Mais

Tendências do E-commerce 2023

Por Mahara Scholz 8 de dezembro de 2022 3 min de leitura

Estar por dentro das principais tendências do e-commerce é um passo importantíssimo para fazer o escopo da sua estratégia para vender mais no próximo ano. Apenas com as tendências atualizadas em mãos, é possível identificar as oportunidades e garantir que a sua loja tenha um bom crescimento nos próximos meses.

Foi por isso que a Octadesk e a Opinion Box se reuniram para construir um novo anuário: o E-commerce Trends 2023. O material traz dados e insights sobre como aproveitar as informações sobre os hábitos dos consumidores para o desenvolvimento de estratégias de vendas.

Então, o que fazer para aproveitar o momento de auge do e-commerce para atingir as suas metas? Confira alguns dados da nossa pesquisa nesse texto e saiba como tomar as melhores decisões para o seu negócio em 2023!

Spoiler: o link para a pesquisa completa está no final do texto.

O que leva um cliente a fazer uma compra online?

Um dos principais dados que a pesquisa traz apontou que o comércio eletrônico é a preferência de 61% do público, em comparação com as lojas físicas, e 42% das pessoas realizam compras online mais de uma vez ao mês.

Ao serem questionados sobre os principais motivos para a escolha das lojas virtuais, 73% dos entrevistados responderam que os preços baixos os levam a fazer compras online. Junto a isso, 72% dos consumidores apreciam a praticidade de comprar sem sair de casa, enquanto 69% dizem só encontrar na internet algumas promoções.

Ou seja, todos esses dados mostram que o e-commerce vem aquecido para o próximo ano, com as preferências dos consumidores se voltando cada vez mais para um consumo digital. 

investir em preços competitivos, na praticidade e nas promoções pode ajudar a fazer com que o seu e-commerce se destaque no nicho de atuação. Assim, é possível garantir que os consumidores consumam no seu negócio.

Quais fatores influenciam na hora de escolher onde comprar?

Quanto aos principais fatores que influenciam a tomada de decisão na hora de comprar online, 79% dos entrevistados falaram sobre o frete grátis. Seguido a isso, as promoções são as preferidas de 70% dos consumidores.

Esse é mais um indicativo do que você pode fazer para melhorar o pipeline de vendas e fechar mais negócios com os clientes. Nesse caso, realizar uma boa análise do planejamento logístico e financeiro faz toda a diferença para desenvolver boas estratégias no negócio.

Qual é o melhor canal para procurar atendimento?

Os canais de atendimento no e-commerce também influenciam o consumo do público. Afinal, a qualquer momento, pode ser necessário entrar em contato com a empresa, seja para tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou oferecer sugestões.

O chat online é o que mais se destacou, sendo o favorito de 39% dos consumidores. Além disso, o WhatsApp e as redes sociais se mostram como ótimas opções para 28% e 12% dos entrevistados, respectivamente.

Vale destacar que, de todos os canais citados, os consumidores tiveram menos preferência pelo e-mail, com apenas 5% dos votos. Por isso, é interessante ficar de olho no que está em alta e, principalmente, no que não favorece as estratégias do seu negócio, para manter a competitividade no mercado.

O que você achou das tendências do e-commerce? Como visto, alguns fatores são decisivos no momento de compra para os clientes. Por esse motivo, observar dados reais faz toda a diferença para criar boas estratégias de Marketing e Vendas para o seu negócio

Confira o material na íntegra e saia na frente para a sua estratégia de 2023.

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
O
C