Mais

WhatsApp Oficial API x WhatsApp Web: quais as diferenças?

Por Sara Cristine 1 de junho de 2021 7 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar em todas as versões do WhatsApp, sobretudo a WhatsApp Oficial API. Mas você sabe as principais diferenças entre elas?

Neste post você vai entender como a solução Business e a versão API do WhatsApp funcionam. E ainda, entender quais são as funcionalidades disponíveis e qual delas é a melhor para sua empresa.

Quem ganha essa batalha?

WhatsApp Web x WhatsApp Oficial API: principais diferenças

1. Múltiplos usuários

99% das pessoas que buscam uma plataforma integrada ao WhatsApp Business têm grande interesse em utilizar apenas um número com múltiplos usuários. Isso porque elas se deparam com os seguintes cenários:

  • Diversos atendentes/vendedores e apenas 1 celular: esse cenário é sinônimo de desorganização e demora no atendimento. Além disso, é impossível saber quem de fato realizou determinado atendimento.
  • Diversos atendentes/vendedores e diversos números: essa opção parece ser a indicada, porém, com tanta opção de números, como o cliente vai saber em qual deve entrar em contato? Como o controle dos atendimentos serão feitos?
  • Celulares pessoais: existe a mesma preocupação com a questão do cliente saber com quem falou e com quem deve falar. Além disso, é impossível para a gestão verificar a qualidade do atendimento, estabelecer metas e métricas e até mesmo analisar algum dado para dar feedbacks posteriormente. Isso sem contar que com a perda do aparelho ou saída daquele colaborador da empresa, as conversas também se perdem.

2. Uso de aparelho celular para conexão: WhatsApp Web x WhatsApp Oficial API

A versão web ainda requer uma conexão com o celular. Por mais que essa conexão pareça ser algo muito prático, existe um vilão: o próprio aparelho celular.

Mas por que o celular? Porque ele pode ser perdido, danificado ou até mesmo roubado. E com ele, sua conexão com o WhatsApp Web. Isso, sem contar que a conexão wi-fi sofre oscilações e instabilidade o tempo todo (tente conectar um notebook diretamente ao cabo de rede ao modem e você vai ver a diferença!).

Mas não o WhatsApp Oficial API. Ele não requer conexão com aparelhos e não sofre instabilidades ou risco de deixar os clientes falando sozinhos. Isso acontece porque o API não é mais um aplicativo como os demais, mas sim, um serviço na nuvem que se conecta direto com o servidor do Facebook.

Dessa forma, a instabilidade e riscos envolvidos em utilizar o celular para se conectar não existem mais.

Banner com link para artigo "7 razões para deixar de conectar o whatsapp com o celular"

3. Agilidade na entrega e recebimento de mensagens

Como você já deve imaginar, a instabilidade com o uso do celular pode prejudicar o envio e recebimento instantâneo das mensagens.

Quando isso ocorre, algumas mensagens podem chegar fora da ordem que foram enviadas e atrapalhar a compreensão do cliente. Além disso, a demora em receber uma resposta prejudica a experiência do cliente com a sua empresa.

No WhatsApp Oficial API isso não é um problema.

4. Riscos de números banidos

O Web, por não ter a tecnologia oficial do WhatsApp para empresas, pode sofrer o risco de banimento de número. O envio de mensagens em massa com frequência, ser bloqueado ou denunciado muitas vezes pelos usuários ou propagação de spam, são ações que acarretam no banimento do seu número.

Mas usando o serviço da API, você não corre o risco de ter o número banido porque mesmo que os consumidores bloqueiem o número, todas as ações possíveis dentro da plataforma estão amparadas pelos termos de serviço do WhatsApp.

5. Selo de verificação de conta empresarial

Sabe aquele selo verdinho que aparecem em alguns perfis de empresas no WhatsApp? Esse selo é uma identificação feita pelo WhatsApp para as contas que são legítimas e autenticadas. Ele está disponível apenas para as empresas que possuem uma conta no WhatsApp Oficial API.

Essa identificação é excelente para manter os clientes tranquilos em relação ao compartilhamento de quaisquer dados com sua empresa.

Lembrando que o Facebook possui alguns critérios para avaliação e eles ainda são manuais, então, nem todas as empresas serão verificadas instantaneamente.

Nome de contato verificado em conversa do whatsapp

 

6. Envio de conteúdos multimídia com imagens, vídeos, documentos, emojis e botões: WhatsApp Web x WhatsApp Oficial API

Tanto a versão web quanto a versão API permite o envio de imagens, vídeos, documentos e emojis seja em conversas ou respostas automáticas.

