Mais

5 dicas para aumentar o portfólio de serviços com o Octadesk

Por Sara Cristine 31 de agosto de 2021 10 min de leitura

Você é um profissional independente e percebe que precisa oferecer algo a mais para seus clientes? Tem uma agência e quer aumentar o portfólio de serviços?

Independente do tipo de serviço que oferece, se atua com consultoria é importante repensar o portfólio de vez em quando. No entanto, não basta apenas acrescentar novos serviços ou produtos. É necessário saber como fazer isso, para que você consiga extrair os melhores resultados.

Neste artigo você vai ver o que sua consultoria/agência pode ganhar ao aumentar o portfólio de serviços e como fazer isso de maneira escalável.

Boa leitura!

Benefícios de aumentar seu portfólio de serviços

Os benefícios de aumentar o portfólio de serviços se estendem tanto para os consultores/agências quanto para os próprios clientes. Veja quais são eles:

Diversidade de serviços

Imagine que você teve uma primeira conversa com o seu cliente e identificou qual é o problema que ele precisa resolver. No entanto, não precisa solucionar apenas o que foi comentado. Você pode ir além se tiver maior diversidade de serviços.

Por exemplo, seu cliente está em busca de um gerenciador de WhatsApp e você propõe estruturar todos os canais de comunicação e mostrar a importância de realizar atendimento ao cliente em todos eles.

Ou ainda, se o seu cliente pensa em implementar um CRM, você pode trabalhar toda a jornada do cliente e não apenas a etapa de vendas.

Oferecer novas possibilidades que complementam o seu serviço podem agregar muito mais valor, principalmente quando o cliente possui um problema com maiores desdobramentos do que ele imagina.

Maior rentabilidade

A lógica é simples: quanto mais serviços, maior o retorno. Isso porque se você apresenta uma solução que realmente funciona e o cliente sente que ela oferece retorno sobre o investimento dele, é evidente que você será a primeira opção para quem ele irá recorrer quando precisar de outros produtos.

Negócio em evidência

Quando você tem em seu portfólio soluções de peso no mercado, seu negócio passa a ficar em evidência. Se as pessoas confiam na marca que você oferece, essa confiança é automaticamente passada para você.

Vamos fazer um exercício. Você conhece a marca Brastemp e, muito provavelmente, também confia nela, certo? (não é merchan, eu juro!). A probabilidade de confiar em uma assistência técnica autorizada é grande porque ela é autorizada pela própria Brastemp.

O mesmo acontece quando você trabalha com um portfólio de serviços de empresas renomadas no mercado. Você precisa ter o reconhecimento, caso contrário terá dificuldades em alcançar novos clientes.

No programa Octa Partner, você não vai apenas utilizar o Octadesk para realizar suas vendas, mas também ter um selo de autenticidade, que mostra para o seu público que você tem a nossa aprovação para atuar como parceiro.

Mais clientes na carteira

Com o aumento do portfólio de serviços vem também o aumento na base de clientes que você possui. Na verdade, ter mais clientes na carteira acaba se tornando consequência da diversificação e da visibilidade que você ganha no mercado.

Além disso, quanto mais bem feita for uma consultoria que foca nas necessidades reais do cliente, mais clientes por indicação você pode conquistar.

Especialização em diferentes áreas

O aumento do portfólio também ajuda você a se especializar em mais serviços. Inclusive, ajuda a pensar de forma macro quando o assunto é o seu cliente.

Se você pensava em apenas uma parte da jornada, com a diversificação de portfólio vai conseguir analisar vários pontos e criar novas estratégias para vender cada vez mais serviços.

Por exemplo, se você se especializou na comercialização de soluções de vendas e agora está pensando no marketing, o Octadesk também possui funcionalidades que vão te tornar um especialista no assunto.

Aliás, em uma só ferramenta que é o Octadesk você atende os clientes pensando em marketing, vendas e atendimento!

Como aumentar o portfólio de serviços de consultores e agências

Não existe segredo para aumentar o portfólio de serviços. Mesmo assim, é uma combinação entre escolher as melhores empresas aliadas que geram valor para o cliente final. O nosso gerente de parcerias, Robson Santana dá as dicas.

