Mais

Confira como disponibilizar atendimento 24 horas no e-commerce

Por Mahara Scholz 4 de outubro de 2022 4 min de leitura

Oferecer uma boa experiência ao cliente é fundamental para o crescimento de um e-commerce. Dados do anuário CX Trends 2022, pesquisa em parceria da Octadesk com a Opinion Box, apontam que os clientes preferem comprar de marcas que oferecem uma boa experiência. Além disso, têm uma preferência para compras de madrugada. Isso se torna um desafio, já que as equipes de atendimento estão ativas em horário comercial. 

Uma forma muito eficaz de contornar essa barreira e oferecer atendimento 24 horas por dia é com a ajuda de chatbots. Eles são assistentes virtuais e podem ser configurados com as respostas mais frequentes ao seu público.

Isso é muito importante, uma vez que o consumidor pode ter alguma dúvida durante o processo de compra e caso ele demore a ser atendido, certamente desistirá da aquisição e procurará o concorrente.

Existem ferramentas que são soluções perfeitas para suprir essa demanda. Acompanhe o post para entender a importância e saber como disponibilizar atendimento 24x7x365 em seu site!

Qual a importância do atendimento 24×7?

Ainda de acordo com a CX Trends 2022, o Whatsapp e o chat no site são os canais mais utilizados por consumidores para falar com as empresas durante uma compra. No entanto, eles prezam pelo atendimento imediato. Isso porque o tempo de espera é de até 5 minutos.

Ou seja, caso você não o atenda nesse tempo, há grandes chances de ele desistir da compra e procurar a concorrência. Outro dado importante é que a maioria dos clientes — 39% deles — prefere fazer as compras online durante a noite ou madrugada.

Então, se você não disponibilizar atendimento também nesses horários, certamente perderá vendas — e o cliente também, que será conquistado pela empresa com atendimento 24 horas.

Como disponibilizar esse tipo de atendimento?

A resposta para essa dúvida é direta e simples: com autoatendimento. 

O autoatendimento nada mais é do que oferecer para o cliente as respostas para as dúvidas mais comuns que ele possa ter. Para isso, seu e-commerce pode contar com chatbots e diversas funcionalidades do chatcommerce.

Saiba mais sobre o chat-commerce nesse texto. 

Há diversos modelos de chatbots disponíveis. O primeiro passo para escolher o ideal é identificar as necessidades do seu negócio. A seguir, confira quais são os principais tipos e analise qual é o mais adequado para o seu perfil.

Qualificação de contatos

Esse modelo de chatbot é ideal para identificar com rapidez se um contato está pronto para a venda. Ele consiste em configurar algumas perguntas-chave para o entendimento do momento de compra do cliente. De acordo com as respostas dadas, o próprio chatbot identifica se o cliente pode avançar para a próxima etapa  unão.

Além disso, você pode utilizar o seu chatbot e personalizar as mensagens que serão pré-definidas. Acredite: essa simples função muda a percepção como seu cliente vê seu atendimento.

Qualificação inteligente

Esse modelo é capaz de reconhecer automaticamente os contatos já conhecidos. Desse modo, evita fazer perguntas que já foram feitas. Isso agiliza muito o processo e garante a satisfação do cliente, que percebe o interesse de sua empresa em resolver sua demanda com rapidez e eficiência.

Atendimento self-service

Com esse modelo de chatbot, você consegue definir horários de atendimento e dar opções de autoatendimento aos seus clientes ou distribuir as conversas para o time no horário comercial.

Dessa maneira, você não vai mais perder vendas porque o cliente não conseguiu atendimento no horário que precisou.

Anotar pedido

Esse modelo é perfeito para anotar os pedidos dos clientes sem a necessidade de um atendente só para isso. Após o pedido feito, o bot vai entregá-lo automaticamente para o seu time de vendas fechar negócio mais rapidamente.

Além da agilidade, o uso de bot para anotar pedido elimina a chance de falhas humanas, que são os principais problemas em vendas assim.

Como você viu, disponibilizar atendimento 24 horas para os seus clientes é uma estratégia extremamente eficaz de garantir uma melhor experiência e de impulsionar suas vendas.

Quer experimentar esses resultados? Confira os modelos de chatbot da Octadesk e faça um teste gratuito agora mesmo!

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
C
B