Mais

Conheça 5 dicas de como enviar orçamento pelo WhatsApp

Por Sara Cristine 16 de fevereiro de 2021 8 min de leitura

Os consumidores estão cada vez mais realizando compras por aplicativos. Então, minha pergunta é: você sabe como enviar orçamento pelo WhatsApp?

Diferente de canais como o e-mail, o WhatsApp pode ser utilizado de maneira estratégica no momento do envio de orçamento. Para que seus envios tenham maiores chances de converter em vendas, vou dar algumas dicas sobre como enviar orçamento pelo WhatsApp.

Boa leitura!

Mas por que utilizar o WhatsApp para enviar orçamentos?

O WhatsApp, com certeza, é uma das maneiras mais democráticas de se comunicar com os clientes. Isso porque:

  • É gratuito;
  • Permite conversas com a periodicidade desejada;
  • Vai além do texto e também permite o compartilhamento de imagens, vídeos, áudios, GIFs e arquivos;
  • É uma ferramenta prática e fácil de manusear;
  • E muitos planos de internet para celular sequer cobram pelo uso do aplicativo, o que faz com que o usuário não precise se preocupar com limitações como a falta de crédito ou conta alta!

Testar Octadesk grátis

Com todas essas informações, não dá pra negar que o WhatsApp é o lugar onde seus clientes estão, então também é o lugar onde sua empresa deve estar! Muitos empreendedores, no entanto, ainda têm dúvidas sobre como usar o
WhatsApp para capturar a atenção dos clientes, sobretudo na hora de enviar um orçamento.

Embora o orçamento pareça ser a etapa final, o processo começa muito antes, durante o atendimento. Mas você sabe o que é indispensável para um bom atendimento utilizando este aplicativo?

Como oferecer um bom atendimento no WhatsApp?

1. Use o WhatsApp Business!

Nessa modalidade do aplicativo, você pode ter um controle maior do seu processo comercial, adicionar etiquetas às conversas para saber em qual etapa da venda está cada cliente, além de poder colocar o catálogo dos seus produtos no seu perfil.

Com ele, você também evita o risco de perder as conversas com clientes no meio das suas mensagens pessoais (acredite, muitas pessoas perdem a venda por causa de detalhes como esse!).

2. Faça o WhatsApp parte do seu processo de vendas

Seu processo de vendas deve ser sólido e bem estruturado! Evite usar o WhatsApp apenas de vez em quando. Faça dele uma parte importante e indispensável da comunicação com seus clientes.

Há empresas que atuam como turistas no WhatsApp, pois só aparecem de vez em quando. Porém, é extremamente importante cuidar do atendimento enquanto durar o seu expediente.

3. Conheça seus clientes

Algumas empresas têm personas definidas, mas em muitos casos, o cliente pode ter diferentes perfis. É muito importante que você conheça seu cliente (saiba sua idade, onde mora, qual sua classe social etc) para adequar a
linguagem que vai ser utilizada nesse processo individual.

Você provavelmente não vai utilizar uma gíria jovem com um cliente mais velho e vice-versa. Saber estabelecer essa comunicação efetiva faz parte do bom atendimento e também fideliza clientes, afinal, eles vão se identificar com
você e com a sua marca.

4. Não demore para responder seus clientes

O WhatsApp é descrito como um aplicativo de mensagens instantâneas, ou seja: comunicação rápida. Portanto: não demore para responder seus clientes! Mesmo se não estiver em seu horário de expediente, programe mensagens instantâneas especificando os horários em que você está disponível, agradeça o contato e nunca esqueça de responder assim que puder!

4. Evite enviar seu orçamento logo de cara para o cliente

Procure entender mais sobre o que ele está buscando, fale sobre o valor do seu trabalho e do produto que você oferece! Por exemplo: se você for um fotógrafo, fale para o cliente sobre a importância de guardar boas recordações dos momentos com a família, com os filhos…

Assim, ele vai entender o quão rico – no sentido simbólico – é aquilo que você oferece. Isso também é um gatilho mental para as suas vendas! Antes de enviar o orçamento, também agradeça pela procura, pela preferência e pergunte onde ele encontrou seu trabalho (aqui você pode descobrir que está sendo indicado e recomendado!). Isso estabelece um contato mais humano com a pessoa do outro lado da tela e não deixa sua comunicação “robotizada”.

5. Seja sempre educado

Parece óbvio, mas muitas pessoas mandam mensagens sem sequer dar “bom dia” ou qualquer que for o cumprimento do momento. Agradeça sempre, peça desculpas se necessário e coloque-se à disposição. Isso pode fazer uma diferença enorme na forma como os clientes enxergam você e o seu negócio!