1. Seja parceiro da maior ferramenta de atendimento

Não dá para negar que independente do segmento ou tamanho da empresa, será necessário olhar para o atendimento ao cliente.

Seu cliente é um e-commerce? Existem clientes só esperando por uma resposta para finalizar uma compra. Seu cliente vende escavadeiras? É preciso oferecer atendimento. É uma consultoria? Ninguém vende nada sem um bom atendimento, não é mesmo?

E nesse segmento, ninguém melhor do que o Octadesk. O Octadesk é o software que conecta pessoas a empresas: marketing, vendas e atendimento em um só lugar, em tempo real. Ele foi eleito pelo B2B Stack Awards, como a ferramenta nº1 em atendimento ao cliente.

O melhor de tudo é que o Octadesk cobre toda a jornada do seu cliente: desde a captura de leads e geração de demanda, passando pelas vendas e chegando no atendimento.

2. Posicione-se como especialista no mercado

No ramo de agências e consultorias existe uma combinação essencial: mostrar que você entende do assunto, ter conhecimento amplo da ferramenta que você vende e entender bem o mercado. Como você pode fazer isso?

a. Mostrar que você entende do assunto

Seus clientes precisam confiar que você realmente sabe do que está falando. Algumas das formas de fazer isso são:

  • Mostrar seu selo de parceiro certificado Octadesk em seu site e redes sociais;
  • Divulgar seu trabalho como parceiro da ferramenta que conta com mais de 3 mil empresas clientes;
  • Coletar depoimentos de seus clientes e colocá-los em seu site e redes sociais.

b. Ter conhecimento amplo da ferramenta que você vende

Pensando na importância da especialização, a Octadesk também foca no desenvolvimento de seus parceiros. Assim que um parceiro é aprovado no programa, ele recebe treinamentos sobre o sistema, tem acesso a materiais de marketing exclusivos e de apoio para suas vendas, além de consultoria para auxiliá-los no processo de aquisição de clientes.

c. Conhecer o mercado de atuação

Conhecer o seu mercado de atuação engloba conhecer a concorrência também. Isso é importante porque vai te ajudar a ter argumentos para convencer os clientes de que o que você vende gera mais valor (também conhecido como quebra de objeções). Mas como quebramos essas objeções? Siga o passo a passo:

  • Liste os principais problemas que o cliente enfrenta;
  • Liste as possíveis objeções que o cliente pode ter acerca do produto (não tenho tempo, estou sem dinheiro etc);
  • Estude sobre cada uma das objeções e crie respostas para elas, sempre mostrando o valor que o produto trará ao resolver o problema que ele enfrenta;
  • Use a prova social (relatos de outros clientes, estudos de caso etc) para seu cliente perceber que terá resultados.

Ao mostrar que entende do assunto, da ferramenta e do mercado é inevitável que seus futuros clientes não te enxerguem como especialista. Aproveite as oportunidades!

3. Ofereça consultoria

Lembra quando comentei lá no começo sobre os benefícios da diversificação de portfólio? Então, ser parceiro Octadesk significa que você não se restringe a apenas vender o sistema. Mas sim, que você terá uma infinidade de possibilidades de consultoria para os seus clientes.

Veja algumas modalidades de consultoria que você pode oferecer:

