Mais

5 passos para criar um Script de vendas pelo WhatsApp

Por Sara Cristine 8 de fevereiro de 2021 17 min de leitura

Todo mundo deve ter aquele script de vendas de estimação, certo? Seja no telefone, e-mail, redes sociais e, principalmente no WhatsApp.

É certo que cada canal de comunicação tem suas próprias particularidades e nem sempre é possível aplicar tudo o que se sabe em todos eles. Mas hoje, você vai aprender a criar um Script de vendas pelo WhatsApp, alguns exemplos e erros comuns ao criar um!

Ah, se você quiser fazer um teste grátis do Octadesk e já conectar seu WhatsApp para realizar suas vendas e atendimentos, é só clicar em “teste grátis”.

Acompanhe comigo!

O script de vendas pronto para WhatsApp é…

É provável que você saiba o que é um script, mas eu, que adoro explicar as coisas, quero ter certeza que eu e você estamos na mesma página. Ok? Se você já souber, pode passar para o próximo tópico.

O script de venda é um documento que pode ser feito em diversos formatos, cujo intuito é orientar vendedores, atendentes e consultores a respeito de como lidar com um cliente. O objetivo, geralmente, é que o cliente feche um negócio.

Sendo assim, o script de vendas pelo WhatsApp tem como objetivo prender a atenção ao que você diz e incentivar o cliente a comprar seu produto ou serviço. Fácil, né?

Como criar um script de vendas pelo WhatsApp em 5 passos?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Como criar um script de vendas pelo WhatsApp? Vou te dar alguns direcionamentos que irão dar sentido para seu texto.

1. Público

Esse é o principal item da sua lista. Por quê? Porque o seu público vai determinar a sua linguagem. Por exemplo, se o público é jovem e descolado, imagine um texto assim:

Prezado, como posso ajudá-lo?

É, fica bem estranho. Essa forma de escrita não aproxima o consumidor da sua empresa. Ou imagine que o seu público sejam pessoas mais simples que não tiveram a oportunidade de terminar o ensino médio. Não faz sentido utilizar palavras difíceis para falar com eles, certo?

2. Objetivo

Sim, o seu objetivo é vender ou influenciar alguém a agir. No entanto, é comum a gente se empolgar e falar tantas coisas legais no script, menos o que realmente interessa.

Certa vez, estava escrevendo um script para o nosso chatbot da Octadesk. Fui divertida, dentro dos padrões da nossa marca e no final, faltou o principal: pedir para as pessoas realizarem um teste gratuito (meu objetivo).

Seu objetivo principal é vender, mas para isso, precisa que as pessoas tomem alguma atitude. Qual é essa atitude? Baixar um material de Marketing? Fazer um teste grátis? Falar com um consultor? Acessar o site e ver promoções? Enfim, tenha em mente o objetivo porque ele vai nortear a conversa também.

3. Etapas

Agora, é o momento em que seu script de vendas pelo WhatsApp começa a fazer sentido.

  • Saudação: quando o cliente entra em contato, você deve ser cordial e mostrar empolgação (na medida!). Se apresente e pergunte o nome da pessoa porque isso vai ajudar a estabelecer uma conexão.
  • Investigação: caso o cliente já não tenha introduzido o assunto, você pode perguntar como pode ajudá-lo.
  • Confirmação: depois de entender como pode ajudar, confirme a informação e os dados do cliente.
  • Informação: informe quais são os passos que você ou o cliente devem realizar em relação a essa demanda.
  • Oferta: incentive o fechamento de uma compra/contrato com cupons de desconto, condições especiais ou apenas utilizando técnicas de vendas.
  • Fechamento: se coloque à disposição para responder outros questionamentos do cliente e depois finalize se despedindo e agradecendo o contato.

4. Revisão

Uma vez feito seu script de vendas pelo WhatsApp, revise o conteúdo e entenda se precisa de reajustes ou não. E claro, continue revisitando esse script porque você pode descobrir novos pontos de melhoria que farão toda a diferença.

