Mais

Como vender pelo Facebook: 5 dicas para começar hoje

Por Sara Cristine 18 de agosto de 2020 8 min de leitura

Você sabe como vender pelo Facebook sem deixar de lado o profissional? Muitas pessoas comentam o quanto gostam da rede social, mas não venderia nada nela por receio de parecer amador!

Há quem acredita que o Facebook sirva apenas para entretenimento, mas não para vendas. Entretanto, com o crescimento exponencial dessa rede social – já somos 130 milhões de brasileiros -, as oportunidades de vendas também surgiram.

Se praticamente da metade dos brasileiros estão no Facebook, é bem provável que seu público também esteja lá. Ou seja, por que não começar a montar sua estratégia de vendas? Por essa razão, trouxe algumas dicas sobre como vender pelo Facebook.

Você sabe como vender no Facebook?

1. Ofereça um atendimento rápido

Para entender como vender pelo Facebook, é necessário dar uns passos atrás. De nada adianta usar as melhores dicas e estratégias se você não fiz o básico: oferecer um atendimento rápido ao cliente.

Quando falo em atendimento rápido, tem que ser rápido mesmo. Isso porque ninguém gosta de esperar muito tempo. Afinal, há diversas opções para os futuros clientes, caso eles fiquem esperando um tempão por um atendimento.

Os clientes chegam por diversos canais: chat online, WhatsApp, e-mail, Facebook e outras redes sociais. Então, como dar conta de toda essa demanda? Como conseguir atender todas as pessoas com a mesma qualidade?

Para responder essas perguntas, primeiro quero que você faça uma análise: qual é o canal que você recebe mais conversas? WhatsApp? Messenger? E-mail?

Enfim… Assim que você tiver essa resposta, coloque a maior parte dos seus esforços nesse canal. Dessa forma, sua empresa vai responder todas as solicitações e vender muito mais rápido.

Além disso, descubra quais são as perguntas mais frequentes feitas pelos usuários. Se preparar para responder essas perguntas vai tornar o atendimento ainda mais rápido.

2. Aproveite oportunidades de vendas nos comentários

Já notou o tanto de gente que faz perguntas cujas respostas estão no próprio post? Isso acontece até com certa frequência e tudo bem! É só saber aproveitar essas oportunidades para incentivar a compra.

Primeiro, tenha conhecimento dos produtos ou das funcionalidades do seu serviço. Esse conhecimento vai facilitar muito no momento de responder os seus clientes e indicar produtos do site.

Às vezes, sua equipe terá que dar suporte ou responder a questionamentos mais básicos. Mas quando notar que o momento pede um incentivo às vendas, aproveite!

Como fazer isso?

  • Participe das discussões: Quando você postar determinado conteúdo e verificar que as pessoas estão marcando amigos e falando a respeito do produto, não hesite em participar das discussões. Mas não participe apenas por participar, agregue conhecimento também.
  • Indique produtos: Pode acontecer de um usuário comentar algo positivo sobre o produto sem mencionar qualquer interesse em comprá-lo. Então, você pode respondê-lo informando que o produto combina com ele, além de indicar outra opção similar.
  • Mostre benefícios: Todo mundo já cansou de ver clientes pedindo informação sobre valores e as empresas respondem apenas por inbox. Em vez de seguir essa prática, que tal mostrar uma situação da vida do usuário em que o seu produto funcionaria bem?
  • Colha dados: Suas conversas no Facebook podem gerar insights muito interessantes para sua empresa. Por isso, esteja alerta!

Vender pelo Facebook

Coloque em prática e que vender pelo Facebook pode gerar bons frutos!

3. Crie conteúdos que vendem

A sua marca concorre com diversas outras. A atenção do usuário está dividida entre posts de amigos e das marcas. Por isso, seu conteúdo precisa ser certeiro.

É claro que vai depender da editoria de conteúdo que você segue para suas redes sociais, portanto, nem sempre você vai pensar em vendas, certo? Em todo o caso, quando pensamos em como vender pelo Facebook, pensamos em imagens de qualidade, links que direcionam o usuário para uma categoria específica do site ou até da própria home.

Então, pense em qual tipo de pessoa que vai se interessar pelos produtos da sua marca. Qual é a mensagem que você gostaria de passar para o seu público? Independente de vender produtos ou serviços, utilize as imagens como forma de incentivo para vender mais.

