5 Maneiras de fazer WhatsApp Marketing que ninguém nunca te contou

Descubra o poder do WhatsApp Marketing, promova produtos e sua marca sem ser banido pela política de uso do WhatsApp. Leia agora!
Como fazer whatsapp marketing

Você faz disparos de mensagem com conteúdo publicitário e acredita que está fazendo WhatsApp Marketing? Se você respondeu sim, tenho uma boa e uma má notícia: a má é que você está fazendo isso da forma errada. A boa é que vou compartilhar algumas possibilidades autorizadas pela política do WhatsApp neste post.

Boa leitura!

O que é WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing ali, WhatsApp Marketing lá. Talvez, você tenha acreditado que esse era um nome de uma funcionalidade do aplicativo, mas na verdade, é uma estratégia que sua empresa pode utilizar para atingir o público-alvo.

Venho falando do WhatsApp há um bom tempo por aqui, então, é provável que você tenha reparado em como ele mudou a forma das pessoas se relacionarem com as empresas. Se, em 2010 alguém tivesse dito a você que seria possível trocar ideia com outras empresas por aplicativo usado para diversão, você não acreditaria.

Agora, além de vendas e atendimento, o WhatsApp também é uma forma de realizar seu Marketing. O melhor de tudo? Você não precisa fazer milagres para começar.

Por que fazer WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing é muito mais do que aproveitar a onda do momento. Vale ressaltar que o canal é propício para isso, já que o alcance e taxa de abertura mostram que é possível atingir diversas pessoas que visualizarão a comunicação.

Existe Marketing proibido no WhatsApp?

Imagine um ciclo: os usuários finais do WhatsApp precisam continuar no WhatsApp, assim, as empresas que utilizam o WhatsApp Business API continuarão pagando pela solução. É uma conta simples.

Para que o usuário final permaneça, ele precisa ter uma boa experiência no aplicativo e não ser incomodado por qualquer empresa. Portanto, eis o motivo pelo qual é proibido enviar propaganda no aplicativo.

Mas, então, o que não é permitido?

1. Mensagens promocionais ou de publicidade

De acordo com a política do WhatsApp Business, não é permitido enviar mensagens proativas. Caso você queira oferecer produtos ou serviços após uma conversa ser iniciada, é possível, porém esses itens não podem ser:

  • Drogas ou receitas médicas
  • Álcool e cigarro
  • Anabolizantes e esteroides
  • Armas, munições ou explosivos
  • Animais
  • Serviços adultos
  • Partes do corpo ou fluídos corporais
  • Produtos médicos
  • Nudez
  • Propaganda enganosa
  • Real, virtual ou moedas falsas
  • Produtos falsificados

Evidentemente, os casos citados são extremos, então, não há com o que se preocupar.

2. Mensagens sem opt-in

A política do WhatsApp deixa explícito que as mensagens só podem ser enviadas se em algum momento houve autorização por parte do cliente.

Pense que o WhatsApp é um e-mail. Você não pega um contato e envia mensagens sem que ele tenha autorizado, certo? As chances da pessoa marcar o seu conteúdo como spam são enormes, assim como no aplicativo.

3. Enviar dados de pagamento pelo aplicativo

Como você pode ser notado, o consumidor é bem protegido pelas políticas. De acordo com o WhatsApp, é expressamente proibido divulgar ou pedir dados de pagamento pelas conversas. Ou seja, é necessário enviar um link onde o próprio usuário insira suas informações.

Como usar o WhatsApp no Marketing?

1. Hellmann’s – Campanha WhatsCook

Essa é uma das minhas campanhas de WhatsApp favoritas! Quando a gente fala de WhatsApp Marketing não é apenas sobre vender produtos de forma direta, mas também de engajar os usuários.

A Hellmanns criou uma campanha muito legal no Brasil para ativar o uso do produto. Funcionava da seguinte maneira: os usuários acessavam o hotsite da campanha, colocavam o nome e número do WhatsApp e recebiam uma mensagem de um chef (sim, um humano!).

