É possível usar WhatsApp Business com múltiplos usuários?

Dá pra usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários? Descubra neste post e teste grátis um gerenciador de WhatsApp profissional.

Pessoa segurando o celular com a tela do WhatsApp Business aberta

Está sem tempo e prefere ouvir sobre como usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários? É só apertar play!

Usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários é uma saída cada vez mais buscada elas empresas, já que nem todo mundo pode contar com vários telefones e vários números para que todos os atendentes possam trabalhar, e isso é um verdadeiro caos para qualquer gestor. Além disso, esse volume só tende a aumentar.

Existe tanta gente no WhatsApp, mas tanta gente, que é impossível ignorar esse fato. Só no começo de 2020, o aplicativo atingiu a marca de 2 bilhões de usuários e 65 bilhões de mensagens por dia. E essa popularidade toda se deve ao fato da tendência das pessoas quererem facilidade – e a própria definição do WhatsApp já sugere isso: aplicativo de mensagens instantâneas.

De acordo com o anuário CX Trends 2022, quase 30% dos consumidores só esperam até 5 minutos para a primeira resposta antes de buscarem uma outra empresa (sua concorrente). Isso mostra que, quanto mais rápido é o atendimento, maiores são as chances de fechar vendas.

Na intenção de acelerar o atendimento e facilitar a experiência do consumidor, muitas empresas buscam pelo WhatsApp Business com múltiplos usuários. Saiba mais sobre isso aqui nesse texto.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business ou WhatsApp para Negócios é um aplicativo grátis para pequenas e médias empresas. Ele foi criado para que essas marcas pudessem se conectar com os clientes e centralizar as operações de atendimento e vendas em um determinado canal. Além disso, ele também oferece diversas funcionalidades que não existem no WhatsApp comum, utilizado pelos usuários.

Mas por que usar o WhatsApp Business, e não o “comum”? Veja mais sobre essas diferenças logo abaixo.

WhatsApp x WhatsApp Business

A grande diferença do WhatsApp para o WhatsApp Business tem a ver com o público para o qual cada uma dessas ferramentas se destina. Continue aqui comigo, porque vou te mostrar alguns pontos que vão te fazer reconsiderar essa ideia.

WhatsApp Comum:

O WhatsApp comum foi pensado para o usuário, para que as pessoas possam trocar conversas entre si. Ou seja, todas as funcionalidades que ele oferecem são destinadas à relação entre as pessoas, que são mais informais.

Veja por quê você não deveria usar o WhatsApp pessoal para as demandas do negócio:

1. Negócios são negócios, WhatsApp à parte! 

Quando existe a separação entre o que é da empresa e o que é do mundo pessoal, existe uma percepção maior de profissionalismo. Isso te ajuda a desenvolver novas estratégias até mesmo de precificação, por exemplo. Afinal, quanto mais profissional, mais caro deve ser o serviço.

Além disso, quando você utiliza um número pessoal para negócios, seu número fica exposto e qualquer pessoa pode ter acesso a ele. Além disso, quando você utiliza um número pessoal, é impossível barrar as mensagens que recebe após o horário comercial, tudo isso porque só é possível criar um perfil pessoal.

Um outro fator é que, quando existe a separação entre o que é da empresa e o que é do mundo pessoal, existe uma percepção maior de profissionalismo. Isso te ajuda a desenvolver novas estratégias até mesmo de precificação, por exemplo. Afinal, quanto mais profissional, mais caro deve ser o serviço.

>>> Você também vai gostar de ler: WhatsApp Business x WhatsApp Oficial (API)

2. É impossível criar mensagens automáticas

No momento em que alguém entra em contato com você, ela não sabe ao certo se você ainda responde naquele número ou não, a menos que você responda.

As mensagens automáticas são aquelas saudações ou de ausência:

“Olá, boas-vindas a loja [NOME-DA-LOJA]! Estamos muito empolgados em ter você por aqui! Dentro de 5 minutinhos iremos responder você, ok? Espera aí!”

