Mais

+5.000 cursos online gratuitos para você fazer em 2022

Por Sara Cristine 5 de janeiro de 2022 8 min de leitura

Tenho quase certeza que entre as suas resoluções de ano novo existe algo direcionado à sua carreira, certo? Seja ganhar mais, se preparar melhor para assumir novas posições ou até mesmo mudar de emprego.

Se você é como eu, que está sempre em busca de um curso grátis para continuar se atualizando, este artigo é para você.

1. Sebrae

Essa lista não poderia começar sem falar do Sebrae. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece cursos voltados às mais diversas áreas do conhecimento.

Se você é MEI, já tem um negócio ou ainda quer começar, o Sebrae tem cursos específicos para você. Com os cursos do Sebrae você pode desenvolver habilidades de empreendedorismo tanto para estudos quanto para aplicação nos negócios.

Acessar cursos do Sebrae

2. Senai/Sesi

Embora essas instituições não ofereçam a maior quantidade cursos online gratuitos, vale a pena conferir. O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sesi (Serviço Social da Indústria) oferecem cursos com duração de 10 a 32 horas, voltados para pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho ou que buscam aperfeiçoamento.

Entre os cursos oferecidos estão Qualidade no atendimento, Segurança do trabalho, Logística, Cybersecurity, entre outros.

Acessar cursos do Senai/Sesi

3. FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) oferece cursos variados em algumas áreas como Direito, Economia, Educação, Gestão e Sustentabilidade. Eles têm duração de 2 a 30 horas.

Por conta da parceria com a OEG – Open Education Global, a FGV possibilita oferecer esses cursos online gratuitos.

Acessar cursos da FGV

4. Veduca

Veduca é uma plataforma de ensino online criada por profissionais com o objetivo de compartilhar conhecimento nas mais diversas áreas.

Para isso, fez parcerias com grandes universidades, de modo que agora oferece cursos gratuitos em áreas como: Administração e Negócios, Economia, Gestão, Medicina e Saúde e Tecnologia.

Acessar cursos da Veduca

5. USP

A USP (Universidade de São Paulo), renomada instituição pública tem sua própria plataforma de cursos gratuitos, com opções nas três grandes áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Biológicas. Nessa modalidade não é oferecido nenhum certificado ou diploma.

Acessar cursos da USP

6. UNESP

A Unesp (Universidade Estadual Paulista), também renomada instituição pública criou em 2017 uma plataforma de ensino online. Dessa forma, oferece dezenas de cursos gratuitos nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas, além de um catálogo de e-books.

Acessar cursos da Unesp

7. Coursera

O Coursera é um plataforma de cursos online gratuitos que foi criada em uma iniciativa das universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania.

Atualmente, você pode acessar às aulas traduzidas ou legendadas para o português, além de cursos produzidos por instituições brasileiras, como a USP e a Unicamp.

O curso completo é disponibilizado gratuitamente, mas sem certificado. Caso você queira o certificado, a plataforma disponibiliza para venda mediante conclusão de uma prova.

Acessar cursos da Coursera

8. PUCRS

A PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) possui 3 cursos gratuitos para desenvolvimento de habilidades de gestão de tempo, metas financeiras e mentalidade de desenvolvimento.

Acessar cursos da PUCRS

9. Mackenzie

A Universidade Mackenzie oferece alguns cursos gratuitos voltados à tecnologia, inovação, gestão de projetos e contratos.

Acessar cursos da Mackenzie

10. Escola Conquer

A Conquer é uma escola de negócios da nova economia. Ela é uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado e disputado pelo mercado. De tempos em tempos, a Conquer oferece cursos gratuitos que vale a pena conferir.

Acessar cursos da Escola Conquer

11. Harvard

A Harvard, uma das universidades mais renomadas dos Estados Unidos oferece diversos cursos gratuitos em arte, design, negócio, computação, educação, saúde, programação, ciências sociais, entre outros.

Acessar cursos da Harvard

12. Edx

A plataforma Edx disponibiliza cursos online gratuitos de diversas faculdades ao redor do mundo. Entre as faculdades que oferecem cursos gratuitos na plataforma estão a Harvard, MIT e Boston University. Você vai encontrar cursos das áreas de Comunicação, Design, Química, História, Saúde, Direito e muito mais.

