Como criar catálogo de produtos no WhatsApp em 5 passos

Descubra os benefícios, funcionamento e como criar catálogo no WhatsApp em apenas alguns passos. Confira neste artigo!

Porta azul com uma placa em madeira escrito "Welcome we are open", que em português é "Boas-vindas, estamos abertos"

Já parou para pensar que existe uma forma de vender seus produtos sem precisar de um e-commerce? Ter uma loja online continua sendo uma boa ideia, isso é fato. Mas ter um catálogo de produtos no WhatsApp pode ser um novo canal de vendas.

Todos já sabemos: o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil. Por isso, ter uma vitrine de vendas no aplicativo é uma boa vantagem.

Quando pensamos neste assunto, podem surgir algumas dúvidas, por exemplo, como criar catálogo de produtos no WhatsApp, enviar para os clientes ou até mesmo o que é um catálogo.

Para você sair desta leitura sabendo tudo sobre como criar catálogo no WhatsApp, preparei estes assuntos para você:

Boa leitura!

O que é o catálogo do WhatsApp? Quais os benefícios?

O catálogo do WhatsApp é um recurso que permite cadastrar fotos, nome, preço, descrição, link e código do produto. Sabe quando você vai a uma loja física e fica olhando os produtos da vitrine? Então, o catálogo funciona da mesma forma, porém virtual e está disponível na versão Business.

duas telas de celular mostrando o catálogo de WhatsAp na prática

Mas para que serve um catálogo de produtos do WhatsApp?

Geralmente, quando uma pessoa de vendas troca informações com o cliente, ela envia diversas fotos. Mas isso pode resultar em alguns problemas. Primeiro, é preciso ter um celular com bastante memória. Segundo, porque as informações específicas de cada produto devem ser enviadas separadamente.

Além disso, o atendimento se torna extremamente desorganizado. Por último, a experiência do cliente não é uma das melhores.

Mas com o catálogo do WhatsApp a história muda de figura. Veja os benefícios de utilizar um:

  • Organização: a conversa fica organizada tanto para quem vende quanto para quem compra;
  • Profissionalização: essa forma de exibir os produtos torna o seu atendimento mais profissional;
  • Conversão: pelo fato dos clientes conseguirem visualizar, negociar e até mesmo receber um link de pagamento no WhatsApp, as chances de conversão se tornam maiores;
  • Agilidade: enviar produtos para os clientes do jeito convencional pode levar algum tempo, mas com o catálogo você consegue em um piscar de olhos.

Quer saber como funciona o catálogo do WhatsApp e criar um dentro do seu perfil Business?

Como funciona o catálogo do WhatsApp?


Quando você cria um catálogo no WhatsApp Business, ele será exibido no perfil comercial da empresa. Ao salvar todas as informações inseridas, é preciso aguardar aprovação da Meta (antiga Facebook, dona da marca WhatsApp). Após isso, ele já estará disponível para divulgação.

Embora seja meio burocrático, essa parte ajuda a Meta a confirmar que a imagem e o produto estão de acordo com a Política Comercial do WhatsApp.

Após a criação, é possível realizar alterações no conteúdo. Até porque pode ser que os produtos mudem ou saiam do estoque.

Todos os produtos criados e inseridos no catálogo devem possuir títulos exclusivos. Os demais campos são opcionais. Você pode criar até 500 produtos ou serviços.

Manter o catálogo do WhatsApp atualizado permite que os usuários e clientes confiram seus produtos ou serviços de forma rápida. Os clientes também podem fazer suas escolhas e perguntas sobre um produto ou serviço e até compartilhá-lo com amigos.

Agora veja como criar catálogo no WhatsApp seguindo o passo a passo do próximo tópico.

Como criar catálogo no WhatsApp?

Antes de entender como criar catálogo no WhatsApp, lembre-se da regra de ouro. Assim como um e-commerce deve ter seus produtos sempre atualizados, com o WhatsApp não pode ser diferente.

Adicionando produtos ou serviços

1. No Android, abra seu WhatsApp Business e toque em Mais opções

Catálogo de produtos no WhatsApp

2. Toque em Ferramentas comerciais

Catálogo de produtos no WhatsApp

3. Toque em Catálogo

Catálogo de WhatsApp

4. Depois em “Adicionar item” e em seguida “Adicionar imagens” (pode adicionar até 10 imagens por produto)

Catálogo de WhatsApp

É possível escolher entre as imagens da galeria do celular ou tirar uma foto com a câmera. Depois, preencha as informações sobre os produtos: preço, descrição, link e código do produto (se houver).

