Mais

7 razões para parar de conectar o seu WhatsApp pelo celular

Por Sara Cristine 11 de maio de 2021 7 min de leitura

Talvez, você nunca tenha pensado no quanto a conexão com o WhatsApp pelo celular pode ser um problema para a sua operação de atendimento (vendas, SAC, suporte, administrativo, dentre outras). Se ainda não pensou no assunto, quero ajudar você a entender melhor o porquê isso pode acontecer.

Não quero assustar você, mas quero levar você a uma reflexão que já venho tendo há dias. E se o celular da sua empresa for roubado? Em quanto tempo você consegue voltar a atender seus clientes no WhatsApp sem celular? E se sua operadora bloquear o seu acesso ao aplicativo?

Por essas e outras que eu digo: o nosso celular, por mais atualizado que seja, não é tão confiável quando o assunto é a utilização do WhatsApp para se relacionar com os clientes.

Me acompanha nessa leitura que eu te explico o porquê. Aproveito esse começo para dar um spoiler: esse problema tem solução e eu vou contar lá no final!

A premissa principal: não deixe seus clientes esperando, mas…

1. Seu celular pode ser roubado

Neste primeiro exemplo, nem precisamos viajar tão longe para entender que isso pode acontecer com qualquer um de nós. Embora a gente tema por isso, é inevitável sair de casa sem o nosso aparelho, certo?

Agora pensa em alguém que utiliza o celular pessoal ou até mesmo um corporativo para se conectar com os clientes no WhatsApp. Se algo acontece com o celular, por quanto tempo os clientes ficarão sem resposta? Quantas vendas serão perdidas?

Mesmo que você consiga comprar outro chip no mesmo dia e solicitar o bloqueio do antigo e ativação do novo, ainda vai levar 1 ou 2 dias para as coisas entrarem nos eixos novamente.

2. Ou perdido

Se você usa o celular apenas para fins de trabalho, ele não vai se perder, certo? Errado! Casa grande ou pequena, com crianças ou sem, na empresa ou fora dela, o seu celular corre o risco de ser perdido por aí.

E perder o celular é o menor dos problemas, diante da oferta tão grande de aparelhos que temos hoje em dia. O que não pode acontecer é os dados dos clientes irem parar nas mãos de pessoas erradas.

Mesmo com senha, não é muito difícil para uma pessoa mal intencionada descobrir a senha e acessar os dados do aparelho. Hoje, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) atuando tão forte, não podemos dar margem para um processo legal ou até mesmo a insatisfação e desconfiança por parte do cliente.

Gif com fundo verde e marcação de leitura do Whatsapp e meme do John Travolta

3. Até mesmo danificado

Uma pessoa com um celular não tem um dia de paz, não é mesmo? Hoje em dia, celulares são programados para “envelhecerem” a cada atualização que a gente faz – a tão conhecida obsolescência programada. E se a gente não atualizar, é impossível continuar utilizando os aplicativos. Ou seja, não há para onde fugir.

Com o uso frequente, uma hora ou outra, ele pode ser danificado e é preciso estar de olho nisso. A verdade é que quase ninguém pensa que o celular vai quebrar a qualquer momento. A gente sempre imagina que dá para usar mais um pouquinho. E é numa dessas que nossa equipe pode ficar sem acesso às conversas com os clientes.

4. Pode sofrer com instabilidade

Quando o celular não conecta ao wi-fi, o primeiro pensamento é de que o wi-fi está com problemas. No entanto, as conexões sem fio também sofrem certa instabilidade. Alguns aparelhos sofrem mais do que outros, mas a verdade é que isso não é exclusivo de Android ou iOs.

Para você entender um pouco melhor  esse assunto da instabilidade, conecte o seu notebook à sua rede wi-fi e faça um teste de conexão aqui. Depois, conecte o seu notebook a um cabo de rede diretamente ao seu modem e refaça o teste.