Gif homem negro escrevendo no papel

5. Treinamento

Treine sua equipe. O foco do script de vendas pelo WhatsApp não é fazer com que as pessoas decorem, mas que elas saibam como agir em diferentes situações.

Sabe aquele ditado que diz: “a prática leva à perfeição”? Então, seja praticando entre o time ou com os clientes, lembre-se que a constância é essencial nesta parte.

Quais exemplos de script de vendas pelo WhatsApp você pode usar?

1. Script para orçamento

Olá, [nome da pessoa], tudo bem? Eu sou [nome do consultor] da [nome da empresa]. Vi a solicitação de orçamento que você fez e a partir de agora sou seu consultor. Me conta um pouco mais sobre o que você precisa!

Depois que a pessoa contar o que precisa, você apresenta a solução e cria um incentivo para que ela feche a compra.

[Caso não haja resposta]

Olá! Você já encontrou o que estava buscando? Qualquer coisa que precisar, é só me chamar por aqui, combinado?

2. Script para vendas consultivas

Na Octadesk, utilizamos muito o WhatsApp para falar com os potenciais clientes. Uma de nossas abordagens funciona assim:

Olá, tudo bem? Me chamo [nome do consultor]. Vi que você iniciou um teste no sistema. Posso te ajudar em alguma coisa?

Quando as pessoas respondem, elas costumam ter dúvidas a respeito da ferramenta e de suas funcionalidades. Para enviar respostas mais rápidas para eles, cada consultor gravou série de vídeos curtos e explicativos que abordam as principais dúvidas. E usam assim:

[Nome da pessoa], eu fiz um vídeo que explica exatamente o que você precisa saber. Posso enviar para você?

Além de vídeos, também utilizamos imagens e materiais complementares do próprio blog, caso a pessoa ainda não tenha tomado uma decisão.

3. Script para vendas em e-commerce

Quando um potencial cliente entra em contato para tirar uma dúvida e realizar uma compra, é possível incentivar ainda mais compras de tickets maiores.

Cliente: Olá, tenho dúvida sobre a tabela de tamanhos desta peça X.

Atendente: Olá! Aqui está a tabela de tamanhos. O que falta para fechar sua compra com a gente?

Se a pessoa levantar alguma objeção como o preço, você pode oferecer cupons de desconto, frete grátis ou até programa de fidelidade (se sua margem de lucro permitir isso, claro!). Se não for possível, comente sobre as possibilidades de usos e combinações e como a pessoa vai se sentir adquirindo o produto.

4. Script para follow up

Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem?

Nos falamos na semana passada, mas você ainda está em dúvida sobre qual produto escolher. E aí, conseguiu decidir ou precisa de uma ajudinha?

Ou no caso da venda de serviços:

Olá, [nome da pessoa]. Tudo bem? 

Na semana passada enviei um material para você sobre os nossos serviços. Você conseguiu ver? O que achou? As vagas estão esgotando, então pensei em te relembrar do nosso papo!

5. Script de prospecção

Fala, [nome da pessoa], tudo bem com você?

Meu nome é [nome do consultor], [nome do cargo] na [nome da empresa]. Por aqui nós ajudamos empresas venderem mais e atenderem melhor. Podemos conversar sobre seus desafios do momento? Tenho certeza que posso ajudar!

Erros comuns ao fazer um script de vendas pelo WhatsApp

É muito comum ver scripts de vendas pelo WhatsApp que são praticamente o discurso perfeito, porém, a empresa peca em outros aspectos. Quer saber mais sobre eles?

Tempo de resposta alto

O tempo de resposta conta muito. Embora a primeira resposta tenha um impacto na experiência do cliente, é preciso cuidar para que todo o atendimento seja o mais rápido possível.

Oferecer respostas rápidas é essencial para manter o cliente interessado, sem buscar outra solução que não seja a sua. Para isso, faça um estudo das perguntas e dúvidas frequentes dos seus clientes e use a funcionalidade de respostas prontas do WhatsApp. Assim, você vai economizar tempo tanto dos seus clientes quanto da sua equipe.

