Após entender o consumidor, é preciso saber interagir com ele. E a demanda por essa interação não se limita às conversas rasas através de meios de comunicação ultrapassados. Atualmente, há exigência para que as conversas que acontecem entre empresa e cliente sejam naturais, fluidas e dinâmicas. Logo, rapidamente as empresas aderiram ao universo digital e começaram a exigir mais dos atendentes, o qual foi adotado como uma verdadeira ferramenta de exposição de seus produtos e serviços.
O que é SAC 2.0?
Resumidamente, o SAC 2.0 pode ser definido como a prestação do atendimento ao consumidor por meio dos canais digitais. Aqui, impera o uso das redes sociais para comunicar promoções, ações de marketing e eventos, para promover o lançamento de novidades e, não menos importante, para disponibilizar o contato com a empresa.
Os consumidores estão cada vez mais adeptos ao SAC 2.0. Eles enxergam nele a extinção dos protocolos enfaixados que tornavam o atendimento muito robótico e pouco humano. É como se as redes sociais oferecessem o toque humano que a central de atendimento telefônico, por exemplo, não era capaz de promover.
A diferença entre SAC 2.0 e SAC 3.0
O conceito de SAC 2.0 abrange o monitoramento das marcas, porém não somente pelas redes sociais. Trata-se da prática de absorção das informações que circulam nos meios digitais para desenvolver estratégias de customer service continuamente melhores. E, diferentemente do que se pode pensar, essa não é uma ideia inovadora.
Existe ainda o SAC 3.0 que, com forte apelo à tecnologia, indica a modernização das práticas de atendimento. Além disso, visa a entender os consumidores de maneira profunda a fim de personalizar o atendimento. Não há limitação do estudo dos meios digitais. O SAC 3.0 prevê a análise integral de todos os canais que fornecem contato entre cliente e empresa.
A importância do SAC 2.0
Para alguns pode soar confusa a necessidade de manter os moldes desse conceito. Contudo, não se pode esquecer que foi o SAC que configurou a evolução do Serviço de Atendimento ao Consumidor. E que sem ele não poderíamos falar sobre melhorias processuais.
O SAC 2.0 promoveu o contato ativo quando as marcas praticavam a análise de dados somente quando o consumidor a procurava para solicitar algum tipo de suporte. Em outras palavras, agora as empresas podem interceptar dados valiosos quando seus nomes são mencionados em diversos meios.
O que se ganha com o SAC 2.0
O serviço de atendimento ao cliente nunca mais foi o mesmo depois que o SAC 2.0 surgiu no mundo corporativo. Para marcas e empresas de todos os setores, os ganhos foram inestimavelmente benéficos, assim como:
- Mais opções de meio de contato: Além da tradicional central telefônica, agora as marcas são alcançáveis por meio de seus sites, suas telas de conversa ao vivo e seus perfis em redes sociais.
- Consumidor participativo e ativo: Satisfeito com sua experiência com determinada marca, o cliente pode publicar comentários positivos que geram em outras pessoas a curiosidade por experimentar o mesmo serviço ou produto. Logo, monitora-se de forma dinâmica a popularidade da marca na Internet.
- Acompanhamento constante de dados: As devolutivas analíticas se tornaram muito mais rápidas e as empresas passaram a gerar relatórios com uma facilidade que antes não existia.
- Mapeamento e localização: As redes sociais reúnem usuários de todos os cantos do mundo, mas com o SAC 2.0 é possível mapear os comentários online e localizar as pessoas que proferem opiniões a respeito das marcas.
E então, você quer aprimorar o seu atendimento ao cliente?