Como se preparar para a Black Friday com 15 dicas rápidas

Descubra como se preparar para a Black Friday e garantir o sucesso das áreas de Marketing, Vendas e Atendimento!
Como se preparar para a Black Friday

Você sabe quando é a Black Friday? Em 2021, o evento acontece no dia 26 de Novembro, a última sexta-feira do mês. Embora o evento já esteja batendo às nossas portas, é importante que você saiba como se preparar para a Black Friday.

A Black Friday vai muito além de apenas colocar produtos mais baratos para vender no seu site ou redes sociais. Para que tudo esteja pronto no grande dia, é preciso se atentar a alguns detalhes. Por isso, quero trazer essas dicas para você aplicar no seu Marketing, Vendas e Atendimento.

Lembre-se:

A Black Friday é um evento onde os clientes estão com diversas páginas abertas buscando por preço, atendimento rápido e experiência. O que você vai oferecer?

Boa sorte!


Marketing: como se preparar para a Black Friday

Para entender como se preparar para a Black Friday em relação ao Marketing, é preciso pensar em tudo o que vem antes do evento. Vamos lá?

1. Capture leads para a Black Friday

Uma pesquisa recente da UOL revelou que 92% dos brasileiros pesquisam por preços de serviços e produtos antes de fazer compras na Black Friday.

Se todos estão fazendo pesquisas, significa que eles vão acabar chegando até o seu site ou landing pages. Sendo assim, a dica de ouro é capturar esses leads o quanto antes para ofertar produtos depois.

O que isso quer dizer? Capture os e-mails, WhatsApp ou redes sociais desses contatos para informá-los quando a sua Black Friday começa ou promoções específicas. Quando os clientes entrarem em contato no período pré-Black Friday, você deve perguntar se eles se interessam em receber notificações de novidades e promoções.

Para isso, você pode contar com a ajuda de:

2. Use chatbots

Com o chatbot é possível capturar os contatos de visitantes das suas páginas que estão interessados na Black Friday. Por exemplo: você cria perguntas para entender o que a pessoa busca comprar com desconto ou o que ela considera vantagem.

Depois, seu time de vendas entra em contato ou o time de Marketing cria campanhas direcionadas.

3. Conecte seu chatbot à ferramentas de automação de Marketing

Se você tem um chatbot, é possível extrair ainda mais dele. Independente de onde ele esteja – WhatsApp, Instagram, Messenger ou chat -, ele pode ser usado em conjunto com ferramentas de automação de Marketing como, por exemplo, RD Station e Hubspot.

Dessa forma, você poderá enviar suas ofertas e outras peças de comunicação de forma automática.

4. Faça campanhas criativas usando aplicativos de mensagens

Quer ter sua empresa notada pelos usuários e clientes sem precisar investir tanto? Basta conectar os consumidores a boas histórias usando aplicativos.

A Hellmanns criou uma campanha muito legal no Brasil para ativar o uso do produto. Funcionava da seguinte maneira: os usuários acessavam o site da campanha, colocavam o nome e número do WhatsApp. Depois recebiam uma receita baseada nos ingredientes que eles tinham em casa.

Ok, essa parece ser muito elaborada. Que tal pensar em algo mais simples?

Criar um chatbot para mostrar como combinar looks dos seus principais lançamentos soa como uma boa ideia? Ou criar um jogo de perguntas e respostas que dá direito a um cupom de desconto?

Quem sabe, enviar uma mensagem em massa usando o WhatsApp Oficial? Um anúncio de Instagram que leva a uma converssa no WhatsApp? O que não falta é opção!


Vendas: como aumentar a conversão na Black Friday

Já dizia o sábio pensador contemporâneo: “Seu preparo de hoje são suas vendas de amanhã”. Então, fique de olho nas dicas que separamos para você!

5. Acelere suas vendas com chatbot

Longe de ser apenas um robô usado para atendimento automático, o chatbot é também um guia que auxilia seus clientes a tomar uma decisão de compra.

Sendo assim, você vai usá-lo para indicar produtos, incentivar compras com cupons e outros benefícios. Aprenda a configurar o seu primeiro chatbot.

6. Distribua contatos entre o time de vendas automaticamente

Seu time não precisa mais pegar novos contatos para conversar de forma manual. Usando o Octadesk, qualquer novo contato que iniciar uma conversa será distribuído de maneira automática entre os vendedores.

7. Utilize apenas 1 número de WhatsApp

Dar conta de muitos atendimentos na Black Friday já é complicado. Agora, imagine um time inteiro usando um só aparelho de celular? Ou ainda, cada pessoa do time usando um aparelho diferente.

Além desta tarefa não oferecer nenhuma organização, para o cliente é pior ainda. Isso porque ele está falando com diversas empresas ao mesmo tempo e onde ele conseguir um atendimento rápido, é lá que ele fecha negócio.

Ou seja, como oferecer atendimentos rápidos nestas condições? É preciso urgente ter um WhatsApp Business com um só número e diversas pessoas utilizando.

Assim, você evita desencontros de informações e garante organização em toda a jornada do cliente. Descubra como utilizar WhatsApp Business com múltiplos usuários.

