Como criar, projetar e promover páginas de negócios nas redes sociais

Aprenda a criar uma conta comercial do zero e atrair novos seguidores orgânicos nas redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin.
pessoas em volta de uma mesa discutindo redes sociais

Páginas comerciais nas redes sociais: criação, design e dicas de Promoção

Promover a sua marca nas redes sociais é uma das maneiras mais eficazes para aumentar o tráfego de seu site, melhorar o reconhecimento da empresa e, por consequência, vender mais.

Uma conta de negócio em uma determinada rede social é uma plataforma para publicação de conteúdo, publicidade e comunicação com o público. Mas, para atingir seus objetivos, você precisa começar de forma simples: criar e então pensar no design adequado do perfil.

Veja aqui embaixo tudo o que você vai ler nesse post:

Boa leitura!

O que é uma conta de negócio e por que é importante?

O perfil de negócio da empresa em uma rede social é uma página com design e conteúdo corporativo. As ferramentas integradas permitem promover uma marca ou produto, se comunicar com os seguidores e alcançar outros objetivos, por exemplo, oferecer a melhor experiência para o cliente.

Uma página comercial de alta qualidade ajuda a empresa a resolver os seguintes problemas:

  1. Análise do público-alvo: coleta de dados para ajudar você a não só compreender os interesses, mas também as necessidades e solicitações dos clientes.
  2. Aumento da conscientização e alcance da marca: a empresa cria uma imagem positiva por meio de conteúdo de qualidade e comunicação com o público.
  3. Feedback: a análise de comentários e críticas é importante porque ajuda a entender a atitude do público em relação à marca para posteriormente melhorá-la.
  4. Aumento do tráfego e de conversão: você pode atrair a sua audiência da rede social fazendo com que ela clique nos links para o site da sua empresa e possibilitando assim o aumento das vendas.

Então, antes de criar a sua conta de negócio, é preciso escolher a rede social apropriada. O Facebook é o maior e mais universal (500 mil novos usuários todos os dias). É adequado para todos os setores de negócios. O Instagram é uma ótima solução para o mercado de marcas de serviços, roupas, cosméticos e arte. O Linkedin conta com 500 mil profissionais, especialistas e empresas cadastrados. Você pode oferecer a eles serviços direcionados.

Como criar e fazer o design de uma conta comercial no Facebook

Como criar uma conta comercial? Antes de tudo, é preciso que você já tenha um perfil normal criado. Clique em “Criar” no menu superior e selecione “Página”.

Tela de criação de página do Facebook

Escolha o tipo:

  • empresa ou marca – para promover bens e serviços, aumentar o conhecimento da marca, aumentar o público;
  • comunidade ou figura pública – para reunir pessoas apaixonadas por algo específico.

Nomeie sua conta e escolha uma categoria temática. Indique o endereço e o número de telefone, selecione a cidade em que a empresa está localizada.

Tela de Tipo de página do Facebook

Escolha uma foto para o seu perfil e capa.

Foto e capa de perfil para o Facebook

Foto do perfil – uma imagem quadrada de 170×170 pixels (o site irá arredondar a imagem de forma automática). Um logo sem texto deve ir na foto do perfil. Se esta é a página é sobre um especialista, então, escolha um retrato com um fundo neutro.

Foto de capa – uma imagem retangular de 820×312 pixels (640×360 pixels na versão móvel). Você pode adicionar um vídeo na capa: com duração de 20 a 90 segundos e tamanho de 820×462 pixels. As cores e o estilo da imagem de capa devem estar em harmonia com as cores e o estilo da foto de perfil. Deve ter um slogan, detalhes de contato e informações de publicidade.

Caso ainda não tenha logo, você pode utilizar o serviço do Logaster para criar um para a sua marca. O serviço é capaz de gerar dezenas de opções de logos. Cada logo pode ser baixado e estará pronto para ser usado.

Você pode atribuir um nome exclusivo a uma página comercial do Facebook (com até 50 caracteres) e inserir um breve descrição sobre a página. Isso completa a criação da conta.

Ferramentas de Negócios do Facebook

  1. Messenger – é uma ferramenta multifuncional para comunicação pessoal com os seguidores. Possui muitas configurações e sua própria plataforma de publicidade.
  2. Chatbots – programas para processar solicitações e pedidos básicos 24/7. Forneça respostas a perguntas, check-out e outras tarefas.
  3. Notas – uma ferramenta para postar grandes publicações (artigos) com um endereço estático. Você pode ter um blog completo!
  4. Transmissão ao vivo – uma oportunidade de atrair uma audiência, mostrando conteúdo de vídeo interessante em um formato de transmissão.
  5. Histórias/Stories – vídeos curtos que podem ser usados para publicidade, publicação de notícias sobre descontos temporários, etc.
  6. Gerenciador de anúncios – Uma plataforma para organizar a promoção de publicidade paga de uma conta, postagens ou produtos individuais.

5 dicas para a promoção de uma página comercial no Facebook

Peça aos seguidores para falar sobre o seu produto. Por exemplo, incentive a publicação de postagens nas quais os usuários usam um produto de marca. Para fazer isso, você pode realizar um flash mob ou criar hashtags especiais.

Mostre a eles “como funciona”. Grave um vídeo, tire uma foto ou então inicie uma série de lições práticas sobre o uso do seu produto.

Crie links de referência, envie-os para os seguidores e os prometa um bônus sólido para cada novo cliente que clicar no link.

Inclua avaliações e críticas. Avaliações independentes são muito importantes, os novos usuários e seus clientes em potencial confiam nelas.

