Mais

7 gatilhos mentais de vendas para usar no WhatsApp

Por Sara Cristine 3 de novembro de 2020 10 min de leitura

Como mostrar para uma pessoa o quanto ela precisa de um produto através do WhatsApp? No final do dia, o que todos vendedores querem são vendas fechadas, metas batidas e muitos “sim”s dos clientes.

É para isso que servem os gatilhos mentais: formar caminhos mais prováveis na cabeça daquele cliente até a sua decisão de compra. Mas isso não é nenhum tipo de lavagem cerebral como vemos em filmes de ficção-científica, okay? Normalmente, esses indivíduos já são leads próximos do fundo de funil que precisam de uma estímulo extra no processo.

Por isso, como define Gustavo Ferreira, autor de “Gatilhos mentais: O guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar”, os gatilhos mentais são temperos. Uma pitada de incentivo a mais na salada de valores que levam o cliente a fechar uma compra com você.

Quer entender um pouco mais sobre o que eles são e como aplicá-los em sua estratégia de vendas pelo WhatsApp? Acompanhe comigo!

Boa leitura!

O que são gatilhos mentais

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou algo em uma empresa porque foi convencido pela mensagem que recebeu no e-mail marketing, WhatsApp ou qualquer outro canal. E só porque o copywriting, ou seja, o texto foi muito atrativo e trouxe alguma informação chave que ativou aquele gatilho do consumo.

Pois é, ninguém atirou a pedra… Como seres humanos, somos suscetíveis a sermos pegos por gatilhos mentais diariamente.

Um bom exemplo de gatilho mental são as ofertas limitadas e relâmpagos que parece que vamos morrer se não aproveitarmos a oportunidade. Mas existem vários outros tipos de gatilhos comuns no dia a dia.

Testar Octadesk grátis

Por que utilizar gatilhos mentais no WhatsApp

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no mundo hoje. E não só fazemos o uso pessoal desse aplicativo, como também profissional. 63% das empresas têm o aplicativo como canal principal para conversar com os clientes, segundo a CX Trends 2020, pesquisa realizada pela Octadesk.

Além de ser o aplicativo queridinho de todo o mundo, ele também é um ótimo parceiro dos consumidores, que querem cada vez menos burocracias e barreiras na comunicação com a empresa que desejam consumir. Imediatismo, proximidade e praticidade… o WhatsApp dá o que o consumidor deseja!

Toda essa proximidade presente nas conversas entre empresas e clientes pelo WhatsApp gera conversões. Por isso, levar os setores de vendas e atendimento da sua empresa para o aplicativo é tão importante.

Os gatilhos mentais andam lado a lado com as estratégias de vendas e marketing em vários canais. Com todo o potencial conversacional do WhatsApp, não seria diferente nesse canal!

Confira os benefícios de aplicar os gatilhos mentais de vendas no WhatsApp:

  • Forma mais rápida de promover o produto sem muito investimento;
  • Mensagem mais efetiva;
  • Agilidade na resposta caso o consumidor tenha alguma dúvida sobre o produto;
  • Maior taxa de conversão


7 tipos de gatilhos mentais de vendas para usar no WhatsApp

1. Gatilho de urgência

“Pague 1 e leve 2. Promoção válida até amanhã” – só de ler isso, o coração já palpita, né? Esse é um exemplo clássico de gatilho de urgência, em que aquele benefício oferecido tem um limite de tempo, que geralmente é bem curto.

Como ativar esse gatilho no WhatsApp:

  • Crie uma promoção ou um cupom de desconto que possa ser usado em seu site;
  • Agende um horário para a promoção aos seus contatos, assim terá controle do tempo em que a promoção estará ativa;
  • Defina por quanto tempo essa oferta ou cupom será válida e deixe esse período claro na comunicação.
  • Entre as várias frases de gatilho para WhatsApp que você pode utilizar, aqui temos um bom exemplo: “[Nome], você tem um desconto de 20% em nossa loja valendo até amanhã às 14h00! Não vai perder essa oportunidade, né?