Após o contato, o usuário tirava foto dos ingredientes disponíveis em sua geladeira e o chef enviava uma receita para ser preparada com a maionese. E não para por aí: as pessoas podiam contar com o chef se tivesse alguma dúvida sobre como utilizar.

2. Netflix – Campanha da série Dilema

Essa campanha deu o que falar! A Netflix divulgou essa campanha em painéis do metrô de São Paulo e no Facebook, incentivando os usuários a enviarem mensagens para os personagens da nova série que seria lançada: Dilema. Inclusive, eu também enviei mensagens.

Eram 4 personagens principais e todos eles tinham um número. Ao enviar a mensagem, o personagem contava a história e o principal “dilema” que estavam enfrentando. Não teve como não assistir a série depois de conhecer melhor os personagens.

Tudo foi muito bem feito, não conheci ninguém que não tenha gostado de interagir com o chatbot da Netflix!

3. Absolut Vodka

Para promover a vodka de edição limitada, a Absolut criou uma festa exclusiva com celebridades e reservou 2 ingressos para quem vencesse o concurso.

A ideia era adicionar o número de WhatsApp do segurança da festa e tentar convencê-lo a deixar a pessoa entrar na festa. Toda a divulgação foi feita através do Facebook. O mais legal foi que as pessoas acharam aquilo divertido e repassaram para os amigos também.

4. Saffola – Campanha WhatsApp The Beat the Crave

A Saffola, marca de produtos para dieta na Índia, criou uma campanha que ajudava as pessoas a distrair o desejo de comer alimentos não saudáveis. Os usuários inseriam seu número no WhatsApp, através de uma landing page e recebiam uma mensagem automática da Saffola.

A campanha se utilizou de menswagem de voz, rap music, esquetes cômicos e até conselhos de uma nutricionista famosa. Com essa campanha, houve 483% de aumento das vendas do produto Nutri-Shake da Saffola, de acordo com a WATConsult.

Além das vendas, a campanha revelou algumas preferências interessantes do usuário em diferentes regiões da Índia. Como resultado de tudo isso, ganhou o Shorty Awards 2019 e recebeu atenção significativa da mídia no país.

5. Campanha de WhatsApp Marketing da Octadesk

Para demonstrar na prática o uso das funcionalidades do WhatsApp integradas ao Octadesk, fizemos uma campanha de divulgação com o Google Ads.

A ideia do anúncio era fazer com que o usuário clicasse e fosse redirecionado para uma conversa do WhatsApp, onde ele poderia visualizar o funcionamento do chatbot.

Nessa conversa, disponibilizamos informações sobre o WhatsApp Business API, Chatbot e as Superintegrações. Além disso, colocamos a opção de conversar diretamente com um especialista da Octadesk, caso quisesse mais detalhes.

O link para a conversa do WhatsApp também foi inserido no perfil do Instagram e exibido através do Linktree (ferramenta que exibe todos os links úteis de uma empresa).

O resultado disso foram diversas novas interações com o bot, atendimentos diretamente com os humanos, além de centenas de novos testes da ferramenta.

Você também pode descobrir o funcionamento do chatbot na prática clicando aqui.


Faça WhatsApp Marketing com o Octadesk

Como você viu, o WhatsApp Marketing não se trata de enviar diversas mensagens proativas para o cliente, sem que ele tenha autorizado.

O WhatsApp Marketing é sobre ativar produtos, marcas e lembranças na mente do consumidor, porém, de forma que as pessoas vejam sentido e se engajem com a campanha.

Você pode trabalhar o WhatsApp Marketing com outras ferramentas como, por exemplo, o Google ou Facebook Ads, landing pages, blogs e sites. O segredo? O segredo é conhecer o seu público e entender a estratégia que tenha a ver com ele.

Quer conhecer o Octadesk e ver a mágica acontecer nas suas ações de WhatsApp Marketing?

O Octadesk possui diversas funcionalidades que podem ajudar na sua estratégia de divulgação:

Autoatendimento com chatbot

Aproveite agora mesmo! Clique no botão abaixo e inicie seu teste grátis da plataforma. Sem cartão de crédito. Simples assim.

Testar Octadesk grátis

Vejo você no Octadesk!

 

Você pode gostar também