10 motivos para usar chat online em seu site

O chat online não é só uma ferramenta da moda. Ele é vital para as empresas que querem potencializar vendas sem perder o cliente de foco.
Atendente utilizando chat pelo computador

Já tentou falar com alguma empresa e acabou conhecendo todos os departamentos sem querer?

Funciona assim: você liga e pede informações sobre sua conta. Quem atende, não sabe muito bem com quem você deveria falar. Essa pessoa transfere sua ligação para outro departamento…

Bom, para resumir, você ficou uns 30 minutos falando com tantas pessoas e, no final de tudo, conseguiu resolver o assunto em 5 minutos.

Fico satisfeita com um atendimento rápido, 5 minutos é um tempo ótimo… Mas e a experiência do cliente desde o momento que uma secretária eletrônica me atendeu, não conta? E se você receber atendimento por um chat online?

É aí que muitas empresas erram. Aqui na Octadesk, costumamos dizer que tudo o que criamos é para que as pessoas tenham mais tempo para fazerem o que mais gostam. Então, não gostamos de fazer as pessoas sentirem que estão perdendo tempo.

Eu apresentei um problema que muitos de nós vivemos em nossas relações com diversas empresas, principalmente aquelas que são prestadoras de serviço, mas qual é a solução?

No nosso papo, você vai entender por que usar chat online em seu site. Eu já antecipei os motivos, caso a ansiedade bata mais forte e você queira saber antes! 😂

1. Aumentar suas vendas com chat online

Esse ponto pode parecer óbvio e você deve estar pensando: “mas, Sara, é óbvio que eu quero aumentar minhas vendas!”

Coloquei em primeiro lugar porque é o que todas as pessoas querem, desde CEOs até equipes de vendas, mas nem todas sabem exatamente como aumentar as vendas. E como um chat com atendentes humanos pode ajudar você?

Antes, quero esclarecer uma coisa, só para seguir com o nosso papo. Quando eu digo “chat online”, eu quero dizer “chat com atendentes humanos”, ok?

Pois bem, no início desse papo eu comentei sobre a dificuldade que muita gente tem ao tentar contato com alguma empresa.

Com um chat online em seu site, você diminui a burocracia e aproxima as pessoas que já são clientes ou apenas fãs de sua marca.

Ao permitir que atendentes humanos sejam o principal meio de contato de um site, você responde questionamentos de forma mais rápida, auxilia em caso de dúvidas sobre produtos, oferece incentivos para clientes como brindes, cupons ou desconto em combo de produtos.

Lembrei de uma vez em que eu estava navegando por um ecommerce, quando decidi pedir um desconto porque vi que havia uma atendente online. Sabe da melhor parte? Eu consegui o desconto! 💰

Talvez, o desconto não esteja dentro do seu planejamento e está tudo bem se não puder dar desconto. Mesmo assim, as possibilidades são infinitas, desde que você tenha alguém para oferecer uma boa experiência de compra.

Com desconto ou sem desconto, todo mundo quer uma boa recepção, certo?

Homem jogando dinheiro para o ar

2. Alcançar mais consumidores

Apenas uma pessoa de sua empresa pode atender mais de duas conversas, coisa que seria impossível se o atendimento fosse ao telefone.

O chat permite copiar e colar respostas pré-definidas e agilizar o atendimento, então ninguém vai ficar esperando por tanto tempo. Os resultados do CX Trends 2020 mostram isso claramente: todos têm pressa!

3. Reduzir custos

Quem não quer reduzir custos? Essa é a grande questão da humanidade, porque todo mundo quer reduzir custos, mas nem todo mundo sabe como fazer isso sem sacrificar a qualidade.

Para micro, pequenas e médias empresas, redução de custos é um dos maiores desafios. Quando você passa a utilizar chats online para auxiliar na sua comunicação, você nota uma redução nas contas de telefone – coisa que não é barata no Brasil.

Além disso, se falta recursos para contratação, não é preciso se preocupar porque membro da equipe pode conversar com mais de uma pessoa por meio do chat, sem sobrecarregar ninguém.

Os chats também tem sido muito importantes dentro de empresas B2B (empresas que vendem para empresas), pois é por meio dele que as pessoas iniciam a conversa voltada a vendas. Claro, não posso deixar de fora as empresas B2C (empresas que vendem para consumidores finais).

Julius preocupado porque gasta dinheiro e Julius feliz porque economiza

4. Ganhar tempo

A ferramenta ajuda você com o bem mais precioso que alguém pode ter: o tempo.

O chat permite otimizar o tempo das pessoas que se conectam com você ou sua empresa. Elas podem conversar e fazer outras atividades de forma simultânea, além do fato que essa tecnologia reduz o tempo de espera que alguém teria ao telefone ou e-mail.

