Mais

5 Maneiras de fazer WhatsApp Marketing que ninguém nunca te contou

Por Sara Cristine 12 de janeiro de 2021 7 min de leitura

Você faz disparos de mensagem com conteúdo publicitário e acredita que está fazendo WhatsApp Marketing? Se você respondeu sim, tenho uma boa e uma má notícia: a má é que você está fazendo isso da forma errada. A boa é que vou compartilhar algumas possibilidades autorizadas pela política do WhatsApp neste post.

Boa leitura!

O que é WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing ali, WhatsApp Marketing lá. Talvez, você tenha acreditado que esse era um nome de uma funcionalidade do aplicativo, mas na verdade, é uma estratégia que sua empresa pode utilizar para atingir o público-alvo.

Venho falando do WhatsApp há um bom tempo por aqui, então, é provável que você tenha reparado em como ele mudou a forma das pessoas se relacionarem com as empresas. Se, em 2010 alguém tivesse dito a você que seria possível trocar ideia com outras empresas por aplicativo usado para diversão, você não acreditaria.

Crie sua conta no Octadesk para usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários

Agora, além de vendas e atendimento, o WhatsApp também é uma forma de realizar seu Marketing. O melhor de tudo? Você não precisa fazer milagres para começar.

Por que fazer WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing é muito mais do que aproveitar a onda do momento. Vale ressaltar que o canal é propício para isso, já que o alcance e taxa de abertura mostram que é possível atingir diversas pessoas que visualizarão a comunicação.Alcance, taxa de abertura, criatividade, confiabilidade

Existe Marketing proibido no WhatsApp?

Imagine um ciclo: os usuários finais do WhatsApp precisam continuar no WhatsApp, assim, as empresas que utilizam o WhatsApp Business API continuarão pagando pela solução. É uma conta simples.

Para que o usuário final permaneça, ele precisa ter uma boa experiência no aplicativo e não ser incomodado por qualquer empresa. Portanto, eis o motivo pelo qual é proibido enviar propaganda no aplicativo.

Mas, então, o que não é permitido?

1. Mensagens promocionais ou de publicidade

De acordo com a política do WhatsApp Business, não é permitido enviar mensagens proativas. Caso você queira oferecer produtos ou serviços após uma conversa ser iniciada, é possível, porém esses itens não podem ser:

  • Drogas ou receitas médicas
  • Álcool e cigarro
  • Anabolizantes e esteroides
  • Armas, munições ou explosivos
  • Animais
  • Serviços adultos
  • Partes do corpo ou fluídos corporais
  • Produtos médicos
  • Nudez
  • Propaganda enganosa
  • Real, virtual ou moedas falsas
  • Produtos falsificados

Evidentemente, os casos citados são extremos, então, não há com o que se preocupar.

2. Mensagens sem opt-in

A política do WhatsApp deixa explícito que as mensagens só podem ser enviadas se em algum momento houve autorização por parte do cliente.

Pense que o WhatsApp é um e-mail. Você não pega um contato e envia mensagens sem que ele tenha autorizado, certo? As chances da pessoa marcar o seu conteúdo como spam são enormes, assim como no aplicativo.

Banner com link para artigo "como fazer email marketing com altas taxas de conversão"

3. Enviar dados de pagamento pelo aplicativo

Como você pode ser notado, o consumidor é bem protegido pelas políticas. De acordo com o WhatsApp, é expressamente proibido divulgar ou pedir dados de pagamento pelas conversas. Ou seja, é necessário enviar um link onde o próprio usuário insira suas informações.

Como usar o WhatsApp no Marketing?

1. Hellmann’s – Campanha WhatsCook

Essa é uma das minhas campanhas de WhatsApp favoritas! Quando a gente fala de WhatsApp Marketing não é apenas sobre vender produtos de forma direta, mas também de engajar os usuários.

A Hellmanns criou uma campanha muito legal no Brasil para ativar o uso do produto. Funcionava da seguinte maneira: os usuários acessavam o hotsite da campanha, colocavam o nome e número do WhatsApp e recebiam uma mensagem de um chef (sim, um humano!).