2. Gatilho de escassez

Esse é o gatilho que ativará o desejo de algo que está em falta ou que acabará muito rápido. Por exemplo, quando há apenas um três pares de sapatos no estoque da loja e, por isso, a pessoa precisa comprar um o quanto antes se quiser garantir o seu.

Como você pode usá-lo no WhatsApp:

  • Envie uma mensagem com frases de gatilho para WhatsApp contendo um aviso de que determinado produto está acabando, como por exemplo: “O [nome do produto] já está acabando! ?
    Você não vai deixar de garantir o seu, né? Clique no link e garanta já o seu [nome do produto] por apenas [preço]!”
  • Incentive a proatividade do cliente comunicando a escassez do produto também no Status do WhatsApp.

3. Gatilho de prova social

Depoimentos, comentários e demais opiniões de terceiros estimulam ações quando são expostos. Eles servem como uma prova de que o seu serviço ou produto realmente tem valor, além de gerar identificação entre a figura do depoimento e o cliente.

Os dois tinham um problema em comum, certo? Portanto, ambos podem resolvê-lo da mesma forma: com a sua solução!

Como mostrar provas sociais no WhatsApp:

  • Peça depoimentos para clientes satisfeitos em formato de vídeo e os publiquem no Status.
  • Pegue trechos do depoimento e coloque-o na imagem que acompanhará a mensagem de promoção do seu produto.
  • Coloque o trecho do depoimento no corpo da mensagem, por exemplo: “Esse é o conjunto favorito de muitos clientes. O [nome do cliente] ADORA o nosso produto: “Estou impressionado com a qualidade das roupas da [nome da loja]. Desde que comprei esse conjunto, nunca mais quis saber de comprar esse modelo em outro lugar!”. Viu? Corra para garantir o seu! ?”

4. Gatilho da novidade

Quem não gosta da sensação de ser o primeiro de todos a saber de algo novo? Todo mundo gosta! Existe uma razão pela qual a Apple forma filas enormes toda vez que lança um produto novo, não é? Você também pode utilizar isso a seu favor em sua estratégia de vendas WhatsApp!

As pessoas tendem a decidir comprar algo quando elas sentem que souberam daquele produto primeiro. Com esse gatilho, você pode mostrar algum produto da sua empresa como algo novo no mercado, ou simplesmente uma novidade dentro da sua loja.

Saiba como mostrar as novidades pelo WhatsApp:

  • Promova essa novidade enviando uma mensagem para os contatos mais recorrentes e clientes mais engajados;
  • Envie frases de gatilho para WhatsApp que vão de acordo com essa proposta, como essa: “Ei, tenho uma novidade em primeira mão para você! ? É o [nome do produto], o mais novo queridinho da nossa loja!”

5. Gatilho de garantia

Garanta que o cliente não perderá nada ao adquirir o produto. Esse é um gatilho muito para atrair clientes novos que ainda não conhecem a sua marca.

Sabemos como o consumidor pode ficar com muitas dúvidas antes de fechar uma compra de fato, portanto, esse gatilho afasta suas desconfiança e o deixa mais confortável para chegar até a sua decisão final.

Como oferecer essa garantia via app (frases de gatilhos mentais no WhatsApp)

  • Quebre as burocracias na forma de pagamento, por exemplo: “Comece a pagar só daqui 40 dias” ou “Teste sem cartão de crédito!”;
  • Ofereça formas de devolução, como a clássica frase de gatilho para WhatsApp: “Faça o teste, se não gostar, receba o seu dinheiro de volta!”. É por esse caminho que o cliente enxergará genuinamente o valor do seu produto.

6. Antecipação e novidade

Sempre que você assiste a um trailer de um filme, não dá aquela vontade de ver o filme? Quando você fica sabendo do lançamento de um produto, não tem vontade de comprá-lo logo?

Então, esse é o poder do gatilho mental de antecipação trabalhando em sua mente. Sendo assim, por que não fazer o mesmo com as vendas?

Fazer contagem regressiva nos stories do seu WhatsApp ou compartilhar materiais que gerem isso nos seus clientes vai deixar todos curiosos pelo que está por vir.