5. Por fim, toque em Salvar.

Controlando os produtos ou serviços exibidos aos clientes

Observação: talvez esse recurso ainda não esteja disponível para você.

1. Abra o WhatsApp Business e toque em Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo.

Se algum item estiver fora de estoque e você deseja pausa a divulgação, é possível ocultar um ou mais itens de uma só vez.

2. Toque no produto que você deseja ocultar para abrir a página de detalhes do produto.

3. Em seguida, toque em Mais opções > Ocultar

Para ocultar diversos produtos de uma só vez: toque e segure um dos itens que você deseja ocultar, até que um tique verde seja exibido. Toque nos demais produtos que você deseja ocultar e, em seguida, toque em Ocultar.

Observação: Os produtos ocultos ainda vão aparecer nas opções de gerenciamento sobre a imagem do produto.

Caso queira mostrar os produtos novamente, toque no produto oculto para abrir a página de detalhes. Em seguida, toque em Mais opções > Mostrar >. Se for mostrar mais de um produto, segure um dos itens ocultos e depois toque nos demais. Por fim, toque em “Mostrar”

Apagando um produto ou serviço do seu catálogo

1. Já no catálogo, toque e segure a imagem do produto que deseja remover

2. Em seguida, toque no ícone Apagar > Sim.

Caso sua conta do WhatsApp Business esteja conectada a uma loja do Facebook e você ativou o app como canal de vendas, o catálogo será substituído pela sua loja do Facebook.

Você pode voltar a usar o catálogo no WhatsApp a qualquer momento, basta desativar ou ocultar o WhatsApp como canal de vendas.

 

Como acessar os produtos do catálogo de vendas do WhatsApp?

Agora que você já entendeu como criar catálogo no WhatsApp, precisa entender como usá-lo depois de pronto.

1. Para visualizar o catálogo e compartilhar nas convesas com os seus clientes, clique no ícone de clips

(aquele que usamos para enviar imagens, vídeos e documentos)

2. Você verá a opção catálogo na lista como no exemplo abaixo

Catálogo do WhatsApp

3. Depois, escolha o produto ou produtos que você quer compartilhar.

Quais as boas práticas ao usar catálogos? Conheça 5 delas

Não basta saber como criar catálogo no WhatsApp. É preciso tirar o máximo de proveito que essa funcionalidade oferece. Por isso, reuni 5 boas práticas para você:

1. Verifique a Política de Comércio do WhatsApp

Antes de começar a criar um catálogo, não esqueça de verificar se os produtos que você vende não fere as regras de conduta do WhatsApp.

Todas as empresas do grupo Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) possuem algumas restrições de tipos de produto. Por isso, verifique essa lista antes de ter o trabalho de adicionar produtos e informações sobre eles.

2. Escolha as melhores imagens

Para vender no WhatsApp não é obrigatório utilizar fotos tiradas por fotógrafos profissionais. Mesmo assim, é extremamente importante que essas imagens tenham boa qualidade.

E por boa qualidade entende-se que sejam fotos que não estejam embaçadas, tiradas de longe ou em ângulos que não favores/não é possível visualizar bem o produto.

Entenda que as fotos dos produtos cadastrados representam o seu negócio. Por isso, elas devem gerar um desejo no cliente e não mais dúvidas.

3. Seja breve em sua descrição

Antes de começar a escrever o texto da descrição, verifique a quantidade de palavras que cabem no espaço. Dessa forma, você destaca apenas o que é essencial.

4. Mantenha as informações atualizadas

Coloque na sua agenda um lembrete para revisar o catálogo com certa frequência. Afinal de contas, produtos novos podem aparecer ou sair de estoque. Além disso, é importante atualizar a descrição com base nas dúvidas que os clientes tiverem.

5. Não esqueça de enviar o catálogo

No contexto de uma conversa de vendas você nunca pode se esquecer de enviar o catálogo. Mesmo que o cliente não feche a compra naquele momento, ele terá um fácil acesso a sua loja quando tomar uma decisão em outro momento.

Venda mais com o WhatsApp!

Colocando em prática essas dicas você já da o primeiro passo para deixar a sua empresa mais profissional utilizando o WhatsApp para vendas.

A minha recomendação para continuar lendo sobre esse assunto é o artigo “Como vender no WhatsApp todos os dias”.

Conta com a gente para te ajudar a tornar sua operação de vendas via WhatsApp mais profissional, com visão da conversão por canal e se destacar dos seus concorrentes.

Até a próxima!

 

Banner com link para artigo sobre como vender no whatsapp todos os dias

Você pode gostar também