Mais

Como utilizar o gerador de link para WhatsApp em divulgações

Por Sara Cristine 19 de janeiro de 2021 8 min de leitura

O WhatsApp Business é um dos seus principais canais de atendimento, mas você ainda não sabe como atrair clientes e levá-los a interagir com a sua empresa pelo aplicativo? O gerador de link para WhatsApp é uma opção para tornar tudo isso mais simples!

Considerando que o uso do aplicativo tem crescido nos setores de vendas e atendimento de muitas empresas, saber onde divulgar o link do WhatsApp Business como uma opção de contato é uma forma eficaz de agilizar a interação com possíveis clientes e sair à frente da concorrência.

Neste artigo você vai aprender como criar um link do WhatsApp com mensagem ou sem de forma automática ou manual.

Quer saber como fazer isso?

Acompanhe comigo!

O que é um gerador de link para WhatsApp?

Aqui na Octadesk gostamos de falar sobre quebrar barreiras e fazer uma conversa acontecer com poucos cliques. É isso o que os geradores de link para números do WhatsApp fazem: transformar o seu número em um link onde o cliente é levado até você em poucos segundos, sem precisar pegar o celular e digitar o número para iniciar uma conversa.

Você pode gerar o link do WhatsApp com uma mensagem de primeiro contato pronta para que o cliente não precise escrever. Veja como criar um link do WhatsApp com mensagem:

1. Acesse o Whatslink da Octadesk

 

Gerado de link para whatsapp

2. Insira o seu número

3. Escreva uma mensagem pronta — essa mensagem é aquela que o usuário vê, para facilitar o contato dele com a sua empresa.

4. É só clicar em Gerar link

5. Depois, copiar o link e usá-lo para divulgação.

Como gerar um link de WhatsApp manualmente?

Você também tem a opção de escrever o seu próprio link, junto a mensagem, de forma 100% manual. Siga os passos:

1. Copie o código: https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero&text=SuaMensagem

2. Substitua os campos “SeuNúmero” e “SuaMensagem” com o número e a mensagem que você deseja que o cliente te envie.

3. Como os links não comportam tecla de espaço, coloque o código “%20” para indicar o espaço entre cada palavra. Por exemplo: =Ola%20Octadesk, que se tornará “Olá Octadesk”.

Link para whatsapp

Como criar um botão para o WhatsApp?

Já pensou em colocar um botão em seu site ou blog que direciona o visitante diretamente para o seu WhatsApp? Acredite, isso não é tão complexo quanto parece e você pode fazer essa mágica sem precisar de um especialista em programação ou webdesign!

Com o OctaFree, o nosso gerador de link para WhatsApp, também cria um botão exclusivo para o seu aplicativo. Para criar, é simples, siga os passos:

1. Acesse o OctaFree e faça o seu cadastro utilizando a sua conta do Google ou Facebook.

Gerar link do WhatsApp

2. Insira o DDI, o DDD e o seu número do WhatsApp nos campos e clique em “Continuar”. Se você está no Brasil, o DDI é +55

gerar link para whatsapp

3. Seu botão está criado. Agora é só copiar o código em colar na HTML da sua página!

Link do whatsapp

 

Como colocar link do WhatsApp para agendamento no Google Meu Negócio?

Agendamentos são processos burocráticos para muitas pessoas. Mas, se o seu serviço e atendimento depende de algum agendamento por parte do cliente, você pode tornar esse processo ainda mais fácil e atrativo!

Para isso, basta disponibilizar essa opção através do seu WhatsApp e, melhor ainda, com a ajuda de um chatbot – tenha certeza de que o seu cliente irá te agradecer por tornar a jornada mais fluida e ágil!

O Google Meu Negócio é a ferramenta que tornou as buscas dos consumidores ainda mais simples: em apenas uma busca, o usuário pode encontrar a empresa que está mais próxima de sua localização, o link do site, avaliações de clientes e o mais importante, as informações de contato, e-mail, número de telefone, e o link de agendamento através do WhatsApp.

