Mais

Conheça a irresistível técnica de qualificação de leads com chatbots em menos de 5 minutos

Por Sara Cristine 11 de agosto de 2021 9 min de leitura

Que a captação de leads com chatbots está dando o que falar, isso você já deve saber. Mas o que nem todo mundo sabe é exatamente como fazer a qualificação de leads de maneira eficiente.

Esse assunto está muito difícil? Então, vamos por partes. Primeiro, você precisa saber: o que é um lead?

Lead é um termo de marketing para falar de uma pessoa que tem contato com a sua marca e se interessa pelos seus produtos, serviços ou conteúdos.

Ficou mais fácil agora, né? Leads são pessoas!

Segundo, você precisa saber: qualificação de leads serve para e-commerce, para serviços, para tudo.

Nesse artigo você vai aprender a técnica da Octadesk para ter cada vez mais leads qualificados. Bom, acompanha comigo porque vou explicar cada termo para você.

Boa leitura!

O que é qualificação de leads?

A qualificação de leads tem esse nome chique, mas na verdade, o conceito é bem simples. Ela consiste em segmentar o público que chegou até você, a fim de identificar quais são as pessoas que estão mais propensas a comprar.

Além disso, podemos segmentá-las de acordo com seus interesses e direcioná-las para uma área específica da empresa ou até mesmo para uma página diferente.

Vamos deixar isso ainda mais claro. Imagine que eu tenha criado um ebook sobre como vender no WhatsApp. Uma pessoa informou o e-mail na página da Octadesk e baixou o material. Ela é um lead, ou seja, uma pessoa interessada no assunto sobre WhatsApp.

No entanto, apesar dessa pessoa ser um lead, eu não sei bem se ela é uma potencial cliente ou se tem o perfil totalmente diferente. Imagine que ela é uma pessoa empreendedora mas não tem nenhum colaborador trabalhando para ela, portanto, adquirir uma solução para WhatsApp talvez não faça muito sentido. Como descobrir tudo isso?

Bom, é aqui que entra a qualificação de leads. Sendo assim, para que essa pessoa consiga baixar o ebook, é preciso que ela responda algumas perguntas para que nós consigamos segmentá-la e conhecê-la. Esse é o conceito de qualificação de leads.

Essas perguntas é que vão ajudar a descobrir se essa pessoa está buscando por alguma solução de vendas no WhatsApp ou se quer apenas estudar o conteúdo.

Agora pense em um e-commerce. Você solicita alguns dados pessoais e depois pergunta sobre o que ela deseja conversar hoje. Ela responde que deseja falar sobre “trocas de produtos”. Para que isso aconteça, você cria um direcionamento desta pessoa para a área responsável.

>>> Você também vai curtir ler: Por que você não consegue reter leads em seu site

Qual é a importância de qualificar os leads?

Agora que entendemos o conceito, é importante saber o porquê qualificar os leads.

  1. Melhores oportunidades de negócio
  2. Otimiza o tempo do time de vendas
  3. Comunicação mais direta
  4. Conhecimento do público que você atrai com suas campanhas de marketing
  5. Avaliação das suas chances de venda

Pasme: 79% dos leads não convertem em venda, segundo a MarketingSherpa. Então, cabe a nós reverter a situação. Mas como trabalhar a qualificação de leads quando já sabemos que os leads não estão prontos para aquela compra?

Como qualificar leads com chatbots em menos de 5 minutos?

De forma bem sucinta, os chatbots (também conhecidos como bots) são robôs que podemos utilizar para conversar com nossos clientes ou realizar tarefas automatizadas. Eles estão presentes em praticamente todos os canais de atendimento: WhatsApp, Instagram, Messenger e chat para site.

Diferente do que se possa pensar, os chatbots não são bichos de sete cabeças. Inclusive, no Octadesk você consegue criar do zero em poucos minutos ou até mesmo utilizar modelos prontos.

Ok, é fácil. Mas como podemos fazer uma qualificação de leads em menos de 5 minutos?

1. Crie sua conta no Octadesk

Crie sua conta no Octadesk para usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários

2. Escolha o primeiro canal que deseja configurar

Após a primeira configuração, você pode configurar todos os demais canais e criar chatbots diferentes para cada um deles (exceto e-mail).

Escolha um canal para começar a atender seus clientes

3. Inicie a criação do seu chatbot
Chatbot da Octadesk

a. Mensagem de atração

Em bots para site, por exemplo, usamos a mensagem de atração. Essa mensagem é como se fosse um “Olá, posso te ajudar?” dentro de uma loja. Ela é responsável por convidar os usuários que estão navegando pela sua página para inciarem uma conversa.