  • Transformação digital: com a recente crise mundial, muitas empresas se viram diante da necessidade de se digitalizar com urgência. Você pode atuar como um agente dessa transformação, implementando canais digitais e ensinando como extrair o melhor de cada um deles;
  • Implementação: nessa modalidade você cobra um valor para conectar e configurar todos os canais de atendimento do seu cliente;
  • Suporte hands-on: o Octadesk oferece suporte para os clientes, mas são eles quem irão realizar os ajustes que estão sendo solicitados. Aqui você entra como um suporte mão na massa, onde você ou seu time realiza o suporte que o seu cliente necessita;
  • Integração: o Octadesk possui uma API de integração com outros sistemas, mas configurá-la pode gerar algum atrito se o cliente não entende muito bem como funciona a documentação. Sendo assim, você pode atuar como um parceiro de integração entre sistemas e ajudar o seu cliente a entender o que pode ser conectado (ferramentas de CRM, automação de marketing etc) e o momento certo para isso;
  • Automação: os bots da Octadesk não requerem a habilidade do usuário de escrever códigos de programação. Mesmo assim, você pode levar sua expertise em UX Writing (escrita focada na experiência do usuário) ou como consultor de automação de chatbots mais complexos;
  • Marketing conversacional: a estratégia de Marketing que também é conhecida como Marketing de Conversas, é uma abordagem individual que as empresas devem utilizar para encurtar seu ciclo de vendas, aprender sobre seus clientes e criar uma experiência de compra mais humana. E você pode ensinar tudo isso para os seus clientes;
  • Comércio conversacional: diferente da estratégia citada acima, o Comércio Conversacional é conhecido como o uso de aplicativos de mensagens com o objetivo de melhorar o atendimento, principalmente no momento que antecede a compra;
  • Gestão de canais: aqui existe uma dupla atuação, em que você ou seu time podem realizar o gerenciamento dos canais de atendimento ou auxiliar seus clientes a utilizá-lo da melhor forma;
  • Vendas: na consultoria de vendas você entende como o negócio do seu cliente funciona e cria estratégias para a empresa melhorar as taxas de vendas, otimizar a conversão do funil e quantificar os leads de uma campanha de marketing, por exemplo;
  • Atendimento: na consultoria de atendimento você vai auxiliar a empresa a fazer a melhor gestão e organização das conversas, medir o impacto que o atendimento tem no negócio, analisar os níveis de satisfação dos clientes e atuar em projetos de melhoria da reputação da marca através do atendimento;
  • Marketing: na consultoria de Marketing você pode ensinar seus clientes a gerar mais demanda para o time de vendas com o uso do Octadesk e outras ferramentas complementares, aumentar as taxas de conversão, entregar leads mais qualificados para vendas, quantificar o retorno sobre investimento, utilizar os principais canais de aquisição para campanhas digitais e offline.

4. Use materiais para apoiar suas vendas

Mesmo com toda a expertise em vendas de soluções digitais, ter materiais de apoio faz toda a diferença nos seus resultados.

No programa de parcerias Octa Partner você tem à disposição vídeos sobre a aplicação de cada funcionalidade nos negócios, diversos materiais de marketing e vendas, palestras, pesquisa sobre a experiência do consumidor, além de calculadora e planilhas que facilitam a gestão das suas oportunidades.

5. Mensure o ROI de campanhas utilizando as ferramentas corretas

Quando o trabalho é voltado a oferecer serviços, muitas vezes a agência/consultoria tem dificuldade em mostrar o retorno do investimento para o cliente. E isso vale até mesmo como prova de que seu trabalho é eficiente e que aquele cliente pode confiar. Como resultado, você vai gerar ainda mais valor e aumento de ticket médio dos seus produtos.

No Octadesk você tem dashboards e relatórios que possibilitam mensurar quais são os resultados que o investimento do cliente está trazendo. E não só isso. Ao conseguir gerir as conversas e conectar com outros sistemas, você tem as informações completas da jornada do cliente.

Hoje, invariavelmente as campanhas de marketing geram novas conversas em canais digitais, que sem essa integração do Octadesk seria impossível obter informações apuradas do seu funil de vendas.

Aumente seu portfólio com o Octadesk

Se você quer aumentar o portfólio de serviços, o Programa de Parceiros Octa Partners é o ideal para você. Além das comissões de até 20% da mensalidade do seu cliente, você tem as chances de receber premiações por desempenho, consultoria e todos os materiais de apoio que precisar para realizar suas vendas.

Clique no banner, conheça mais detalhes do Octa Partners e comece a indicar o Octadesk para seus clientes hoje mesmo. Se ficar com dúvidas sobre o programa, é só falar com nosso time de Parcerias no WhatsApp.

Aumentar o portfólio com Octadesk

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
D
C