Você vai notar que quando você conecta à internet diretamente da fonte, a velocidade é maior. Por isso, você nota lentidão de vez em quando. Ah, nem preciso dizer que paredes de concreto e eletrodomésticos como geladeiras e microondas também podem causar interrupções no sinal de wi-fi.

Resumindo, tudo pode impactar na forma como os clientes percebem a experiência de conversar com a sua empresa.

5. Sua operadora pode bloquear o WhatsApp

Sim, é verdade. Inclusive, você pode checar essa informação no site do próprio WhatsApp. Quando você consegue se conectar a outros aplicativos usando sua rede 3G/4G, mas não tem acesso ao WhatsApp, significa que sua operadora pode ter bloqueado o aplicativo no seu ponto de acesso sem fio.

O que dá para ser feito é entrar em contato com a operadora e perguntar sobre as configurações do ponto de acesso para executar o aplicativo do WhatsApp.

Enquanto isso, os clientes estão esperando…

Meme com a foto de uma senhora e legenda "já faz 84 anos"

6. Você depende de uma pessoa para conectar o seu celular

É ruim depender de outra pessoa para qualquer que seja a tarefa, isso é fato. Porém, depender de um agente do seu time para conectar o celular ao WhatsApp todas as vezes é ainda pior.

Não que essa pessoa não seja capaz de fazer uma simples tarefa, entenda isso. O fato é que o ser humano é sujeito a falhas. E quando a operação de atendimento depende de uma pessoa para funcionar, é necessário entender que em algum momento você vai ficar na mão.

Mas o que pode acontecer de tão grave?

Como você já viu, a conexão wi-fi não é tão estável quanto deveria ser, independente do pacote de internet que sua empresa tenha contratado. Ao mesmo tempo, depender de uma pessoa para essa tarefa, é atrapalhar sua produtividade. Sem contar com a demora no atendimento.

7. Suas configurações de segurança podem bloquear seu WhatsApp

É, ninguém está livre de problemas com a conexão. Desta vez, essas configurações estão relacionadas não somente ao seu roteador mas também ao firewall.

Dependendo de como eles são configurados, eles podem bloquear certos tipos de conexão. Ou seja, eles podem impedir o seu WhatsApp de funcionar corretamente.

Além disso, o recurso de economia de bateria e conexão bluetooth também têm o poder de causar problemas em sua conexão com o WhatsApp.

E então, o que podemos fazer para manter o WhatsApp conectado o tempo todo?

Conecte seu WhatsApp a uma API

Muitas coisas podem dificultar a conexão e, consequentemente a produtividade e o atendimento ao cliente. Algumas delas podemos prever, mas nem sempre corrigir no mesmo momento. Por isso, o WhatsApp criou uma solução robusta para o atendimento da sua empresa: o WhatsApp Business API.

Com ela, você pode utilizar o WhatsApp sem celular na sua empresa porque o aplicativo dá lugar a um serviço na nuvem. Dessa forma, você não terá mais problemas causados pela instabilidade da internet e conexão wi-fi ou outros problemas relativos ao aparelho.

Vale ressaltar que os seus clientes se sentirão à vontade para compartilhar informações, visto que você receberá um selo de verificação oficial do Facebook (aquele ícone verdinho✔️).

Além da ótima conexão, o WhatsApp Business API com a Octadesk conta com benefícios exclusivos:

  • Rápido: você já pode começar a utilizar o WhatsApp integrado ao Octadesk enquanto aguarda seu número ser aprovado pelo Facebook
  • Sem surpresas: Com o Octadesk, você tem pacotes de mensagens e sabe exatamente quanto irá pagar no fim do mês
  • Estável: a estabilidade da conexão é 100% garantida porque não depende do celular para receber e enviar dados
  • Seguro: possui criptografia de segurança.

Quer descobrir novas possibilidades com o WhatsApp Business API para sua empresa? Clique no banner!

Testar Octadesk grátis

 

 

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
F
C