Essa funcionalidade, presente no WhatsApp Business é muito importante, visto que o bom atendimento é fundamental para proporcionar uma ótima experiência com a sua marca, além de reter clientes.

3. Prático até certo ponto

Para conversas do dia-a-dia, o WhatsApp comum tem se mostrado eficiente, porém, quando o assunto é negócios, ele é pouco prático, já que é quase impossível conseguir responder todas as solicitações que uma empresa tem no aplicativo por conta do alto volume de conversas.

Enquanto você responde uma pessoa, surgem outras três. Por exemplo, não tem a possibilidade de atendimentos automáticos com chatbots.

4. Processo de vendas fora de controle

O WhatsApp tradicional não permite controle de vendas. Para isso, é preciso usar ferramentas mais completas e até mais caras e, se tratando de uma micro ou pequena empresa, isso está fora de cogitação.

Cada contato tem uma história, um pedido, um motivo para falar com a sua marca. Então, como é possível agrupar essas pessoas de modo que você tenha controle sobre as informações?

5. Sem métricas

O que não é medido não pode ser melhorado. Como o WhatsApp é o principal ponto de contato entre sua empresa e os clientes, é importante saber quantos clientes foram atendidos no dia, quantas mensagens foram enviadas, qual foi o tempo médio de resposta… No WhatsApp comum essas informações não existem.

Agora que você já sabe porquê o WhatsApp pessoal não deve ser utilizado para o seu negócio, conheça mais sobre o WhatsApp Business:

WhatsApp Business

Como já falamos aqui, WhatsApp Business foi pensado para pequenos e médios negócios, tendo em vista que o objetivo é aproximar as empresas das pessoas. Isso tem a ver até mesmo com as funcionalidades que o WhatsApp Business oferece, como a possibilidade de colocar o endereço do negócio, horário de atendimento e mais. Veja:

1. Perfil exclusivo de sua empresa

Talvez, você não tenha dois aparelhos celulares para dividir vida pessoal e negócios. Mas com o WhatsApp Business você consegue utilizar dois números em um celular.

Além disso, se você não oferece um atendimento 24h é só informar em seu perfil, assim, seus clientes não ficam esperando resposta e nem você fica recebendo notificações o tempo todo.

No caso de empresas que ainda não são conhecidas, um perfil business dá muito mais segurança para quem entra em contato por conta das informações contidas nele.

O que dá para colocar no perfil:

  • Nome da empresa
  • Site
  • Descrição da empresa
  • Localização
  • Horário de funcionamento

Perfil WhatsApp Business

2. Mensagens automáticas

As mensagens automáticas são uma mão na roda para quem quer atender mais gente ao mesmo tempo, além de garantir um pré-atendimento mais rápido e qualificado. Quando uma pessoa entra em contato com a sua empresa, ela já é recebida com uma saudação padrão e alguma informação extra.

Esse tipo de mensagem é uma forma de mostrar para seu cliente que você está criando uma experiência mais humanizada em cada momento dele com a sua marca.

As possibilidades de mensagens são infinitas: saudação, informação e até promoção de produtos ou conteúdo.

3. Praticidade e rapidez

O WhatsApp Business conta com a opção de Respostas Rápidas. Essa funcionalidade é incrível porque o volume de mensagens torna o atendimento mais lento nas empresas. E em terra de consumidores sem tempo, quem oferece atendimento rápido é rei.

Sabe aquelas perguntas que toda empresa recebe, o tempo todo? Então, com essa versão do aplicativo é só criar “atalhos” com essas respostas. Quando te perguntarem, por exemplo, o valor do frete, você já terá a resposta pronta. Isso ajuda, inclusive, na padronização e na redução do tempo de treinamento dos agentes, por exemplo.

4. Organização e controle

Diga adeus àquele monte de contatos com pedidos de informações, vendas, suporte e todo o resto sem identificação.