A mensagem de boas-vindas tem como objetivo despertar a curiosidade do usuário. Não apenas para conversar com um robô, mas para realizar a ação que você determinou inicialmente (realizar uma compra, visitar uma página etc).

Os demais tipos de bots são mais reativos. Ou seja, são os usuários que iniciam uma conversa com ele. Dessa forma, a conversa inicia apenas com a mensagem de boas-vindas.

 

Mensagem de atração e mensagem de boas vindas

b. Coleta de dados

A próxima etapa consiste em coletar os principais dados do seu cliente. Muitas empresas coletam apenas Nome e e-mail, no entanto, tudo vai depender do que é importante para a sua estratégia.

Coletar nome e email

Coletar telefone

c. Informações para a qualificação de leads

Depois de coletar os principais dados, seu objetivo é fazer perguntas que vão ajudar você a descobrir se essa pessoa tem chances de se tornar cliente.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas de qualificação:

  • Com qual área você gostaria de falar hoje?
  • O que você gostaria de resolver hoje?
  • O que impediria você de finalizar sua compra em nossa loja?
  • Quantas páginas já visitou no site (você pode criar um bot conectado a outro sistema que vai identificar essa informação automaticamente);
  • Histórico de compras (o bot pode identificar se já é cliente ou não);
  • Você tem um orçamento disponível? 
  • Você já investiu em soluções similares anteriormente?
  • Quais são os fatores decisivos para sua compra?
  • Quem toma as decisões de aquisição de novas soluções em sua área?
  • Quando foi a última vez que a sua empresa fez uma compra como esta?
  • Existem outras pessoas participando do processo de decisão?
  • Qual é o maior problema que você procura resolver ao contratar essa solução? 
  • Quais são os fatores de sucesso para você?
  • Em quanto tempo você espera ter esses problemas resolvidos? 

Lembrando que você não deve fazer todas as perguntas. Faça uma seleção de, no máximo, 5 perguntas que possam direcionar seus investimentos de marketing em relação àquele lead.

Coletar segmento da empresa

Coletar tamanho da empresa

d. Direcionamento

Após fazer as perguntas que você considera importantes, é importante direcionar esse cliente para algum lugar. Por exemplo, se a pessoa respondeu que tem + de 30 pessoas na empresa, ela deve conversar com um especialista no assunto. Se ela tem 1-15 pessoas, deve conversar com outro.

Viu só como é fácil qualificar seus leads?

Como trabalhar diferentes tipos de leads?

Os leads coletados podem ser separados com os seguintes objetivos:

  • Lead será direcionado para o comercial: pessoas que já estão prontas para finalizar a compra. São os leads qualificados. Dessa forma, elas já podem falar com uma pessoa do comercial ou até mesmo receber incentivos para comprar por si só (cupons, frete grátis etc);
  • Lead será trabalhado pelo marketing: pessoas que ainda não estão prontas para fechar uma compra. Portanto, o papel do marketing é continuar criando conteúdos e outras ações que façam com que a pessoa finalize a compra futuramente;
  • Lead será descartado: pessoas que não são o público ideal da sua empresa.

No primeiro caso, o bot vai direcionar essa pessoa para uma conversa com um especialista, para uma página diferente daquele que está ou para um fluxo de conversa onde ela consiga realizar o autoatendimento.

Já no segundo, é preciso entender que os leads não estarão prontos em um piscar de olhos. Por isso, pense em tudo o que essa pessoa deveria saber, mostre que ela tem um problema a ser resolvido e que sua empresa tem a solução para ele. Explore formatos diversificados como mensagens promocionais no WhatsApp, ebooks, vídeos, infográficos e até anúncios de remarketing.

Conforme você for desenvolvendo esses materiais, esses leads gerados se tornarão mais qualificados porque estão consumindo conteúdos mais focados em suas necessidades.

Qualifique seus leads com o Octadesk

Qualificar leads com chatbots é uma tarefa mais descomplicada do que se pensa por aí. Tanto é que você não vai levar mais do que 5 minutos para criar seu fluxo de atendimento no Octadesk. O melhor de tudo é que você não precisa da ajuda de uma pessoa de programação para colocar tudo isso em prática.

Qualificar seus leads vai permitir que a empresa faça uma segmentação melhor e que direcione seus esforços para o público correto. Ou seja, vai evitar que você invista dinheiro onde não vai trazer retorno algum.

Faça o teste grátis do Octadesk agora e comece a criar bots eficientes que otimizam os resultados dos investimentos em marketing!

Testar Octadesk grátis

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
D