Não se esqueça de incluir termos como “bom dia”, “tudo bem?” e “obrigado!” também nas suas mensagens automáticas. Agora que você conhece algumas boas práticas de atendimento pelo WhatsApp, que tal incorporá-las ao seu dia-a-dia?

Como vender pelo WhatsApp

Como enviar orçamento pelo WhatsApp para seus clientes?

O envio do orçamento pelo WhatsApp é o momento onde você ainda pode conquistar o cliente. Por isso, confira algumas dicas:

1. O cliente pediu orçamento e sumiu?

Não se desespere – é mais normal do que você pensa. Mas não é bacana ficar bombardeando seu cliente com mensagens como “E aí?”, “Vai querer?”, “Já tem uma resposta?”. O ideal é abordá-lo de uma forma sutil e educada, com mensagens como “Oi, fulano! Tudo bem? Te mandei um orçamento do produto x no dia tal, o arquivo chegou certinho? Você conseguiu dar uma olhada?” e deixar que o cliente dê sua resposta.

2. Gatilhos mentais

Você também pode usar gatilhos mentais, por exemplo, o da escassez: “Oi, fulano! Te mandei um orçamento do produto x no dia tal, o arquivo chegou certinho? Você conseguiu dar uma olhada? Nossos clientes adoraram o produto, e isso está fazendo com que fiquemos com um estoque limitado. Caso você ainda se interesse, não deixe de me dar um toque por aqui, certo?”

Banner com link para artigo sobre gatilhos de vendas para whatsapp

3. É preciso um PDF?

É comum ver as pessoas fazendo envios de orçamento em formato PDF pelo WhatsApp. No entanto, nem todos os orçamentos possuem a mesma quantidade de detalhes, por isso, é importante que você faça um análise.

Para orçamentos menores e com menos informações, nada impede de enviá-lo junto no formato de mensagem, na própria conversa de WhatsApp. Porém, se o orçamento for mais detalhado, você pode optar pelo PDF, mas claro, não se esquecendo de que documentos muito pesados podem dificultar a abertura.

4. Explicações para os clientes

Se o orçamento for referente a produtos e serviços mais complexos, nada impede que você explique para o cliente alguns detalhes que podem ser cruciais para seu entendimento.

Se coloque à disposição do cliente caso algumas dúvidas surgirem. Dessa forma, o cliente vai se sentir mais confiante e as chances da venda acontecer serão maiores.

5. Informações completas

Não esqueça de colocar todas as informações necessárias no seu orçamento. Embora você esteja à disposição do cliente, o ideal é que aquele atendimento não se estenda o dia inteiro apenas para tirar dúvidas básicas. Então, a dica é: faça com que seu orçamento não gere outras dúvidas no cliente!

Mensagens de orçamento para os clientes

Para facilitar seu processo de envio de preços, trouxe 2 exemplos de mensagens de orçamento:

  1. Olá, [nome do cliente]. Tudo bem?

Segue o orçamento para o [nome do produto] que você solicitou. Lembrando que ele é válido até [data de validade]. Se tiver alguma dúvida, é só me chamar.

Seu nome/empresa

Endereço: (se aplicável)

CNPJ:

WhatsApp: 

Nome do cliente:

WhatsApp do cliente:

Código do produto:

Nome do produto:

Quantidade do produto: 

Valor unitário:

Valor total:

 

2. Olá, [nome do cliente]. Como vai?

Aqui está o orçamento que você solicitou. Aproveitei para colocar outros produto similares para você poder comparar. Vamos fechar? Se fechar hoje você tem um desconto de x%.

Seu nome/empresa

Endereço: (se aplicável)

CNPJ:

WhatsApp: 

Nome do cliente:

WhatsApp do cliente:

Código do produto:

Nome do produto:

Quantidade do produto: 

Valor unitário:

Valor total:

Data de validade do orçamento:

Utilize o WhatsApp para enviar orçamentos!

Você pode começar agora mesmo, mudando sua forma de abordar seus clientes, enviando mensagens mais
informais e humanizando sua empresa com o uso do WhatsApp! Se você está à procura de um treinamento completo que ajuda a impulsionar as vendas do seu negócio utilizando apenas o WhatsApp, faça parte do WhatsApp Lucrativo!

Banner com link para artigo sobre gatilhos de vendas para whatsapp

Guest post escrito por Lincon Beraldo

Perguntas frequentes sobre Orçamento pelo WhatsApp

O que é preciso para fazer um orçamento?
1. Verifique o quanto você ganha
2. Analise o quanto gasta
3. Descubra a diferença entre os dois primeiros itens
4. Tome a decisão
Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
5
C