Realize campanhas publicitárias. A maior parte da audiência no Facebook é atraída por publicidade direcionada. Essa é a norma para a maior rede social do mundo.

Como criar e fazer o design de uma conta comercial no Instagram

Veja como criar um perfil comercial no Instagram. Primeiro você precisa criar uma conta normal. Em seguida, acesse configurações e clique em “Mudar para conta profissional”.

Conta comercial no instagram

Escolha o tipo de página: Criador de Conteúdo (perfil comercial pessoal) ou Empresa (conta comercial para empresa).

Criador de conteúdo ou página comercial

Selecione a categoria que melhor se adequa ao seu negócio.

Categoria do perfil do Instagram

Configure as informações de contato: digite o e-mail da empresa, número de telefone e endereço. Atenção: as informações de contato especificadas serão públicas! Vincule sua conta ao Facebook para acessar o gerenciamento compartilhado.

A criação está pronta. Agora você pode usar funções comerciais adicionais: colete estatísticas sobre publicações e perfil, defina e faça publicidade.

Agora você sabe como criar uma conta comercial no Instagram. Não se esqueça de inserir os recursos adicionais: faça upload de uma foto de perfil de alta qualidade – um quadrado de 110 x 110 pixels com o seu logo ou seu retrato. Adicione um botão para ação (Editar perfil – “Métodos de comunicação” – “Adicionar botão para ação”.)

Ferramentas de Negócios do Instagram

Os stories em destaque ficam disponíveis pelo tempo que você quiser, sem desaparecer após um dia de publicação. É uma ótima ferramenta para postar informações importantes: notícias, informações sobre descontos, listas de preços, avaliações, dados de entrega, contatos.

Se você não sabe como conectar uma conta comercial no Instagram ou como usá-la totalmente, encontrará todas as respostas nesta plataforma. Você também pode configurar anúncios no Instagram.

5 dicas para promover um perfil profissional no Instagram

  1. Use hashtags – Regra padrão: 1-2 hashtags descrevendo o assunto, a cor e os objetos na foto.
  2. Adicione e curta as páginas de usuários do seu público-alvo – O seguir de volta nesses casos é bastante eficaz.
  3. Responda com educação a cada mensagem – Você deve se comunicar com os clientes de maneira confidencial e respeitosa no Instagram.
  4. Publique durante a semana –  das 7:00 às 9:00 e das 17:00 às 21:00. Durante esses períodos ocorre os picos de atividade. Entretanto, é importante verificar os horários de atividade do seu público e então, fazer os devidos ajustes.
  5. Forneça conteúdo com qualidade perfeita – Requisitos: único, reconhecível, criando associações e emoções positivas com a sua marca.

Agora, a última rede social, o Linkedin!

Como criar e fazer o design de uma conta de empresa no Linkedin

Nesta plataforma você também precisa cadastrar um perfil de usuário normal primeiro. Ele deve estar criado a mais de 7 dias, ter um nível de desempenho acima da média e ter contatos adicionados. Para criar uma conta comercial do Linkedin, vá para a seção “Trabalho”.

Criar página comercial no Linkedin

No menu que é aberto, clique em “Criar uma página de empresa”. Escolha o objetivo da conta.

Objetivo da página comercial no Linkedin

Digite as informações da sua empresa nos campos apropriados. Na mesma etapa, você precisará fazer o upload do logotipo. O tamanho mínimo é de 300 x 300 pixels.

A página será criada. Adicione a capa do perfil (1536×768 pixels) e escreva uma breve descrição da conta comercial.

Ferramentas de Negócios do Linkedin

O Matched Audiences serve para selecionar contatos específicos. Ele ajuda a fazer upload de uma lista de e-mails disponíveis para configurar uma exibição patrocinada direcionada de conteúdo.

O Content Marketing Score é uma ferramenta analítica para monitorar a eficácia do marketing de conteúdo e compará-lo com os concorrentes.

O Showcase Pages ajuda a destacar as principais coisas e a concentrar a atenção do visitante.

O Lead Accelerator é um aplicativo para gerar leads de alta qualidade no Linkedin.

Utilize essas ferramentas e aprimore o seu conteúdo na rede social de negócios.

5 dicas para promover um perfil de empresa no Linkedin

  1. Publique com regularidade conteúdo útil relacionado ao escopo da marca.
  2. Configure publicidade para publicações no formato de conteúdo patrocinado.
  3. Jason Miller, do Linkedin, oferece a seguinte fórmula: 3 publicações de conteúdos informativos e interessantes para cada 1 publicação de publicidade sobre a empresa.
  4. Verifique se a página, a foto e a imagem de fundo refletem os valores da marca.
  5. Use o formato de vídeo curto: publique vídeos com demonstrações do produto ou outro conteúdo direcionado.

E aí, curtiu as dicas?

Conclusão

Criar uma conta comercial em todas as redes sociais é um processo simplificado, por isso, não deve causar problemas pra você. Mas, é importante que você não só entenda o propósito de criar a página, como também conheça seu público e tenha planos específicos para as futuras publicações.

Desde o início, é importante criar uma conta de forma correta, usando os símbolos e a identidade visual da sua marca. Assim, sua empresa será lembrada e, quem sabe, criar muitas conexões emocionais com os consumidores.

 

*Este guest post foi produzido por Anatolii Riabyi, Gerente de Marketing do Logaster

O Logaster já ajudou milhares de startups e pequenas empresas – a criar os seus próprios logos e a fazer branding de seus produtos e serviços.

Você pode gostar também