Após o contato, o usuário tirava foto dos ingredientes disponíveis em sua geladeira e o chef enviava uma receita para ser preparada com a maionese. E não para por aí: as pessoas podiam contar com o chef se tivesse alguma dúvida sobre como utilizar.

2. Netflix – Campanha da série Dilema

Essa campanha deu o que falar! A Netflix divulgou essa campanha em painéis do metrô de São Paulo e no Facebook, incentivando os usuários a enviarem mensagens para os personagens da nova série que seria lançada: Dilema. Inclusive, eu também enviei mensagens.

Eram 4 personagens principais e todos eles tinham um número. Ao enviar a mensagem, o personagem contava a história e o principal “dilema” que estavam enfrentando. Não teve como não assistir a série depois de conhecer melhor os personagens.

Print de conversa de um usuário com o chatbot da Netflix

Tudo foi muito bem feito, não conheci ninguém que não tenha gostado de interagir com o chatbot da Netflix!

3. Absolut Vodka

Para promover a vodka de edição limitada, a Absolut criou uma festa exclusiva com celebridades e reservou 2 ingressos para quem vencesse o concurso.

A ideia era adicionar o número de WhatsApp do segurança da festa e tentar convencê-lo a deixar a pessoa entrar na festa. Toda a divulgação foi feita através do Facebook. O mais legal foi que as pessoas acharam aquilo divertido e repassaram para os amigos também.

4. Saffola – Campanha WhatsApp The Beat the Crave

A Saffola, marca de produtos para dieta na Índia, criou uma campanha que ajudava as pessoas a distrair o desejo de comer alimentos não saudáveis. Os usuários inseriam seu número no WhatsApp, através de uma landing page e recebiam uma mensagem automática da Saffola.

A campanha se utilizou de menswagem de voz, rap music, esquetes cômicos e até conselhos de uma nutricionista famosa. Com essa campanha, houve 483% de aumento das vendas do produto Nutri-Shake da Saffola, de acordo com a WATConsult.

Além das vendas, a campanha revelou algumas preferências interessantes do usuário em diferentes regiões da Índia. Como resultado de tudo isso, ganhou o Shorty Awards 2019 e recebeu atenção significativa da mídia no país.

5. Campanha de WhatsApp Marketing da Octadesk

Para demonstrar na prática o uso das funcionalidades do WhatsApp integradas ao Octadesk, fizemos uma campanha de divulgação com o Google Ads.

A ideia do anúncio era fazer com que o usuário clicasse e fosse redirecionado para uma conversa do WhatsApp, onde ele poderia visualizar o funcionamento do chatbot.

Nessa conversa, disponibilizamos informações sobre o WhatsApp Business API, Chatbot e as Superintegrações. Além disso, colocamos a opção de conversar diretamente com um especialista da Octadesk, caso quisesse mais detalhes.

O link para a conversa do WhatsApp também foi inserido no perfil do Instagram e exibido através do Linktree (ferramenta que exibe todos os links úteis de uma empresa).

O resultado disso foram diversas novas interações com o bot, atendimentos diretamente com os humanos, além de centenas de novos testes da ferramenta.

Você também pode descobrir o funcionamento do chatbot na prática clicando aqui.

Linktree Octadesk

Faça WhatsApp Marketing com o Octadesk

Como você viu, o WhatsApp Marketing não se trata de enviar diversas mensagens proativas para o cliente, sem que ele tenha autorizado.

O WhatsApp Marketing é sobre ativar produtos, marcas e lembranças na mente do consumidor, porém, de forma que as pessoas vejam sentido e se engajem com a campanha.

Você pode trabalhar o WhatsApp Marketing com outras ferramentas como, por exemplo, o Google ou Facebook Ads, landing pages, blogs e sites. O segredo? O segredo é conhecer o seu público e entender a estratégia que tenha a ver com ele.

Quer conhecer o Octadesk e ver a mágica acontecer nas suas ações de WhatsApp Marketing?

O Octadesk possui diversas funcionalidades que podem ajudar na sua estratégia de divulgação:

Autoatendimento com chatbot

Aproveite agora mesmo! Clique no botão abaixo e inicie seu teste grátis da plataforma. Sem cartão de crédito. Simples assim.

Testar Octadesk grátis

Vejo você no Octadesk!

 

Tags
Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
C