Mais

WhatsApp para e-commerce: 7 dicas para gerar mais vendas

Por Sara Cristine 23 de março de 2021 8 min de leitura

Quem nunca apertou no botãozinho verde no site para tirar uma dúvida rápida, que atire a primeira pedra! Pois é, não é novidade para ninguém que o WhatsApp para e-commerce está tomando conta dos sites brasileiros.

Você já deve ter visto o mesmo produto, porém com informações diferentes quando foi comparar um site com outro, certo? Talvez, tenha até desistido da compra por falta de informações. Talvez, tenha optado pelo site que parecia ser o mais completo de informações.

Para facilitar essa troca de informações com o consumidor você tem o WhatsApp à sua disposição. E é exatamente sobre ele que quero conversar com você. Por que utilizar WhatsApp para e-commerce? Como turbiná-lo para ter mais resultados?

Boa leitura!

 

Por que utilizar o WhatsApp para e-commerce

A utilização do WhatsApp nas plataformas de e-commerces brasileiros deixou de ser tendência e passou a ser realidade. Hoje, mesmo que a loja opte por utilizar um chat ou Facebook Messenger, por exemplo, sempre tem um número de WhatsApp pronto para atender os clientes.

Ok, praticamente todo mundo usa você já entendeu. Mas, quais são os benefícios reais?

Testar Octadesk grátis

Facilidade de contato

Tanto no celular quanto no computador, não existem barreiras para os usuários se comunicarem com a sua loja. Isso porque o WhatsApp é o canal mais utilizado por elas. Inclusive, a pesquisa CX Trends mostrou que 57% dos consumidores preferem utilizá-lo para se comunicar com as empresas.

Agilidade

Diferente do e-mail, por exemplo, o WhatsApp permite oferecer um atendimento ágil. Isso porque é possível conversar com mais de um cliente simultaneamente. Aliás, segundo a CX Trends 2021, 53% dos consumidores afirmam que o tempo ideal para receber uma resposta no WhatsApp é de até 10 minutos. Enquanto que por e-mail, apenas 25% acreditam nessa agilidade.

Experiência do cliente

Por se tratar de um canal ágil, a percepção de uma experiência positiva é maior. Afinal, quem não gosta de receber um atendimento rápido e sair da conversa com a sensação de que resolveu tudo o que precisava?

7 dicas para turbinar o WhatsApp para e-commerce

O WhatsApp para e-commerce pode ser um aliado e tanto para o seu negócio. Então, por que não extrair o máximo que suas funcionalidades podem oferecer?

1. Faça divulgação

Da mesma forma que você realiza uma campanha de Marketing para divulgar um produto ou serviço, é possível criar uma campanha de divulgação do seu número de WhatsApp.

A única diferença é um link que irá direcionar os usuários para uma conversa com o time de atendimento pelo WhatsApp. E é possível criar uma campanha com essa finalidade de forma bem simples, é só criar uma conta no Facebook Ads. A partir de então, escolher em quais canais irá fazer a divulgação: Facebook ou Instagram.

Para que sua campanha tenha sucesso, é importante que você conheça seu público. Além disso, até mais importante que do que divulgar, é conseguir dar vazão a demanda de atendimentos.

Imagine que o anúncio comece a atrair mais pessoas que o esperado. Como lidar? É preciso estar disponível para o cliente, mesmo que por meio de um chatbot.

Se, em vez de uma campanha, você preferir exibir um botão de WhatsApp em suas páginas, basta acessar nossa ferramenta gratuita de criação de link e botão.

Crie sua conta no Octadesk para usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários

2. Use a funcionalidade de respostas rápidas

As respostas rápidas são mensagens pré-prontas que auxiliam o time a ter mais velocidade no atendimento. Ao mesmo tempo que são rápidas, é como se elas fossem totalmente personalizadas. Isso porque você pode acrescentar elementos contextualizados para aquela conversa.

Por exemplo, se você está falando com um cliente recorrente e que costuma ser engraçado, pode respondê-lo de igual para igual, entrando no ritmo dele.

Essa funcionalidade pode ser encontrada no aplicativo do WhatsApp Business e também no Octadesk. No entanto, é preciso que você analise por um tempo quais são as perguntas mais frequentes para inseri-las na ferramenta.

funcionalidade de respostas rápidas

3. Roleta de distribuição

A roleta de distribuição é uma funcionalidade exclusiva do sistema de atendimento, ou seja, não é possível encontrá-la no WhatsApp Business. Mas como ela funciona?

Quando sua equipe recebe uma mensagem, geralmente, quem vê primeiro é quem responde, certo? Mas, ao longo do dia isso pode sobrecarregar essa pessoa e até ser injusto com as demais que também querem ter suas metas em dia. É para isso que a roleta existe.

