Mais

Marketing no Instagram: dicas para uma estratégia de sucesso

Por Sara Cristine 13 de outubro de 2021 10 min de leitura

Você já fez seu Marketing no Instagram hoje?

Utilizar o Instagram para negócios nos últimos tempos tem se tornado a estratégia nº1 para as empresas se mostrarem para o mundo e adquirem novos clientes.

No entanto, muitas pessoas ainda têm aquela dúvida inicial: o que é Marketing no Instagram? Quais são os objetivos do Marketing no Instagram? Como fazer um bom Marketing no app mais colorido da atualidade?

Bom, é sobre isso que vou falar aqui.

Vem comigo!

O que é Marketing no Instagram e por onde começar

O Marketing no Instagram é um conjunto de ações que uma empresa realiza com o intuito de atrair novos clientes, criar relacionamentos e tornar sua marca conhecida.

Em outras palavras, é uma das melhores formas de se comunicar com o público de forma se comunicar de forma direta com o público e criar relacionamento por meio das redes sociais.

15 dicas para fazer um marketing no Instagram com sucesso

Fazer Marketing no Instagram é mais do que postar fotos e vídeos bonitos ou fazer com que centenas de pessoas curtam seu conteúdo.

Por isso, trago 15 dicas que vão ajudar sua empresa a montar uma estratégia de sucesso para este canal.

1. Saiba quais são os objetivos do Marketing no Instagram

Para começar, é importante que você tenha em mente o seguinte: quais são os objetivos do marketing no Instagram? Basicamente, o que você quer ganhar ao fazer uma postagem por lá? Veja algumas opções que podem nortear seus objetivos:

  • Mostrar os bastidores da empresa: dia a dia no escritório, a produção, produtos sendo embalados etc;
  • Exibir produtos;
  • Mostrar seus clientes;
  • Compartilhar sua expertise em algum tema.

Talvez você queira fazer todas as coisas ou apenas algumas delas. Independente do que for fazer, daqui para frente esse será o seu objetivo. Portanto, não se desvie dele.

2. Defina qual será sua métrica de análise

Depois, seu próximo e importante passo é entender quais métricas serão seu norte. Afinal, se você não medir os resultados, não vai saber se suas ações estão dando certo, né?

Se não sabe o que olhar ainda, aqui vão algumas ideias:

  • Likes
  • Seguidores
  • Comentários
  • Compartilhamentos
  • Conteúdo salvo
  • Visualizações
  • Alcance
  • Conversões

Ah, antes que eu me esqueça, dependendo do seu objetivo, não vai fazer sentido levar a métrica de “likes” a sério. Por exemplo, imagine que você quer utilizar o Instagram para vender. Então, não vai fazer muito sentido ver quantos likes seu post rendeu.

Isso não quer dizer que você não deva olhar para o crescimento do seu Instagram. Isso quer dizer que essas são métricas secundárias.

3. Altere seu perfil para a versão Business

A versão do Instagram para negócios é o tipo de perfil ideal para ser utilizado. Por quê? Além de dar mais credibilidade para a marca como uma empresa, você tem recursos para analisar os resultados das suas postagens.

4. Foque no público ideal

Antes de sair criando conteúdo, você precisa saber quem é o seu público. Talvez seja um público bem parecido com o que costuma comprar seus produtos e serviços. Talvez não.

Enquanto você não tem uma visão mais apurada de quem pode ser o público da página, foque em um público que seria o ideal para a sua empresa. Ou seja, o público que está mais propenso a consumir seus produtos e serviços.

Sabendo essas informações, vai focar em criar conteúdos que são a cara desse público.