4. Divulgue sua marca e apareça para seus clientes

No Facebook há possibilidade de anunciar a sua marca por meio de publicidade paga. O interessante dele é poder criar campanhas bem segmentadas para os usuários.

Seja o seu produto vendido a nível local, nacional ou internacional, é possível escolher qual é o público específico. Assim, você não investe dinheiro sem ter as mínimas chances de retorno.

Além disso, você pode criar campanhas de retargeting. O Retargeting é quando um anúncio online é destinado a potenciais clientes com base no que eles fizeram anteriormente. Por exemplo, se o usuário chegou em seu site, clicou em algo mas não comprou, quando ele estiver navegando pelo Facebook, vai visualizar o produto.

Esse é apenas um dos critérios, mas existe a opção de remarketing para usuários que chegaram até a página de preços do seu produto, por exemplo.

1. Vá ao Gerenciador de Anúncios. Na etapa “Conversão”, clique em “Conversões”.

remarketing-facebook

2. Nomeie o conjunto de anúncios. Na seção de Conversão, clique em “Selecione um evento de Conversão”.

remarketing-facebook

Aqui, é possível configurar que os anúncios apareçam para pessoas que chegaram até o carrinho de compras, consultaram a página de preços ou clicaram em um produto específico. Sua decisão nessa etapa deve estar de acordo com o que faz mais sentido para o seu negócio.

3. Agora é a etapa do público. Clique em “Criar novo” e selecione “Público personalizado”.

remarketing-facebook

4. Escolha uma das 5 opções abaixo e por fim, crie seu público. 

remarketing-facebook

5. Integre o Facebook ao Octadesk

O Octadesk permite a integração com o Facebook, assim você tem uma visão geral de toda a comunicação feita dentro da rede social.

Essa integração permite a equipe ter controle dos atendimentos, organização das conversas e documentar as interações. Ou seja, você e sua equipe vai conseguir mais agilidade em suas vendas.

Agora, vou ensinar como criar sua conta grátis e fazer a integração.

1. Acesse o site da Octadesk, insira seus dados e crie sua conta

tela-login-octadesk

2. Para fazer a integração da página da sua empresa com o Octadesk, clique no ícone de Configurações

Integração do Facebook com Octadesk

Lembre-se que para fazer isso, é necessário ter a permissão de “Administrador” da página, caso contrário, não será possível integrar.

3. Na seção de tickets, clique em Canais

Integração do Facebook com Octadesk

4. Na tela a seguir, clique em Vincular sua primeira página e faça o login.

Como integrar Facebook com Octadesk

Após escolher a página que deseja monitorar com o Octadesk, você poderá formatar suas condições para criação de tickets:
  • Monitorar a linha do tempo: ao ativar esse monitoramento, todas as publicações e comentários na linha do tempo da sua página serão convertidos em tickets. Assim, quando alguém da sua equipe responder dentro do Octadesk, a resposta vai aparecer na página.
  • Criação de tickets: Nessa opção, você pode configurar se cada postagem de cada pessoa irá gerar um novo ticket ou se todos os posts fazem parte de um mesmo ticket.
  • Tempo de espera: Aqui você configura o tempo máximo para que um ticket criado por uma publicação fique ocioso. Após esse período, novos comentários na publicação vão gerar novos tickets.
  • Monitorar mensagens privadas: Ao ativar essa opção, um ticket será criado para cada pessoa que enviar mensagens pelo chat do Facebook.
  • Tempo de espera: Essa configuração é o tempo máximo que o chat pode ficar ocioso antes de gerar um ticket. Após o tempo escolhido, se o usuário enviar uma nova mensagem, ela vai gerar um novo ticket.

O que achou? Aproveite 7 dias grátis e teste sua integração do Facebook com o Octadesk!

Comece a vender pelo Facebook

Descobrir como vender pelo Facebook é sobre se conectar com seu público. Por isso, esteja sempre analisando o comportamento dele em sua página. Com isso, você vai conseguir verificar onde estão os gargalos na comunicação e nas vendas por esse canal.

Nunca abra mão da velocidade no atendimento e de conteúdos que façam sentido para o seu público. Aposte sempre em maneiras criativas de engajar as pessoas. Mas não esqueça que a sua comunicação no Facebook deve estar alinhada com o seu posicionamento.

Banner com link para artigo como utilizar whatsapp business com múltiplos usuários

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
5
C