Ela distribui de maneira organizada os atendimentos entre as pessoas online do time. Dessa forma, o atendente pode responder a mais de uma solicitação e ter uma visão geral do que ainda precisa ser feito.

Além disso, quando você atribui um determinado cliente para um atendente, é possível medir melhor a qualidade do atendimento. Caso contrário, um mesmo cliente correria o risco de ser atendido por diversas pessoas da equipe.

4. Etiquetas de identificação

As etiquetas são ótimas dentro do WhatsApp para e-commerce. Pense no seguinte cenário: Pedro trabalha em um e-commerce de artigos esportivos. Ele responde dúvidas dos clientes antes da compra e dá suporte para as mais variadas solicitações.

Em um certo dia, Pedro começou a receber reclamações de um produto da marca de um novo distribuidor. Pedro começou a categorizar essas reclamações usando as etiquetas. Ao fim do dia, Pedro tinha uma visão completa do que estava acontecendo: o caso era grave e a gestão precisava fazer algo a respeito.

As etiquetas são personalizáveis e podem ser usadas em todos os atendimentos do WhatsApp. Elas podem ser encontradas no WhatsApp Business, porém, existe um detalhe. Apenas dentro do sistema de atendimento como o Octadesk é possível extrair um relatório disso.

Tags para utilizar nos atendimentos

5. Chatbots

46% das empresas utilizam chatbots para vendas e atendimento, de acordo com a CX Trends 2021. Por outro lado, 59% dos consumidores já utilizaram para alguma destas finalidades. Ou seja, no último ano tivemos uma crescente no uso desta ferramenta tão importante para os negócios.

E diferente do que muitas pessoas podem pensar, o chatbot não é apenas uma aplicação para ser inserida em um site, mas também dentro do WhatsApp.

Os chatbots para WhatsApp são essenciais para um e-commerce. Isso porque eles podem ajudar os atendentes em tarefas mais repetitivas e permiti-los focar em ações que geram mais valor para a empresa.

Certa vez fui fazer uma compra, mas fiquei com dúvida em relação a tabela de medidas. Sabe como são as coisas aqui no Brasil, né? Cada marca parece utilizar um tamanho diferente e a gente acaba não sabendo se a peça vai servir ou não. Pois bem… Quando entrei em contato com o WhatsApp do e-commerce, recebi um atendimento automático de um chatbot e uma das opções que ele me ofereceu foi exatamente a tabela de medidas.

Nem precisei falar com um atendente para isso. E sabe o que descobri depois? Que existia uma tabela de medidas no site, mas eu não visualizei antes. O e-commerce, que já tinha notado esse fato das pessoas perguntarem frequentemente sobre isso, decidiu inserir essa opção no bot. Me senti um pouco lerda, mas satisfeita por ter conseguido a resposta.

Conversa de WhatsApp com chatbot da Octadesk

6. Conexão do WhatsApp com outros sistemas

Dentro do WhatsApp para e-commerce é possível potencializar ainda mais o seu atendimento. Sabe como? No Octadesk existe uma funcionalidade chamada Superintegrações. As Superintegrações permitem você conectar um sistema que você já utiliza ao seu WhatsApp.

Por exemplo: para consultar o status do pedido, não é preciso acessar e fazer o login no site do e-commerce. Basta fazer uma consulta pelo próprio WhatsApp. Fácil, não é mesmo?

7. Mensagens de boas-vindas e ausência

Por padrão, o WhatsApp Business possui as mensagens de boas-vindas e de ausência. Essas mensagens são exibidas assim que a pessoa entra em contato ou no momento que ela entra em contato e não existe nenhum atendente disponível.

Elas também são aliadas ao seu e-commerce, uma vez que ajudam a alinhar expectativas do cliente. Imagine que um consumidor entra em contato imaginando que existe alguém disponível para atendê-lo. Com isso, passam-se horas e ninguém retorna. No final do dia, a experiência dessa pessoa é prejudicada com a demora em receber um atendimento.

Banner com link para artigo "frases prontas para atendimento ao cliente"

Turbine seu WhatsApp para e-commerce com o Octadesk

Ter um e-commerce funcionando a todo vapor é uma tarefa difícil. Por isso, é importante que você tenha à disposição ferramentas essenciais para atingir ótimos resultados.

Seja com chatbots, Superintegrações ou outras funcionalidades, o Octadesk é o sistema perfeito para o atendimento do seu e-commerce. Que tal aproveitar para colocar seu conhecimento em prática e experimentar o Octadesk grátis? Clique no banner e comece agora mesmo!

Se ficar com alguma dúvida, já sabe. É só me mandar um e-mail. Vejo você no Octadesk!

Testar Octadesk grátis

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
B
S
1 Comentário

Comments are closed.