Além disso, você também pode utilizar script de vendas através de um chatbot para WhatsApp, basta inserir as mensagens automáticas que deseja enviar.

Banner com link para artigo sobre frases prontas para atendimento ao cliente no whatsapp

Materiais de apoio inexistentes

Tanto e-commerce quanto outros tipos de negócio devem ter materiais de apoio. Imagine que um cliente deseja ver outras fotos de um produto ou até mesmo entender as funcionalidades de um produto na prática e você não tem nada disso em mãos.

Portanto, prepare-se com fotos, vídeos, artigos e tudo mais que for necessário para auxiliar seus clientes a tomarem uma decisão!

Preparo zero

É essencial estar preparado. Todos os dias os clientes são bombardeados de informações e nós como empresa devemos estar preparados para respondê-los de maneira adequada. Ou então, eles não irão hesitar em buscar por uma outra solução em outro lugar.

Como vender mais no WhatsApp

1. Use botões para interação dos clientes

Os botões de CTA no WhatsApp (call to action ou chamada para ação em português) são botões onde existe uma ordem explícita sobre uma ação que o usuário deve fazer.

Esses botões de CTA podem ter no máximo 3 botões e podem ser:

  • Ligação para números de telefone: essa opção envia um número de telefone para que seus clientes entrem em contato;
  • Visita a sites e páginas: com esse botão você pode direcionar seus clientes para uma página de promoção do seu site ou uma landing page, por exemplo;
  • Confirmação de dados: os usuários podem concluir alguma ação específica como, por exemplo, ativar um novo cartão ou confirmar se um dado está correto ou não (aqui você pode utilizar o recurso de mensagens promocionais);
  • Envio de resposta rápida: esses botões são usados para receber respostas instantâneas dos clientes. Essas respostas podem ser variadas, desde um simples “sim ou não” como um agendamento.

 

Banner com link para artigo como utilizar whatsapp business com múltiplos usuários

2. Utilize o WhatsApp Business com múltiplos usuários

Não só o WhatsApp tradicional como também a versão Business ficou famosa por sua versatilidade, comodidade e praticidade. Tanto para as empresas quanto para o consumidor.

A coisa funciona tão bem porque você costuma ter em seus contatos apenas as pessoas conhecidas ou marcas as quais você deseja se conectar. Assim, as chances de engajar seus clientes são grandes.

Mesmo que o aplicativo apresentasse só motivos bons para ser usado, sempre ficava um questionamento: como utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários?

Utilizar essa combinação é mais que necessário, visto que:

  • Uma equipe e um celular: causa confusão no atendimento e demora nas respostas. No final das contas, é certeza de clientes irritados;
  • Um celular para cada pessoa da equipe: essa é uma solução rápida para os vendedores, mas é muito cara para a empresa e confusa para os clientes. Os clientes nunca sabem por qual número entrar em contato e isso piora a experiência com a sua marca.
  • Celulares pessoais: quando a pessoa não estiver disponível, o cliente não é atendido. Ou então, você nunca vai conseguir tratar os casos referentes a um determinado cliente porque o celular não é propriedade da empresa.

Que tal colocar tudo em prática?

3. Nomeie clientes de acordo com a jornada de compra

Cada contato de cliente que você tem em seu WhatsApp é valioso. Não trate esses contatos apenas como números de telefone de pessoas para quem você quer vender. Trate como nomes. Como assim?

Todas as pessoas que entram em contato com você podem ser nomeadas de acordo com a busca delas. Ou seja, se o João entrou em contato buscando por uma furadeira e no momento você não tem, por que não nomear João Furadeira?

É bem engraçado, mas assim que o produto entrar em estoque, você digita “furadeira” em sua busca e quem vai aparecer na lista? Isso mesmo, o João da Fudaradeira, digo, João Furadeira.

Caso você não queira mudar o nome do contato por um produto específico, pode colocar um indicativo de qual fase do funil de vendas ele está.

E isso não serve apenas para produtos que estão sem estoque, mas também para filtrar os interesses de consumidores recorrentes. Quer ver como?