8. Categorize cada interação

A Black Friday é um evento em que os atendimentos e vendas têm um comportamento totalmente diferente das demais épocas.

Mesmo que as vendas sejam ótimas, é importante saber o porquê de ter dado certo. Ou então, saber o que não deu. Por isso, colocar uma categoria para cada atendimento vai valer a pena na hora de analisar.

Para isso, use etiquetas. Desta forma, você terá informações mais precisas sobre suas conversas de vendas e uma tomada de decisões muito mais eficiente. O recurso também é ótimo para fazer follow up das oportunidades de vendas. Descubra como criar tags para os seus atendimentos.

Atendimento: como brilhar no grande dia

Sem falar de atendimento, a resposta para a pergunta “como se preparar para a Black Friday” estaria incompleta. Então, lá vamos nós!

9. Centralize os canais de atendimento

Pensa na correria que é falar ao telefone, responder o outro no WhatsApp e verificar a notificação que chegou no Instagram. Tudo isso ao mesmo tempo.

Em dias comuns isso já é uma tarefa desafiadora. Mas agora, imagine em dias de Black Friday? Só pra constar, todos os anos o mercado brasileiro se supera em atendimentos e vendas.

Isso significa que, se você quiser agilidade, vai precisar de uma ferramenta especializada. Basicamente, uma que reúna os principais canais de atendimento em um só lugar. Quer responder mensagens do Instagram? WhatsApp? Messenger? E-mails? Chat? É possível.

Com certeza, seu atendimento vai ser mais rápido.

10. Automatize respostas com chatbots

Os chatbots estão roubando a cena, não é mesmo? Além de serem ótimos em Marketing e Vendas, eles são altamente capazes de atuar no atendimento.

Para isso, basta analisar quais são as perguntas frequentes que o time recebe diariamente. Depois, configurá-los para responder essas perguntas e deixar o time um pouco mais livre para atuar em atendimentos onde é necessária a atuação de um humano.

11. Dê suporte ágil com o recurso de respostas rápidas

No tópico 10, falei sobre como o chatbot ajuda a automatizar respostas. Mas e as respostas que estão sendo dadas por atendentes humanos?

Simples, com o recurso de respostas rápidas do Octadesk, você adiciona todas as perguntas frequentes e suas respectivas respostas. Depois, quando um cliente fizer a pergunta, basta acionar o recurso para enviar a resposta rápida.

12. Monitore a Black Friday em tempo real com dashboards

Imagine que você está em um barco que não para de entrar água. Ele afunda e fim da história. Agora outro cenário: você está em um barco e descobre exatamente onde está o buraco. A tripulação ajuda a fechar usando o material apropriado e vocês chegam no destino final.

Com o atendimento deve ser a mesma coisa. Se existe algo errado com ele, você deveria saber em tempo real. Se algo deu certo, é importante saber o que foi para replicar.

No Octadesk você tem acesso a visão geral e também detalhada do seu atendimento por meio de um painel (dashboard).

Neste dashboard você vai ver o tempo médio de espera, quantas conversas estão em andamento, quantas pessoas estão online no atendimento e qual é o nível de satisfação dos clientes.

13. Faça pesquisa de satisfação

Você acredita que seus clientes estão satisfeitos com o atendimento da sua empresa? Se não, o que precisa melhorar?

Nada mais justo do que perguntar aos próprios clientes. Mas como documentar todas as respostas? É preciso contar com a ajuda do Octadesk.

Insira pesquisas de satisfação após seus atendimentos e tenha uma visão geral do seu atendimento e de correções que devem ser feitas.

14. Atenda 24/7 com chatbots

E aqui vão eles novamente. Se você não pode arcar com os custos empregatícios de ter uma equipe na madrugada de Black Friday, conte com o chatbot.

Ou mesmo que você tenha um time disponível para realizar os atendimentos fora do horário comercial, ele é capaz de pegar uma boa parte da demanda. A ideia não é deixar o time à toa, mas focado em resolver problemas que só nós humanos conseguimos.

Inclusive, um dos nossos clientes conseguiu diminuir em 30% da demanda usando chatbots da Octadesk. Vai pensando que robô é brincadeira!

15. Não esqueça do pós Black Friday

A Black Friday acaba no sábado? Não, a Black Friday nunca acaba. O que isso quer dizer? Pessoas trocam e devolvem produtos, elogiam ou reclamam de algo.

Portanto, após a Black Friday, uma nova fase se inicia, que é o pós evento. Por isso, foque em responder todas as solicitações o mais rápido possível.

Afinal, esses clientes precisam voltar a comprar. Para que isso aconteça, é preciso tratá-los da mesma maneira que tratou no momento de atrai-los.

Como se preparar para a Black Friday na prática

E então, o que está esperando para fazer a melhor Black Friday de todos os tempos?

1. Acesse: https://pt.octadesk.com  e clique em Teste grátis

Crie sua conta no Octadesk para usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários

 

2. Conecte todos os seus canais de atendimento

Fique tranquilo, os dados da empresa estão seguros no Octadesk.

Escolha um canal para começar a atender seus clientes

3. Para que você continue desfrutando de todas as funcionalidades na Black Friday, basta efetivar seu plano.

Você pode gostar também