Acessar cursos da Edx

13. Prime Cursos

A Prime Cursos do Brasil é uma plataforma de cursos online gratuitos. Sua premissa é oferecer cursos cuja didática é simples, fácil e prática de entender. Em sua plataforma estão mais de 200 cursos das áreas:

  • Administração;
  • Comunicação e Vendas;
  • Contabilidade e Finanças;
  • Direito;
  • Educação;
  • Gastronomia e Confeitaria;
  • Idiomas;
  • Informática;
  • Meio Ambiente;
  • Moda;
  • Música;
  • Programação;
  • Recursos Humanos;
  • Saúde & Bem-Estar;
  • Segurança no Trabalho;
  • SEO e Webmarketing;
  • Turismo e Hotelaria;
  • E muito mais (Enem, Concursos Públicos, e outras áreas).

Acessar cursos da Prime

14. FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas), universidade privada que é referência no ensino oferece mais de 150 cursos gratuitos em sua plataforma. As aulas são gravadas em plataforma multimídia.

Acessar cursos da FGV

15. Omie.Academy

A Omie, sistema de gestão para pequenas e médias empresas criou uma plataforma de cursos online gratuitos. Os cursos são voltados para empreendedores, mas podem ser feitos também por quem está focando na carreira.

A Omie.Academy conta com cursos de Programação Neurolinguística, Liderança e Gestão de Pessoas, Finanças Pessoais, Otimização de Redes Sociais e Business Process Outsourcing (BPO), entre outros (e oferece certificado).

Acessar cursos da Omie

16. Rock Content

A Rock University, da Rock Content, disponibiliza cursos online gratuitos com certificado sobre marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, outbound marketing, Customer Success, gestão de mídias sociais e muitos outros.

Acessar cursos da Rock Content

17. LinkedIn Learning

O LinkedIn, rede social voltada para networking e recolocação no mercado de trabalho tem trilhas de aprendizado gratuitas. Você pode utilizá-las por 1 mês sem pagar absolutamente nada. Após o período, você paga R$69,99 por mês para continuar utilizando.

Os cursos são focados no mercado de trabalho, capacitação e recolocação, negócios, tecnologia e criação.

Acessar cursos do LinkedIn Learning

18. Facebook for Business

A rede social disponibiliza cursos focados em marketing digital, com o objetivo de extrair o melhor do uso das ferramentas da empresa: Facebook, Instagram e WhatsApp.

Você pode aprender como preparar seu negócio para vender online, como estabelecer uma presença digital, atrair o público, construir relacionamento e muito mais.

Acessar cursos do Facebook for Business

19. Pocket Live ESPM

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) oferece aulas ao vivo gratuitas. As aulas oferecidas não garantem certificado, mas esporadicamente a instituição oferece as Pocket Lives com direito a certificação. A duração do conteúdo é de 2 horas, com temas relacionados à vendas, branding, marketing e tecnologia.

Acessar cursos da ESPM

20. B3

A B3, que é a bolsa de valores do Brasil também disponibiliza cursos gratuitos. O objetivo da plataforma é promover o conhecimento em finanças tanto pessoais quanto em geral. Dentre os cursos disponíveis estão: como funciona a Bolsa de Valores, produtos de renda fixa, iniciante no mercado de ações, como organizar suas finanças e muito mais.

Acessar cursos da B3

21. Insper

Em parceria com o Coursera, o Insper oferece cursos gratuitos nas áreas de Marketing analítico; Gestão de operações; Capitalismo consciente e Administração financeira. Todos possuem a opção de certificado de conclusão.

Acessar cursos da Insper

22. Intel

A Intel, empresa conhecida pelos processadores de computador, oferece mais de 30 cursos online gratuitos. Dentre as opções disponíveis, estão cursos sobre armazenamento de dados em segurança, business intelligence, conectividade sem fio, entre outros.

Acessar cursos da Intel

23. Senac EAD

Senac EAD liberou, de forma gratuita, alguns cursos focados em Meio Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Comunicação, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Acessar cursos do Senac

24. IFES-RS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul oferece cursos online com certificação. Há dezenas de formações nas seguintes áreas: ambiente e saúde, ciências exatas, ciências humanas, educação, gestão de negócios, idiomas e línguas, literatura, informática, produção alimentícia e turismo e hospitalidade.

Acessar cursos do IFES-RS

25. Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco tem uma plataforma voltada para cursos gratuitos e com certificado. Você vai aprender cursos das áreas de Administração, Fotografia, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento, Educação Básica e Pedagogia e Informática.

Acessar cursos da Fundação Bradesco

Cursos online gratuitos: não deixe para o segundo semestre

Você tem à disposição mais de 5.000 cursos de diversas áreas do conhecimento. E o melhor de tudo: todos são gratuitos!

Não espere o carnaval ou o semestre acabar para começar a estudar. Selecione os cursos do seu interesse e invista hoje mesmo em sua carreira profissional ou negócios!

Banner com link para artigo "Os 11 melhores podcasts sobre Negócios, Vendas e Atendimento ao cliente

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
D
É