Mudando de produto para serviço, se você tem uma nova funcionalidade em um sistema e deseja comunicar essa novidade para as pessoas que compraram em épocas antigas, é só nomear os contatos como “Helena Agosto 2019”, assim você consegue se comunicar sem precisar fazer muita pesquisa.

4. Use e abuse dos Stories do WhatsApp

Os stories do WhatsApp não servem apenas para postar frases motivacionais ou memes engraçados. Utilize para vender seus produtos, comunicar novidades, divulgar promoções ou horários especiais de funcionamento. Lembre-se de que eles duram apenas 24 horas, então, se houver algo que queira por mais tempo, poste outra vez.

Todas as pessoas de sua lista podem ver, o que significa que são aquelas que estão mais engajadas com a sua marca e acham relevante manter seu número em suas listas de contatos. Em outras palavras, é para essas pessoas que suas vendas tem a maior chance de conversão.

5. Invista em relacionamento com o cliente no WhatsApp

Se você já tem clientes fiéis, pode permitir que utilizem o WhatsApp como uma ferramenta para se relacionar com as pessoas de vendas.

Com clientes VIPs, é possível tornar disponível a reserva de produtos que costumam ter maior saída. Se você tem uma lista de pessoas que mais compram, será muito mais fácil oferecer uma experiência com a sua marca.

Partindo deste mesmo princípio, por que não usar o aplicativo como canal para encomenda de produtos? Desta forma você vai elevar o nível de relacionamento do(a) cliente com sua empresa.

6. Use disparo em massa

A melhor prática para se comunicar com mais pessoas ao mesmo tempo é utilizando o disparo em massa do WhatsApp Oficial (API) em vez de um grupo. Os grupos são controversos porque muita gente vive saindo deles, então, se você quer evitar desapontamentos, esqueça dele de uma vez por todas.

O disparo em massa do WhatsApp permitem a criação de uma lista personalizada de acordo com a estratégia que você quer utilizar. Por exemplo, se você tem clientes que sempre compram o mesmo tipo de produto, então, é só criar uma lista de transmissão e mandar a mensagem com as atualizações necessárias.

Outra estratégia com as listas são a divisão em duas partes: uma de pessoas interessadas e outra de pessoas que já compraram.

As possibilidades são infinitas, então, é só pensar de acordo com tipo de produto, a estratégia de promoção de vendas que você tem etc.

7. Crie respostas rápidas para agilizar o atendimento

Você já deve ter ouvido alguém dizer que atalhos são uma péssima ideia e que sempre algo ruim acontece no final? Eu já ouvi meus pais falarem isso muitas e muitas vezes. Nesse caso, é uma boa ideia e eu vou te explicar o motivo.

Com a versão do WhatsApp Business, você pode criar atalhos em seu teclado para as mensagens que você envia com mais frequência.

Um exemplo claro do uso desta opção é quando você tem um produto em sua empresa que sempre gera dúvida de funcionamento, garantia, validade, unidades etc. A equipe de vendas precisa falar a mesma coisa para cada pessoa que entra em contato. Isso já aconteceu com você ou sua equipe?

Além de economizar o tempo da equipe, você também economiza o tempo de centenas de clientes que entram em contato todos os dias. Assim, você responde mais rápido do que o usual e consegue vender mais.

Respostas rápidas também permitem que você insira GIFs, imagens, emojis e até vídeos, se necessário. Mas lembre-se que cada elemento extra precisa fazer sentido com a sua marca e com sua estratégia. Não faz sentido algum mandar imagem de flores se a sua empresa faz pneus, por exemplo.

7.1 Definindo respostas rápidas

  1. Menu > Configurações > Configurações da empresa > Respostas rápidas
  2. Adicionar
  3. Coloque o texto que deseja ser mostrado ou anexe GIFs, imagens/vídeos
  4. Escolha uma palavra-chave que servirá de atalho no seu teclado para acessar a resposta rápida
  5. Salve

7.2 Enviando respostas rápidas

  1. Escolha uma conversa
  2. Digite “/” e em seguida a palavra-chave que você escolheu para acessar a resposta rápida
  3. Escolha a resposta que deseja enviar
  4. Embora a mensagem possa ser enviada em seguida, é interessante que você edite e coloque o nome da pessoa para quem está enviando.