5. Crie um calendário de postagens para arrasar no Marketing do Instagram

Agora chegou o momento em que seu trabalho irá aparecer. Para isso, você vai precisar seguir alguns passos:

  • Planeje a frequência dos seus posts: só não vale começar com 10 posts por semana e ir decaindo ao longo das semanas. A consistência também é importante. Então, prefira começar com 2 e ir aumentando a medida que você entender a capacidade produtiva que sua empresa consegue lidar;
  • Defina o horário: experimente horários diferentes para entender como seu público se comporta. Eu poderia te dizer quais são os horários, mas tudo vai depender do seu segmento;
  • Tenha em mente o público: se você definiu um ou mais públicos para quem vai o conteúdo, lembre-se dele na hora de criar.
  • Defina os tipos de  conteúdos: aqui estão 31 dicas de postagens para o Instagram criadas pelo time do Elo7.

6. Otimize seu perfil

  • Nome: escolha um nome fácil das pessoas encontrarem e que tenha a ver com a sua empresa;
  • Descrição: descreva de forma bem simples o que sua empresa faz ;
  • Foto: use o logo ou uma foto que tenha a ver com a sua empresa;
  • Link na bio: insira um link com os principais endereços que seu cliente deve visitar: site, blog, link de WhatsApp, páginas de captura de leads etc. Para isso, use o Linktree;
  • Privacidade: mantenha seu perfil público;
  • Localização: ao postar, coloque a localização, caso a empresa realize vendas apenas fisicamente;
  • Para todos verem: também conhecida como #ParaCegoVer, essa é uma funcionalidade onde você descreve o conteúdo da imagem, para que pessoas com deficiência visual consiga ter acesso ao seu conteúdo;
  • Fotos de alta qualidade: uma imagem vale mais que mil palavras, principalmente no Instagram, então produza fotos/vídeos de qualidade;
  • Call to action: sempre que fizer uma postagem, lembre-se de direcionar o usuário para algum lugar. Esse é o call to action, ou chamada para ação. O que ele deve fazer após visualizar seu conteúdo? Curtir? Comentar? Clicar no link da bio?

7. Capriche na legenda

Sim, o Instagram é totalmente visual, mas a legenda também conta. Você tem até 2.200 caracteres para complementar o conteúdo em imagem/vídeo com texto.

O que escrever na legenda? O céu é o limite. Você pode escrever desde uma história que complemente, uma informação adicional ou até mesmo algo engraçado.

Mas lembre-se: apenas as duas primeiras linhas de texto aparecem no feed dos usuários. Para ver o restante é preciso tocar em “ver mais”. Ou seja, você precisa capturar a atenção do seu público logo nessas primeiras linhas.

Sempre que possível, pule uma linha para facilitar a leitura.

8. Use hashtags, elas não saíram de moda

As hashtags (#), mais conhecidas como jogo da velha, são um recurso que aumenta a sua visibilidade no Instagram. Fazer Marketing no Instagram sem pensar em hashtags é quase impossível.

O ideal é usar até 5 hashtags em seu conteúdo. Há pessoas que usam nos comentários ou nos posts, aí depende de você. As empresas que usam nos comentários é porque não querem “poluir” a legenda.

E o que escrever? Sempre escreva palavras relacionadas ao post e a sua marca. Evite palavras repetitivas. Quanto mais relevante, melhor!

Jamais use as hashtags que são conhecidas basicamente para ganhar likes como, por exemplo, like4like ou followme.

O site All Hashtag vai te ajudar a descobrir quais palavras usar em seus posts.

9. Use o botão de WhatsApp

O botão de WhatsApp é uma nova funcionalidade que o Facebook criou para que os usuários entrassem em contato com as empresas mais facilmente.

Já que Facebook, Instagram e WhatsApp são aplicativos da mesma empresa, por que não conectar tudo? Pensando nisso, já é possível ter um botão em seu perfil do Instagram. Siga o passo a passo:

Toque em Editar perfil > Opções de contato > Telefone do WhatsApp Business

Banner com link para artigo "10 dicas práticas de como vender no WhatsApp"

10. Aposte nas lives

As lives no Instagram possibilitam se conectar com os seguidores, clientes e fãs da sua marca em tempo real. Recentemente participei de uma live de descontos, onde cada participante tinha um número. A medida que a equipe da loja ia mostrando os produtos, os compradores iam sinalizando o que gostariam de comprar.