O Google Meu Negócio é a ferramenta que tornou as buscas dos consumidores ainda mais simples: em apenas uma busca, o usuário pode encontrar a empresa que está mais próxima de sua localização, o link do site, avaliações de clientes e o mais importante, as informações de contato, e-mail, número de telefone, e o link de agendamento através do WhatsApp.

Porém, para que essa opção fique disponível, é necessário que a categoria da sua empresa obtenha a opção de agendamento, como por exemplo: empresa de consertos, salões de beleza etc.

Siga esses passos para colocar o link de agendamento por WhatsApp em sua página do Google Meu Negócio:

  • Acesse a sua conta pela página de login.
  • Vá em “Menu”, na lateral esquerda, e clique em “Informações”.
  • Clique no campo “Link de agendamento” e coloque o link do seu WhatsApp.

Agora, aprenda sobre os locais de divulgação do seu link do WhatsApp!

 

Onde divulgar o link do WhatsApp?

Agora que você já usou o gerador de link para WhatsApp para criar link e botão personalizados para inserir em seu site ou blog, chegou o momento de divulgar e atrair clientes e novas oportunidades dentro do canal!

Se sua empresa tem boa presença digital e o seu objetivo é tornar o WhatsApp o principal canal de atendimento e vendas, as possibilidades são inúmeras. Veja alguns lugares onde você pode inserir o seu link:

  • Redes sociais

As mídias sociais são o principal meio de conexão entre empresas e consumidores. Por isso, colocar o seu link em seus perfis será algo cativante para quem precisar entrar em contato com você. 

Você também pode colocar o seu WhatsApp no LinkTree, uma plataforma que centraliza todos os seus links. 

  • Assinatura de e-mails

Além das redes sociais, os e-mails seguem sendo um canal de atendimento muito popular e presente no dia a dia de todo mundo. Por isso, é uma boa ideia aproveitar seus e-mails para destacar o link do WhatsApp na sua própria assinatura. 

Para fazer isso, basta editar a sua assinatura dentro do provedor de e-mail que você utiliza. 

  • Descrição de vídeos no YouTube

Você tem um canal ativo no YouTube? A plataforma pode te oferecer muito mais do que inscritos e visualizações: na descrição dos seus vídeos, além de outros links importantes para complementar o conteúdo em questão, você pode incluir o link do seu WhatsApp com uma chamada para que entrem em contato com a empresa para tirar dúvidas e conhecer melhor os seus produtos e serviços!

  • Site, blogs e Landing Pages

Não podemos nos esquecer dos principais portas de entrada para sua empresa na Internet: site, blogs e LP’s. Inserir o link do seu WhatsApp (de preferência com o botão) é uma prática que pode trazer ótimos resultados considerando que a ideia de enviar uma mensagem no WhatsApp é muito mais atrativa do que ligar ou enviar um e-mail.

Mas não precisa substituir os outros meios de contato apenas com o botão do WhatsApp. É importante que as opções sejam variadas para que o cliente escolha o que é melhor para o momento.

Aproveite as dicas e atraia clientes para o seu WhatsApp!

Ufa! Até aqui falamos sobre várias coisas: gerador de link para WhatsApp, botões para inserir em site, link de agendamento e em quais lugares divulgar o número. Mas essa jornada não para por aqui: para entender melhor sobre as estratégias de divulgação, vendas e atendimento pelo canal, leia o nosso Guia Completo de WhatsApp e aproveite os estudos.

Caso você queira impulsionar a sua presença no canal com múltiplos usuários em ação de atendimento, melhor organização de chamados e gerenciar os seus outros canais de atendimento em um só lugar, clique no botão abaixo e faça os 7 dias grátis do Octadesk!

Testar Octadesk grátis

Perguntas frequentes sobre gerador de link para WhatsApp:

Qual o melhor gerador de link WhatsApp?
O melhor gerador de link WhatsApp está no https://whatslink.octadesk.com/. Com ele, você tem acesso à criação de um link e também do botão para WhatsApp.
Como fazer link do WhatsApp para divulgar?
O link para WhatsApp para divulgação pode ser feito no https://whatslink.octadesk.com/Você pode utilizá-lo em redes sociais, anúncios, sites etc.
Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
5
C