O WhatsApp permite a criação de etiquetas. Assim você identifica o que é mais urgente, as ações que cada contato requer e até quais pessoas precisam de um empurrãozinho para fechar uma compra.

Imagine que você tem 50 conversas esperando alguma ação. Se não houver identificação do que fazer em cada uma delas, é necessário abrir uma por uma para descobrir. Até você descobrir (não estou dizendo que você não é uma pessoa rápida, entenda isso) o caso já nem existe mais.

5. Métricas, métricas, métricas

As métricas são importantes porque elas são como bússola para guiar sua empresa. Só quando você tem o controle do volume de conversas é possível saber se está na hora de contratar mais pessoas.

Ou saber se está na hora de parar de vender um produto cujas reclamações triplicaram nas últimas semanas. Preste atenção em cada detalhe, eles podem dizer muito sobre o seu negócio.

Como você viu, usar o WhatsApp Business têm inúmeras vantagens, afinal de contas, a ferramenta resolve as necessidades das micro e pequenas empresas, já que oferece as funcionalidades que elas mais utilizam.

Como então, utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários?

Para utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários você pode contar com uma plataforma de atendimento conversacional como o Octadesk, por exemplo, que permite a utilização de um número para vários atendentes e mais: oferece controle, organização e centralização do atendimento pelos mais diversos canais: WhatsApp, chat, redes sociais e integra os principais sistemas de gestão
para entregar a melhor experiência em toda a jornada.

No entanto, como dissemos anteriormente, o WhatsApp Business é uma ferramenta pensada para pequenas e médias empresas. 

Ao passo em que as necessidades das empresas vão crescendo e o profissionalismo vai ficando cada vez mais necessário, é recomendada a utilização de uma versão do WhatsApp mais robusta, com mais funcionalidades, pensadas para quem tem problemas complexos: o WhatsApp Oficial API.

>>>> Veja nesse texto sobre as razões para migrar para o WhatsApp Oficial API.

 

Perguntas Frequentes:

Quantas pessoas podem usar o WhatsApp Business?

Um mesmo número de WhatsApp pode ser utilizado por múltiplos usuários, mas isso não é recomendado. Tanto pela falta de controle de atendimento, quanto de profissionalismo.

Como ter dois WhatsApp Business?

Para ter dois WhatsApp Business, é preciso ter dois aparelhos diferentes. Porém, o ideal é que seus clientes tenham a experiência de apenas um número de WhatsApp Business.

Como ter dois números de WhatsApp no mesmo celular?

O WhatsApp Business e WhatsApp Messenger podem ser utilizados em um mesmo celular. Porém, cada aplicativo precisa ter um número diferente. Caso você utilize apenas um número, suas informações serão migradas para o último aplicativo acessado.

É possível utilizar um número fixo no WhatsApp?

Sim, é possível utilizar um número fixo de telefone apenas no WhatsApp Business. Porém, é necessário que você tenha acesso ao telefone escolhido, pois receberá o código de verificação por meio de ligação.

Como utilizar o WhatsApp Business em diversos celulares simultâneos?

O Facebook não permite utilizar a conta desta maneira. Entretanto, é possível que vários atendentes utilizem o mesmo número de WhatsApp em um sistema de atendimento, por exemplo, o Octadesk.

Como encaminhar os clientes para cada atendente no WhatsApp?

A integração do número de WhatsApp uma plataforma de atendimento conversacional permite direcionar os clientes para diferentes atendentes ou departamentos de forma automática.

Com o Octadesk, os clientes podem conversar com todos os departamentos da empresa por apenas um número de WhatsApp. Tudo isso, sem prejudicar a experiência do cliente e a produtividade dos times.

É possível usar o WhatsApp Business em dois computadores?

Não, você pode utilizar em dois locais simultâneos: celular e computador apenas.

O que é Octadesk?

Octadesk é uma plataforma de atendimento conversacional para vendas, comércio e suporte. Para aumentar receita, diminuir custos e gerar uma melhor experiência.

Você pode gostar também