Ao final da live, recebemos uma confirmação de todos os produtos que solicitamos juntamente com as informações de pagamento.

Além desse tipo de conteúdo, é possível fazer lives nas seguintes temáticas:

  • Bastidores ao vivo da sua empresa ou de um evento
  • Workshop de algum tema interessante que seja voltado para sua empresa
  • Perguntas e respostas: os clientes perguntam nos comentários e você responde ao vivo
  • Convide algum especialista ou personalidade para participar da live
  • Adicionar fãs na live e bater um papo por alguns minutos com eles 

11. Crie concursos e desafios

A criação de concursos é uma ótima opção atrair mais engajamento dos fãs. Ao criar um concurso, a página consegue um maior número de pessoas comentando, curtindo, compartilhando e convidando outras pessoas para participar.

Os desafios também são um ótimo recurso para manter os fãs da marca mais próximos e gerar mais conhecimento da marca. Ao postarem os resultados do desafio, a empresa pode compartilhar em seu próprio perfil. Afinal, quem não gosta de ter seus conteúdos compartilhados pela empresa que gosta?

12. Use enquetes

As enquetes são um recurso que está disponível nos stories. Elas servem para conhecer a opinião dos seguidores e até fazê-los se divertir um pouco.

Se você utilizá-las de forma estratégica, pode fazer perguntas para os seguidores sobre o que eles gostariam de ver em sua página, produtos que gostariam de comprar etc.

13. Gere expectativa usando stickers de contagem regressiva

Nos stories existe a possibilidade de usar um sticker (adesivo) de contagem regressiva. Com ele, dá para gerar uma expectativa nos usuários antes do lançamento de um produto ou algum evento.

Junto com ele, é possível explorar algumas fotos de produtos que estão por vir. No caso de produtos que se esgotam facilmente, explorar os stickers é uma forma de avisar seus clientes que fique em estado de alerta para não deixar passar.

14. Destaques

Esse recurso é similar ao dos stories, porém, ele fica disponível por tempo indeterminado. Esses destaques podem ser fotos ou vídeos.

Nele, você pode destacar algum manual de como fazer algo, tutorial de algum concurso cultural, perguntas e respostas frequentes que os usuários fazem em seu perfil etc.

Ah, não esqueça de criar uma primeira imagem chamativa e com a identidade visual da sua marca, pois ela vai servir de capa para o restante do conteúdo daquele destaque.

15. Faça colabs/parcerias

As parcerias funcionam muito bem em praticamente qualquer formato. Com o Instagram não seria diferente. E por que dá tão certo?

Porque você une forças de marca, tornando uma “só” marca. Sendo assim, seu conteúdo tem as chances de ser visto tanto pelos seus seguidores quanto pelos da outra empresa/pessoa.

Escolha profissionais ou empresas que sejam um complemento para o conteúdo e não uma concorrência. Por exemplo, há alguns dias, fizemos uma parceria com a Operand, que é um software de gestão de projetos. O produto é diferente do Octadesk, mas tem públicos similares.

Comece seu Marketing no Instagram ainda hoje

Ao contrário do que muitos podem pensar, o Marketing no Instagram não é um bicho de sete cabeças. Se você não começou ainda, agora é a hora!

O Instagram para negócios é ótimo para sua empresa se conectar com os seguidores e mostrar o lado humano da sua marca.

A ideia deste artigo é fazer com que você não dependa de anúncios no Instagram. Mas se precisar focar em anúncios, o princípio é o mesmo: entender o objetivo, conhecer o seu público e criar conteúdos que interessam os seus seguidores e futuros fãs.

Que tal navegarmos juntos para o próximo passo e descobrir como vender no Instagram? Clique no banner e saiba como!

Banner com link para artigo "dicas sobre como vender no Instagram"

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
P
C