Descubra como eliminar a “Síndrome da loja vazia” no seu site e conectar clientes a vendedores

A Síndrome da loja vazia tomou conta de muitos e-commerces. Descubra o que fazer para eliminá-la e conectar cada vez mais clientes aos vendedores!
Como eliminar a síndrome da loja vazia

Você já acessou o site de alguma empresa, ficou com uma dúvida e não encontrou nenhum meio de entrar em contato com a empresa?

Já tentou um contato rápido com alguma empresa, mas a única forma de fazer isso foi por meio de um formulário que ninguém nunca respondeu?

Essas situações são tão comuns, que muita gente acredita que é normal. E se essa situação acontecesse em uma loja física?

Se você gostasse muito de um tênis e encontrasse todos os modelos em uma vitrine de vidro blindado e nenhum vendedor para ajudar, isso seria estranho, não? Tenho certeza que você respondeu que sim. No entanto, muitos sites de empresas ainda agem sob o efeito da Síndrome da loja vazia.

E é sobre como evitar essa síndrome e conectar clientes aos vendedores que você vai aprender hoje.

Como eliminar a Síndrome da loja vazia e conectar clientes aos vendedores?

Boa leitura!

 

Como eliminar a “Síndrome da loja vazia”

Para que você elimine de uma vez por todas a Síndrome da loja vazia, é importante seguir alguns passos. Inclusive, você pode fazer esse exercício agora mesmo. Pegue um bloco de notas ou o celular e comece a analisar cada ponto que vou citar aqui.

Passo 1 – Mapeie todos os canais de contato

Hoje já existem dezenas de canais digitais de atendimento. Por isso, é importante saber em quais deles a sua empresa possui uma conta, a fim de entender a performance.

Sabe aquela conta que foi criada, mas que ninguém acessa? Ela não pode ser tratada como uma loja vazia, afinal, os clientes não avisam por onde vão chegar, eles simplesmente chegam.

Se tiver dificuldade para encontrar, uma das formas é através de uma busca no Google. Digite o nome da empresa e identifique os canais de contato.

>>>Você também vai gostar de ler: Chat para site, WhatsApp ou Facebook Messenger: qual é o melhor para sua empresa?

3. Use uma identidade única em todos os canais

O próximo passo é criar uma identidade única em todos os canais de atendimento. Seja numa loja física, no atendimento online ou até mesmo em uma conversa de chatbot, todas as pessoas envolvidas na jornada de compra do consumidor devem estar em sintonia.

Essa sintonia não diz respeito apenas a identidade visual de cada um deles, mas também aos objetivos da empresa. Quando falamos em canais digitais como Instagram, Messenger e WhatsApp, é importante que os usuários não sintam a diferença, mas que tenham uma experiência similar em cada um deles.

Por exemplo, imagine que sua empresa atende bem pelo WhatsApp, mas não dá a devida atenção aos demais canais de atendimento. A imagem que a empresa passa é de desorganização, além do fato de que muita gente vai ficar insatisfeita com a falta de atendimento.

Passo 2 – Verifique se há pessoas/tecnologia para atender em todos os canais

Mais do que ter pessoas e tecnologia para atender em todos os canais digitais de atendimento, é importante que as equipes estejam preparadas. Além disso, o foco total precisa ser na satisfação de seus clientes.

Para isso, ofereça treinamentos constantes, crie metas e bonificações por desempenho, de forma que as pessoas se sintam cada vez mais motivadas a atender bem. Talvez, não seja possível colocar tudo em prática por questão de orçamento, mas uma coisa é certa: os treinamentos devem ser contínuos.

Pense comigo: por que o Nubank é tão bom em atendimento? A resposta é simples: porque ele foca no cliente. Então, existe treinamentos e preparo para as pessoas que estão na linha de frente. Sendo assim, os atendentes realmente conhecem do produto e sabem o que fazer para ajudar os clientes.

