Estamos vivendo a era do e-commerce, onde as lojas virtuais estão vendendo cada vez mais e se tornando preferência de muitos consumidores. Você quer embarcar nessa grande onda, mas ainda não conseguiu selecionar os melhores recursos para divulgar o seu e-commerce? Então, está no artigo certo!
Quando dizemos “era do e-commerce”, não se trata apenas do crescimento causado pela pandemia, em 2020, mas também pela tendência no aumento desse modelo de vendas em 2021, que deve crescer 26% só neste ano.
A sua loja, assim como muitas, tem grandes chances de crescer e se destacar em seu nicho – mas, para isso, é preciso se atentar às melhores práticas de divulgação para o seu e-commerce com um bom curso de e-commerce.
Siga lendo e você entenderá quais estratégias podem se tornar uma grande aliada da sua loja virtual neste momento de crescimento. Vamos lá!
- Aplique estratégias de SEO
- 7 dicas para turbinar o WhatsApp para e-commerce
- Catálogo no Instagram Shopping
- Aposte em conteúdo
- Marketing de Influencia
- Aposte em WhatsApp Marketing
- Faça seu e-commerce decolar
Aplique estratégias de SEO
SEO, abreviação da expressão inglesa Searching Engine Optimization (otimização para motores de busca), é o conjunto de estratégias que ranquearão o seu site para as primeiras posições de resultados assim que um usuário faz uma busca. As otimizações tem como base as palavras-chaves que os usuários utilizam para chegar em determinada resposta e demais atributos que garantem ao algoritmo que a sua página é útil para os usuários.
Veja alguns dos principais atributos importantes para a estratégia de SEO de um e-commerce:
- Presença de palavras-chaves;
- Conteúdo original e útil para o usuário;
- Sitemap otimizado para navegação;
- Carregamento ágil;
- Boa navegação em dispositivos móveis;
- Cadastro da loja virtual no Google Search Console e Google Meu Negócio.
Com esses atributos resolvidos, sua loja já tem os requisitos precisos para aparecer nos buscadores. Porém, as estratégias de SEO vão muito além disso: além de outros centenas de atributos de ranqueamento, o resultado desejado dependerá de uma rotina diária de otimizações!
Mobile Marketing
Com os dispositivos móveis liderando os acessos de lojas virtuais hoje em dia, não adianta – você sempre deverá olhar com mais atenção para esses acessos.
Vamos começar pensando pelos meios de atração. Para que um cliente acesse um e-commerce através do seu celular, existem algumas opções de direcionamento:
- O próprio Google, onde o usuário pesquisa pela loja ou pelo item no buscador;
- Através das redes sociais, onde o usuário pode encontrar um link para a loja;
- Por aplicativos;
- E-mail marketing;
- Notificações por push.
Considerando isso, desenhe estratégias para otimizar a atração por esses caminhos citados!
Catálogo no Instagram Shopping
Uma das redes sociais mais populares, o Instagram, possibilita que você inclua itens em um catálogo através de publicações que podem levar o usuário diretamente para o seu site.
Para usar o Instagram Shopping, sua conta precisa seguir os seguintes requisitos:
- A conta deve ser um perfil comercial;
- É preciso ter um e-commerce, pois a plataforma apenas direciona o usuário para o site em que as compras serão processadas;
- A loja precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas e diretrizes do Instagram;
- A empresa deve estar localizada no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália ou na Espanha;
- O perfil comercial também deve estar conectado a um catálogo do Facebook. Os produtos devem estar cadastrados nesse catálogo para serem utilizados pelo Instagram Shopping. Você pode criar o catálogo no Gerenciador de Negócios ou na página da empresa no Facebook.
Faça bom proveito desta poderosa ferramenta!
Como divulgar seu e-commerce com conteúdo
O Marketing de Conteúdo é indispensável pois é este método que atrairá clientes nos meios digitais até o seu negócio.
Considerando que, com a Internet, o consumidor tem uma jornada baseada em Ver > Pensar > Agir, os conteúdos podem responder dúvidas do seu consumidor para que ele chegue até sua decisão de compra.
Veja em quais canais você pode aplicar essa estratégia:
- Blog: com estratégias de SEO, crie conteúdos úteis para a sua persona dentro do seu blog.
- YouTube e Podcasts: estes formatos também podem ser aproveitados pelo seu negócio, desde que o seu público-alvo esteja alinhado com eles!
- Redes sociais: as mídias sociais nunca falham, o que falham são estratégias não pensadas nos públicos que estão presente nelas. Avalie qual delas o seu público mais consome e mantenha presença e produção!
Selecionando os seus canais de conteúdo, é só colocar as mãos na massa! Mas lembre-se: seus conteúdos farão parte da jornada do consumidor, logo, não espere que os resultados virão de um dia para o outro, pois a jornada precisa ser completa e natural para o seu cliente!
Marketing de Influência
Você, enquanto consumidor, deve acompanhar algum tipo de influenciador, independente do nicho e dimensão dele. Isso porque essas personalidades são super significativas para a decisão de compra de muitos!
Além da prova social que os influenciadores oferecem (o que aumenta a confiança dos consumidores, afinal, se uma personalidade que eles acompanham aprovou, pontos ganhos!), os influenciadores ajudam a humanizar a sua marca e gerar identificação com o público definido.
Para selecionar influenciadores para divulgar o seu produto, entenda que o que ditará os resultados não são os seguidores, e sim o nível de aproximação do influenciador com o público do seu segmento e o engajamento que a personalidade alcança nas redes!
Aposte em WhatsApp Marketing
O WhatsApp, além de um aliado em vendas e atendimento, também pode ser muito eficiente para o marketing do seu e-commerce. Com os recursos do WhatsApp Business, você tem como divulgar seu e-commerce de forma ainda mais próxima e intima com o público, possibilitando boas interações!
Veja as opções que você pode seguir:
- Ilustrar as novidades e ofertas da sua loja através do Status do WhatsApp;
- Usar um chatbot com linguagem personalizada para direcionar o contato a um produto e/ou conteúdo específico;
- Crie mensagens atraentes, com GIFs, emojis, imagens e vídeos.
Coloque o botão do seu WhatsApp no seu e-commerce:
Com o OctaFree, o nosso gerador de link do WhatsApp, também cria um botão exclusivo para o seu site. Para criar, é simples, siga os passos:
Acesse o OctaFree e faça o seu cadastro utilizando a sua conta do Google ou Facebook.
Insira o DDI, o DDD e o seu número do WhatsApp nos campos e clique em “Continuar”.
Seu botão está criado. Agora é só copiar o código em colar na HTML da sua página!
Faça o seu e-commerce decolar!
Se você chegou até aqui, eu espero que as dicas tenham te ajudado a pensar em como divulgar seu e-commerce de maneira inovadora e criativa. Eu aposto que você irá se destacar em seu nicho e superar a concorrência.
Atraindo novos clientes, você pode aproveitar e potencializar a sua operação com um sistema que te ajudará a nutrir novos leads e atender com eficiência no pré e pós-vendas com os chatbots e recursos diferenciados para o seu WhatsApp, E-mail, chat do site e Facebook Messenger!
Quer ver isso com seus próprios olhos? Faça agora o teste grátis por 7 dias no Octadesk e aproveite nossos recursos para fazer o seu e-commerce decolar!
Comments are closed.