Um exemplo do uso de atalhos é quando você tem uma promoção pontual e deseja comunicar isso dentro de uma conversa. Então, é só adicionar palavras-chave como “promoção”, “promo” e enviar a resposta rápida.

Ao organizar suas conversas desta forma, você consegue responder a mais pessoas, não perde oportunidades e vende mais.

Mão segurando celular com tela aberta no WhatsApp da Octadesk

As respostas rápidas podem ser usadas no WhatsApp Business do mesmo modo que podem pelo celular. Caso você tenha uma operação maior, é necessário utilizar uma ferramenta como o Octadesk para te auxiliar no envio de respostas rápidas.

8. Programe o envio de mensagens

Para mim, não tem coisa mais chata do que uma empresa que fica me mandando sempre as mesmas mensagens, como se não fizesse questão de saber quem eu sou, do que eu gosto etc. Já vivenciou algo do tipo?

Aposte num calendário ou agenda de envio de mensagem, assim você sabe o que, quando e para quem vai enviar sua comunicação.

9. Foque no cliente

Como assim, Sara? Vou explicar o que quis dizer com isso. O princípio do Inbound Marketing é atrair, engajar e converter. Note que “converter” é a última parte do funil de vendas.

Por que em vez de empurrar produtos e serviços para as pessoas, você não foca em entender o problema ou situação do seu público?

Quando você foca em atrair, precisa pensar no que vem depois, que é oferecer algo a mais para que seu público permaneça.

10. Use Chatbot para WhatsApp

Uma funcionalidade que tomou conta de diversas empresas foi o bot ou chatbot para WhatsApp. Mas, o que é de fato um chatbot para WhatsApp? Ele é uma aplicação que te ajuda a automatizar respostas e encaminhar clientes para conversas com outros vendedores.

Ele tem sido tão utilizado porque otimiza tempo dos clientes e vendedores, engaja clientes, ajuda a agilizar o processo de vendas e oferece atendimento personalizado.

Venda mais no WhatsApp com o Octadesk

Não tem nada melhor do que encontrar novas formas de aperfeiçoar as vendas, não é mesmo? O WhatsApp é um canal que pode ser utilizado de maneira estratégica, independente da etapa de vendas que o seu cliente se encontre.

Para alcançar resultados ainda mais incríveis, experimente o Octadesk por 7 dias grátis e tenha:

  • Respostas rápidas
  • Múltiplos usuários
  • Chatbots
  • Roleta de distribuição de contatos entre os consultores
  • Menções
  • Superintegrações com outras ferramentas, por exemplo, CRM, sistema financeiro etc
  • Personalização de conversas
  • E muito mais!

Testar Octadesk grátis

Perguntas frequentes sobre Script de vendas no WhatsApp

Como abordar um cliente no WhatsApp?
Descubra mais detalhes neste artigo “Como abordar um cliente pelo WhatsApp”
Como oferecer um produto por WhatsApp?
O passo a passo está neste artigo “Como fazer anúncio para WhatsApp em 9 passos”

Como converter vendas no WhatsApp?

1. Use um número profissional

2. Tenha toda a equipe atendendo em um só número

2. Ofereça conteúdo exclusivo

3. Utilize gatilhos mentais

4. Divulgue seu número de WhatsApp

5. Peça autorização para adicionar o cliente

6. Utilize o WhatsApp para marketing, vendas, atendimento

7. Organize seus atendimentos com um sistema

8. Faça anúncios que levam para uma conversa no WhatsApp

9. Faça WhatsApp Marketing

10. Aproveite o status do WhatsApp para fazer divulgações

11. Treine seu time sobre como vender pelo WhatsApp

12. Divulgue seu número de WhatsApp em seu site também

13. Evite spam

14. Utilize chatbots para realizar atendimentos 24h

15. Ofereça atendimentos rápidos

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
C