E isso é cientificamente comprovado: quando estamos expostos a novidades, há liberação de dopamina, que é um neurotransmissor responsável pelo prazer que sentimos.

7. Prazer e dor

Esse gatilho deve ser usado com bastante sabedoria. Sim, é evidente que nós queremos evitar a dor e desejar o prazer.

Quando você pensa em uma tarefa árdua e lembra do prazer que vai ter assim que conclui-la, tudo muda. Isso porque seu corpo vai liberar neurotransmissores que vão te trazer satisfação, bem-estar e disposição.

No marketing, esse gatilho é responsável por mostrar o que a compra pode trazer de bom na vida das pessoas. No entanto, é preciso conhecer o que é considerado uma dor para o seu público.

Sendo assim, você pode focar não no produto, mas como ele torna a vida do seu cliente mais fácil.

8. Exclusividade

O gatilho mental da exclusividade desperta o lado de se achar superior a outro ser humano. Não que isso seja ruim para o seu marketing. Basta dizer que seu potencial cliente vai ter acesso exclusivo a alguma informação, produto ou evento.

Ele funciona tão bem porque as pessoas não querem ter ou fazer as mesmas coisas que todo mundo faz. Para ver esse gatilho funcionar no seu WhatsApp, desperte a sensação de privilégio nas pessoas!

Como oferecer essa exclusividade no WhatsApp

  • Tenho uma oferta exclusiva, mas é só para os meus clientes VIPs
  • Somente clientes VIPs recebem esse conteúdo
  • Apenas para clientes selecionados

9. Curiosidade

A curiosidade matou o gato, que nada! A curiosidade é um gatilho de vendas no WhatsApp muito poderoso. O marketing pode explorar isso para incentivar a ação dos clientes.

Geralmente, esse gatilho combina muito bem com o lançamento de produtos ou serviços. É a mesma coisa que acontece em trailers de filmes e teasers de propagandas.

Como despertar essa curiosidade no WhatsApp

  • Separei uma oferta para você: acesse a página x e descubra!
  • Saiba o que empresas de sucesso fazem para aumentar a conversão

 

Como enviar gatilhos de vendas no WhatsApp sem ter o número bloqueado

O WhatsApp Business comum tem lá suas limitações por conta das políticas de uso do produto. Por isso, o envio de comunicação com o intuito de vender para o usuários em massa é proibido. No entanto, existe uma solução robusta e segura, sem riscos de banimento do número.

A solução é ninguém mais, ninguém menos que o WhatsApp Oficial (API), uma versão ainda mais poderosa do WhatsApp. Entre todos os benefícios garantidos pelo serviço estão a conexão com o servidor sem o uso de um aparelho celular (isso garante estabilidade total de conexão), lançamentos exclusivos, automações, permissão para envio de mensagens promocionais, e muito mais.

Legal, né? E no WhatsApp Oficial (API) você pode ter todos os gatilhos de vendas organizados, só esperando a hora de utilizar! Você pode inseri-los durante uma conversa por meio de uma resposta rápida ou simplesmente utilizar templates específicos para iniciar uma conversa com seus clientes. Essa funcionalidade já está disponível no Octadesk.

Arrase nos gatilhos de vendas no WhatsApp e venda mais!

Com esse texto, você aprendeu que para promover os produtos da sua marca não é necessário investimentos tão altos, como muitos acreditam. Para isso, basta um número no WhatsApp Business, boas sacadas de copywriting e entender como utilizar os gatilhos mentais de vendas no aplicativo!

Como você deve ter notado, usar os gatilhos no WhatsApp, assim como em qualquer outro canal, não é difícil. É só entender qual o melhor momento para utilizá-lo, mandar a mensagem e promover o produto que mais possa fazer sentido para o momento daquele cliente.

E lembre-se: abordagem empática e agradável sempre. Afinal, você não quer perder um possível cliente porque o fez se sentir ansioso ou estressado com algum gatilho, não é mesmo? Por mais que essa frase seja clichê, ela é real: equilíbrio é tudo!

Banner com link para artigo "Como utilizar WhatsApp Business com múltiplos usuários"

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
A
F
1 Comentário

Comments are closed.