilidade no seu negócio. Mas como anunciar no Google Ads?

Como sempre digo, não basta apenas saber como anunciar no Google Ads. Sabe, ir lá e criar o anúncio? É preciso dominar também a estratégia por trás. E é sobre isso que quero falar com você neste artigo.

Boa leitura!

Por que anunciar no Google Ads?


Talvez, a resposta mais básica para a pergunta “por que anunciar no Google Ads?” seja “porque quero vender mais”. Mas isso não é tudo. Vender mais é a consequência. Quero que você pense um pouco além. Pense não apenas no retorno do investimento, mas o que é possível fazer dentro da estratégia.

1. Personalização

O Google Ads é uma espécie de ferramenta que se molda à sua estratégia, e não o contrário. Por isso, a personalização. Ao configurar suas campanhas do jeito correto, você poderá alcançar novos públicos com muito mais precisão.

Você pode personalizar suas campanhas como nos exemplos abaixo:

  • Exibir anúncios apenas para os usuários que estão buscando por uma palavra-chave exata, por exemplo, “calça jeans mom”. Você também pode exibir o anúncio para pessoas que estão buscando por uma palavra-chave genérica, por exemplo, “calça”;
  • Utilizar formatos diferentes de anúncio: imagens de produtos, número de telefone, links para o site, localização física, iniciar uma conversa com a empresa ou até mesmo preencher um formulário;
  • Escolher o público pela localização, hora, idioma, navegador ou dispositivo que está acessando a internet (computador, celular ou tablet);
  • Entre outros.

2. Mensuração

Se você quer entender como anunciar no Google Ads, precisa gostar de métricas também. Isso porque ele é uma das ferramentas que mais possibilita isso.

Sendo assim, você pode ver no detalhe o que de fato está funcionando ou não. Ou seja, se o investimento que você fez está trazendo retorno e onde melhorar.

3. Alto crescimento

O Google Ads é uma ferramenta que garante escala, ou seja, o crescimento. Isso porque, a medida que você aumenta seu orçamento, seus lucros também aumentam.

Portanto, se você quer aumentar seus resultados em pouco tempo, também é possível. Tudo isso pelo simples fato de que as pessoas que sua comunicação atinge são as que estão buscando por produtos.

4. Influência na compra

Não é novidade para ninguém que a informação está a um clique de distância. Por isso, os usuários fazem tantas buscas antes de tomar uma decisão.

E é aí que o remarketing entra. Sabe quando você pesquisa um relógio e, de repente, esse produto está em todos os sites que você visita?

Sendo assim, você pode usar essa estratégia quando o usuário está comparando preços, fretes e outros benefícios. Dessa forma, há boas chances dele se lembrar da sua loja e voltar para fechar a compra.

Marketing no Instagram

5. Intenção de compra

Geralmente, quando uma pessoa está nas redes sociais, sua intenção é se entreter ou falar com outras pessoas. Porém, quando ela está buscando por um produto no Google, existe uma chance muito grande dela desejar comprar — seja naquele momento ou depois.

Então, anunciar na plataforma faz com que você encontre o potencial cliente no exato momento da busca. Basicamente, é ele quem dá o primeiro passo.

O que você precisa saber antes de começar?

Não tem como anunciar no Google Ads sem saber o básico. Por isso, trouxe 5 passos que vão nortear sua estratégia.

1. Selecione seu objetivo

Ter um objetivo é uma das coisas mais importantes quando se decide fazer publicidade — ou qualquer outra ação, mas vamos focar nos anúncios.

Se você não tiver um objetivo específico, vai ficar travado desde o começo. Tudo porque o anúncio é ajustado de acordo com o objetivo estabelecido. Além disso, entender o objetivo vai ajudar a entender se você atingiu, superou ou deixou a desejar.

Na plataforma, seu objetivo pode ser receber mais ligações, atrair mais pessoas para sua loja física ou até direcionar usuários para o seu site.

2. Decida onde anunciar

Se você tem uma loja local, não precisa gastar dinheiro anunciando para todo o Brasil. Lembra quando o auge de uma marca era aparecer num comercial de TV?

Às vezes, a empresa não tinha tanto retorno porque o público era muito amplo. Mas na internet, as possibilidades são ainda melhores. Por isso, o Google Ads te dá a possibilidade de exibir o anúncio dentro de um determinado raio de distância da loja, em algumas regiões ou países inteiros.

3. Crie sua mensagem

Se você ainda não tem familiaridade com esta ou qualquer outra plataforma de anúncios, preste atenção à esta dica.

Ao escrever o conteúdo, lembre-se sempre que os anúncios devem conter frases curtas. Afinal, elas devem passar a mensagem certeira para o cliente. Caso queira incluir imagens, elas devem ser chamativas e com alta qualidade.

4. Defina seu orçamento

Um fato interessante é que você não paga mais do que o seu orçamento mensal ou diário definido. Inclusive, se quiser pausar ou ajustar determinada campanha e continuar depois, não tem problema nenhum.

Um fato interessante sobre o Google Ads é que você pode escolher pagar por visualizações, cliques ou conversões. Qual delas é melhor? Depende. Geralmente, as pessoas pagam por cliques, mas tudo vai depender do seu segmento e produto.

5. Publique seus anúncios

Um dos diferenciais da plataforma é que ela exibe anúncios em locais e formatos diversos. O local mais conhecido é nos primeiros resultados de busca do Google, certo? Os formatos mais conhecidos são textos e imagens.

Mas existem muito mais possibilidades. Seus anúncios podem aparecer no YouTube, Google Maps, Waze e sites parceiros. Os formatos podem ser texto, gráficos, promoção de app, vídeo, anúncios de produto no Shopping e anúncios de chamadas telefônicas.

Como anunciar no Google Ads?

1. Crie uma conta no Google Ads

2. Defina seu objetivo/meta para aquele anúncio

Objetivos de anunciar no Google Ads

3. Informe o nome da sua empresa e  site

4. Escreva o texto para o seu anúncio

Espaço para escrever texto do anúncio no Google Ads

5. Adicione temas de palavra-chave para corresponder às pesquisas do anúncio

Note que o Google vai sugerir muitas palavras. Mas vale a pena pesquisá-las também no Google Trends (ferramenta que mostra o quanto as pessoas estão buscando por determinado termo).

6. Defina os locais onde seu anúncio irá aparecer

Locais onde anunciar no Google Ads

7. Defina um orçamento que você tem disponível.

Note que aqui você tem a informação de quantos cliques em média você terá. Você pode aceitar o orçamento sugerido pelo Google ou inserir o que você achar mais adequado.

8. Revise sua campanha

Confira se todos os dados estão corretos, inclusive as palavras.

9. Por fim, insira os dados de pagamento

Aqui você deve ter disponível CNPJ, nome da empresa, e-mail de contato do responsável pela conta e os dados do cartão de crédito.

PS: caso queira anunciar usando outros formatos, acesse sua conta do Google Ads, clique em Adicionar nova campanha > Objetivo da campanha > Local onde anunciar.

Vale a pena anunciar no Google Ads?

Depende. Embora o Google Ads seja bem flexível em relação aos formatos, locais e orçamentos, vai depender de você.

Por aqui, só consigo visualizar vantagens. Primeiro, porque é bem provável que o seu público está no Google. Depois, porque você pode começar com pouco e ainda tomar as rédeas da sua própria estratégia.

No entanto, como você viu, é preciso entender o seu objetivo. Depois disso, basta testar e perceber o que realmente funciona para o seu negócio. É desafiador? Sim, mas pode valer a pena para sua empresa!

Templates promocionais no WhatsApp

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
C