Passo 3 – Conecte todos os seus canais em um só lugar

Lembre-se da regra de ouro: as experiências que sua empresa oferece devem ser idênticas em todos os canais de atendimento. Para isso, você precisa contar com a ajuda da tecnologia.

E por falar em tecnologia, ninguém melhor do que um sistema de atendimento. Ele vai permitir que sua empresa ofereça atendimentos ágeis, organizados, colaborativos e com experiências marcantes independente do canal.

Todos esses itens combinados são capazes de tornar simples usuários em clientes fidelizados pela marca. Afinal de contas: “Em terra onde todo mundo tem pressa, quem oferece atendimento rápido é rei.”

Como conectar clientes a vendedores

Chegamos ao ponto crucial: como evitar a Síndrome da loja vazia? Se você chegou até aqui, sabe que a solução é conectar clientes aos vendedores, da mesma forma que aconteceria em uma loja física.

A forma ideal para se fazer essa conexão é através de ninguém mais, ninguém menos que os chatbots. Os chatbots, como você já deve saber, são robôs utilizados para conversar com os clientes, realizar tarefas automatizadas como enviar um boleto, por exemplo, além de fazer a transição para o atendimento humano.

No Octadesk você consegue fazer isso de forma rápida e sem precisar programar uma só linha de código. Para que essa conexão aconteça, o sistema já entrega um modelo pronto para usar. Basta colocar informações como o nome da empresa e adicionar os vendedores ao sistema.

Acompanhe o passo a passo:

1. Crie sua conta no Octadesk

Crie sua conta no Octadesk para usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários

2. Escolha o canal onde vai utilizar o chatbot

Lembrando que você pode criar diferentes chatbots para cada canal.

Escolha um canal para começar a atender seus clientes

3. Clique no ícone do robô e inicie a criação do seu bot
Adicione múltiplos usuários ao seu WhatsApp

a. Mensagem de atração

A primeira mensagem que vai aparecer é a de atração. Ela é usada para despertar a curiosidade dos usuários a iniciarem uma conversa.

Caso o seu canal de vendas seja o WhatsApp, Messenger ou Instagram, em que os clientes primeiro fazem o contato e você responde depois, ela não estará disponível.

b. Colete os dados de contato do cliente

c. Filtre o motivo de contato

Ao filtrar o motivo de contato, o vendedor inicia a conversa com o cliente muito mais preparado. Dessa forma, ele pode oferecer um atendimento ágil.

Esses motivos de contato são totalmente editáveis, então, caso você acredite que há outras opções que façam mais sentido, pode remover as atuais e adicionar novas.

 

d. Verifique se o usuário já é cliente e quem realizou o atendimento

e. Por fim, conecte o cliente ao vendedor

Neste modelo, você pode optar por conectar a pessoa a um vendedor específico ou distribuir de maneira automática para qualquer um do time que esteja online.

O vendedor tem a possibilidade de falar com mais de um cliente por vez e ainda usar funcionalidades como as respostas rápidas para agilizar ainda mais.

Conecte mais clientes com o Octadesk

A única forma de vender mais através de canais digitais é encurtando o caminho dos seus clientes até seus vendedores, ou seja, eliminando a Síndrome da loja vazia.

Entenda que para eliminar esse comportamento, você precisa oferecer as mesmas experiências, disponibilizar atendimento e contar com a ajuda de sistemas de atendimento como o Octadesk.

Um dos nossos clientes, a Oxyde, realiza mais de 12.000 atendimentos no e-commerce fazendo exatamente o que contei para você neste artigo: eliminando a Síndrome da loja vazia ao conectar seus clientes aos vendedores.

Inclusive, com a implementação do bot, o time de vendas se especializou em diferentes áreas de vendas fazendo com que os clientes consigam falar exatamente com a área que pode ajudá-los naquele momento.

Faça como a Oxyde e mais de 3.000 empresas: experimente grátis o Octadesk e veja como é fácil conectar cada vez mais clientes aos seus vendedores!

Você pode gostar também