Mais

Chat-commerce: 5 motivos para usar o comércio por conversas

Por Mahara Scholz 27 de setembro de 2022 3 min de leitura

O termo pode até parecer estranho, mas o conceito é bem simples: chat-commerce pode ser traduzido como “comércio por conversa”. Ou seja, em vez do cliente ir até uma loja física, ele pode comprar através de uma plataforma de mensagens.

Um dos grandes diferenciais do chat-commerce é que ele melhora a experiência do cliente. Afinal, a empresa disponibiliza duas alternativas de atendimento: automatizado e humano. Isso porque a CX Trends 2022 apontou que o Whatsapp e o chat no site são os canais mais utilizados pelos consumidores durante uma compra.

Isso significa que o chat-commerce amplia as oportunidades de vendas e oferece diversos benefícios para um negócio. Quer saber quais são eles? Acompanhe o post e confira quais são os 5 principais motivos para você também apostar nessa forma de venda!

1. Aumenta as vendas

O chat-commerce permite a venda na própria plataforma de conversa. Assim, seu cliente não precisa ir para outra página nem se deslocar a uma loja física, por exemplo. Essa agilidade se transforma em aumento no número de vendas realizadas, já que reduz a quantidade de etapas para a compra e as fricções que acontecem nesse processo. 

2. Amplia os pontos de vendas

Como a venda é fechada diretamente na plataforma de conversa, como o Whatsapp, por exemplo, sua empresa acaba tendo outro ponto de venda, além da loja virtual ou da loja física. Mais pontos significam maior alcance e aumento de oportunidades de venda. 

Desse modo, o consumidor tem mais opções de lugares para comprar da sua loja e vai escolher aquele que tem preferência.

3. Proporciona atendimento 24x7x365

De acordo com a CX Trends, o atendimento rápido está entre os principais problemas que os consumidores enxergam nas empresas. Vale lembrar que os clientes esperam, no máximo, 5 minutos para serem atendidos.

Então, se você demorar mais que esse tempo para responder, certamente perderá a venda porque seu cliente vai procurar a concorrência.

Esse problema pode ser evitado com o chat-commerce, que proporciona atendimento imediato, assim que o cliente chamar.

4. Eleva a confiança e melhora o relacionamento

O chat-commerce torna a venda consultiva, elevando a confiança e fortalecendo o relacionamento entre empresa e consumidor. Assim, além de aumentar as vendas, também permite a fidelização dos clientes, transformando-os em defensores e divulgadores orgânicos da marca.

Outro ponto importante é que essa forma de vender proporciona credibilidade e profissionalismo ao negócio. Utilizar mensagens personalizadas no autoatendimento através de chatbots e também ter a opção de atendimento humano faz você se destacar da concorrência e ganhar o coração do público.

5. Melhora a experiência e facilita a recompra

A CX Trends 2022 também apontou que o consumidor prefere fazer compras sozinho, mas não abre mão de ter ajuda rápida sempre que precisar.

O chat-commerce permite isso, garantindo que ele tenha uma experiência melhor e mais fluida. Ainda segundo a pesquisa, a experiência com uma empresa é o principal fator que leva um consumidor a indicar uma marca.

Outro dado interessante é que 86% das pessoas dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência e 74% o fazem mesmo que precisem pagar mais caro por isso.

Como você viu, o chat-commerce promove benefícios importantes para uma empresa, contribuindo para impulsionar seus resultados. Portanto, não deixe de oferecer essa facilidade de compra aos seus clientes.

Quer começar a ver esses benefícios em sua empresa? Então, faça um teste com a gente! É gratuito por 7 dias e não precisa cadastrar cartão.

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
U
C