Você também pode ganhar tempo com a funcionalidade de respostas rápidas dentro do chat. Sabe aquelas perguntas que as pessoas fazem com frequência? Então, você pode economizar tempo das pessoas da sua equipe e também das pessoas que entram em contato com você.

Faça um compilado de perguntas que costumam fazer para a sua empresa, por exemplo, horário de atendimento em dias especiais como feriados, como funciona um determinado produto, uso de cupom de desconto, condições de frete etc.

Se dizem que tempo é dinheiro, não é bom perder, não é mesmo?

5. Resolver problemas no chat com atendentes humanos

Essa é a parte chata do negócio, mas nem tudo são flores, né?

As áreas de Sucesso do Cliente, Suporte ou Atendimento podem oferecer soluções aos problemas das pessoas por meio do chat com atendentes humanos.

A ferramenta de chat online acaba sendo muito efetivo na comunicação entre empresa e cliente para resolver essas questões porque com ele as pessoas interessadas na conversa podem enviar prints, documentos, imagens etc para contextualizar.

Um ótimo caso de uso é quando você precisa fazer um agendamento de exames e não consegue entender o que está escrito em sua guia. Você envia um anexo e em pouco tempo já tem uma resposta.

6. Oferecer uma experiência personalizada

Sabe aquele atendimento bacana que você já recebeu pela internet que te fez se sentir especial? Isso deveria ser obrigatório em todas as empresas, mas já que não é, você pode tirar proveito disso.

Um emoji, um GIF, uma imagem, uma interação mais descontraída ou uma atenção especial são coisas simples, mas que contam na avaliação das pessoas clientes em relação ao seu atendimento, seja para vendas ou suporte.

7. Usar chat online como ferramenta de análise

As conversas que você tem com clientes são ótimas fontes de análise para melhoria contínua. Quando um histórico é salvo, você tem como analisar os motivos pelos quais as pessoas entram em contato com você.

Se os problemas forem sempre os mesmos, opa, há algo a ser corrigido!

Ao corrigir o problema assim que você percebe o padrão, tenho certeza de que irá proporcionar um serviço/produto muito melhor, além de reduzir a quantidade de pessoas que reclamam desses problemas.

Agora, falando de coisa boa, o chat não serve apenas para relatar problemas, mas também como fonte de feedbacks positivos. E se você estiver fazendo algo que nem imagina o quanto as pessoas gostam? Será muito bom saber para continuar fazendo ou melhorar ainda mais!

Os feedbacks ajudam a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, a melhorar a taxa de satisfação de clientes e, claro, fortalecer o seu relacionamento com seus clientes.

8. Ganhar consumidores fiéis

Segundo uma pesquisa da Officina Sophia Retail, 86% dos consumidores do varejo estão dispostos a pagar valores mais alto por experiências melhores.

Embora o fator não seja dinheiro, mas sim, a experiência, por que muitas empresas pensam na experiência como último item da lista?

Isso é um fato, se você constrói um bom relacionamento com as pessoas que compram em sua loja, dificilmente elas irão comprar na empresa concorrente.

Homem agitado dizendo que é fã

9. Guiar clientes ao próximo passo

Algumas ferramentas de chat, como o Octadesk, permite que você visualize qual página o usuário está navegando, após o início de uma conversa.

Mas, Sara, isso não é violar a privacidade? Não! Só é possível visualizar o que o usuário vê dentro do seu site, assim você pode ajudar essa pessoa ou oferecer um incentivo a compra, como frete grátis.

Em casos de empresas que vendem serviços, quando a pessoa estiver navegando pela página de preços, você pode perguntar se ela tem alguma dúvida, se prefere falar com a equipe de vendas ou tentar entender mais do negócio.

Se a página em questão for de um site de moda e a pessoa estiver visualizando uma peça específica, você pode mandar o link de um vídeo que mostra novos jeitos de combinar aquela peça, mostrar outros produtos que a pessoa pode comprar e mais um monte de possibilidades. Use a criatividade e personalize a experiência!

10. Conectar empresas e clientes

Segundo a Harris Research, 53% das pessoas clientes preferem falar com uma empresa por meio do chat e não do telefone.

Isso se deve ao fato de muitas pessoas acreditarem que são atendidas mais rapidamente, porque podem fazer outras tarefas ao mesmo tempo, porque é muito eficiente ou porque barateia os custos de telefonia.

Então, se as pessoas preferem estar lá, por que não estar?

Conclusão

Seja qual for o tamanho da sua empresa ou equipe, o tipo de negócio ou estratégia utilizada para se promover no mercado, não há razões para não utilizar um chat para se comunicar com clientes.

Muitas empresas no Brasil já utilizam chats em seus sites para atendimento, suporte, sucesso do cliente e principalmente, vendas.

Junte-se a mais de 1.000 empresas que já estão oferecendo uma experiência incrível para seus clientes!

Vendas e atendimento com o Octadesk

 

 

 

 

 

Você pode gostar também