No entanto, o envio de conteúdo com botões, onde o cliente fará uma escolha entre as opções, só é possível com o WhatsApp Oficial API.

botões no WhatsApp

7. Disponibilização de novas funcionalidades do WhatsApp

Sempre que o Facebook disponibiliza atualizações e criação de novas funcionalidades, a maioria delas são voltadas para o WhatsApp Business API. Isso porque o foco do Facebook são as empresas que utilizam o serviço pago.

Até mesmo no Octadesk, pensamos em funcionalidades exclusivas para os usuários do WhatsApp Oficial API.

8. Bot de horário de atendimento

O Octadesk disponibiliza uma funcionalidade essencial para os usuários que utilizam o bot em suas conversas de WhatsApp. Se trata de uma configuração que determina em quais momentos o bot irá ficar ativo, sem que você precise ativá-los e desativá-los todas as vezes.

Essa funcionalidade permite a criação de um calendário de atendimento, em que você define quais dias e horários haverá pessoas do time disponíveis. Com isso, os clientes não ficam com expectativas frustradas por conta de não conseguir falar com alguém.

9. Templates de bots de WhatsApp exclusivos

Os templates de WhatsApp são mensagens pré-definidas que o WhatsApp permite que você envie para os seus clientes sem que eles tenham iniciado uma conversa ou em situações específicas em que está claro que aquele determinado cliente já tem um relacionamento com a empresa.

No Octadesk, você consegue utilizar templates exclusivos nas conversas dos seus bots. E esses templates estão em constante atualizações, então você sempre verá conteúdos novos na sua plataforma.

Banner com link para artigo "templates de whatsapp"

10. Integrações com outras plataformas

Com o Octadesk, as integrações possibilitam conectar o WhatsApp com outras plataformas, por exemplo, um CRM, uma ferramenta de automação de Marketing ou gestão de vendas do e-commerce.

Imagine que após uma conversa no WhatsApp você deseja enviar um e-mail automático para todos os novos clientes a fim de mantê-los engajados. Com essa troca de informações entre os sistemas, você não precisa fazer nenhuma ação manual e ainda, não perde a oportunidade enquanto essas pessoas ainda estão com a lembrança de que tiveram uma conversa com a empresa.

Está disponível no Octadesk.

11. Disparo em Massa de mensagens (Lista de transmissão)

No WhatsApp Web, o disparo em massa de mensagens é considerado uma prática de spam. No entanto, é uma ação válida se for feita em conjunto com o serviço API do Facebook.

Vale lembrar que mesmo sendo permitido o envio de mensagens em massa, é importante que essas mensagens não sejam utilizadas para assustar o usuário ou firam as políticas do WhatsApp.

12. Automações de status de pedidos

Quem não gosta de acompanhar se o pedido que fez em uma loja já está chegando? Toda as vezes que houver uma compra e o sistema estiver conectado ao Octadesk, as informações sobre os status de pedidos será compartilhada com os respectivos clientes.

Permitir que o cliente acompanhe essas informações é uma forma de mantê-lo tranquilo e com as expectativas em alta. Caso aconteça algum problema no trajeto, ele estará ciente, evitando mais chamados para o time de suporte.

Já na versão web, não é possível fazer essa conexão. Essa funcionalidade estará disponível em breve no Octadesk.

13. Menu de opções

O menu de opções é uma funcionalidade essencial quando o assunto é oferecer uma boa experiência. Imagine que você quer oferecer algumas opções para o cliente dentro da conversa. Sendo assim, o menu de opções serve para exibi-las e permitir que o usuário faça a escolha sem ter que digitar.

Muitas funcionalidades e apenas um vencedor: WhatsApp Oficial API

Ao criar o WhatsApp Oficial API, o Facebook levou as conversas entre empresas e consumidores a outro nível. Inclusive, muitos clientes que já estão migrando para esta solução tem comentado que é impossível voltar atrás depois de experimentar o WhatsApp Oficial API.

De fato, todas as funcionalidades são pensadas para oferecer uma experiência ainda mais fluida para os clientes. O resultado disso são atendimentos mais rápidos, eficientes e com mais contexto por integrar ferramentas ao serviço.

Se você ainda tinha dúvidas sobre qual delas seria a melhor opção para sua empresa, acredito que você já não tem mais. Chame a nossa equipe para um bate papo e descubra como o Octadesk pode ajudar sua empresa!

Fale com um especialista Octadesk

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
5