7 momentos que você deveria usar o WhatsApp Oficial para melhorar conversões e a experiência

Saiba quando usar o WhatsApp Oficial em pelo menos 7 momentos. Com ele você pode melhorar a experiência do cliente e suas conversões.
Logo do WhatsApp Oficial junto com o logo do WhatsApp convencional sobre um fundo com elementos marinhos

Ele é um dos assuntos mais falados dos últimos tempos. Mas o que, talvez, você não conheça é quando usar o WhatsApp Oficial em sua empresa, seja em ações de marketing, vendas ou atendimento.

Ok, mas o que é esse WhatsApp Oficial? Ele é a versão oficial em que não é necessário um aparelho celular porque a comunicação é direta com o servidor do Facebook.

Essa versão é interessante para empresas que possuem um alto volume de conversas e querem manter tudo organizado. Mesmo em casos onde não há tanto volume, é importante para ter toda a equipe atuando, ou então, para trabalhar ações de Marketing.

Isso porque esse serviço possui diversas funcionalidades para sua empresa ganhar escala. Ou seja, para conseguir atender um número maior de pessoas mesmo que com recursos escassos como, por exemplo, tempo e mão de obra.

Neste artigo quero mostrar para você quando usar o WhatsApp Oficial em 7 momentos diferentes. Sem querer dar spoilers, mas tenho certeza que você vai gostar bastante.

Boa leitura!

 

Quando usar o WhatsApp Oficial (API): 7 momentos

Sabe aquele momento em que tem um monte de clientes perguntando praticamente a mesma coisa? Ou aquele momento em que você percebe que o time está gastando muito tempo enviando 2ª via de boletos? Você vai perceber o quanto isso se torna mais fácil quando usar o WhatsApp Oficial.

1. Realizar pesquisas de satisfação

Talvez, você nem saiba o conteúdo dela, mas é bem provável que você já tenha respondido à alguma pesquisa de satisfação, certo? Essa pesquisa tem como objetivo entender a opinião do cliente a respeito do atendimento, de uma compra ou da empresa de uma forma geral.

Uma pesquisa de satisfação tem como objetivo melhorar a experiência do cliente. Então, não basta apenas coletar dados e não fazer nada a respeito.

Hoje em dia, muitas pessoas não estão mais engajadas em responder pesquisas por e-mail, por isso, o WhatsApp Oficial se faz tão necessário. Uma vez que as taxas de abertura de e-mail beiram à 25-30%, enquanto que no app 90%.

Sendo assim, quando usar o WhatsApp Oficial, lembre-se dessa possibilidade!

2. Fazer disparo em massa

Sabe aquele e-mail marketing que costumava funcionar muito bem antigamente? Então, hoje você já pode usar o WhatsApp Oficial para esta mesma finalidade. Mas como funciona?

Em vez de enviar um comunicado em uma lista de transmissão, onde existe a grande chance do seu número ser banido, faça um disparo de mensagem em massa.

Dessa forma, por ser um número oficial aprovado pelo próprio Facebook (agora chamado Meta), você consegue trabalhar mais ações de marketing diferenciadas.

3. Enviar mensagens promocionais

Geralmente, o envio de mensagens promocionais no WhatsApp não era algo bem visto pelo Facebook. Por isso, quem insistia nesta prática, acabava sendo banido do app. Porém, nessa nova versão a empresa está autorizada a enviar mensagens promocionais.

É claro que alguns segmentos como, por exemplo, bebidas alcoólicas e tabaco não são permitidos, mas nos demais, você pode aproveitar.

Mesmo que exista essa autorização explícita, é importante o bom senso. Afinal, se você insistir em enviar mensagens fora de contexto, sem a permissão do cliente ou um número excessivo, seu cliente vai bloquear o recebimento. Dessa forma, sua comunicação não vai chegar ao destinatário final.

4. Lembrar os clientes de fechar uma compra

Os lembretes são ótimos para colocar os clientes de volta à jornada da sua empresa. Durante a jornada de compra é comum o usuário se distrair e acabar esquecendo de concluir a compra ou alguma outra ação.

Por isso, você pode usar o WhatsApp Oficial para lembrá-lo de algum produto que retornou ao estoque, de renovar algum plano antes do vencimento, do final de um período de teste grátis ou até mesmo de voltar ao carrinho e concluir a compra.

Além de manter o consumidor próximo da marca, você pode aumentar as taxas de conversões – que geralmente não seria possível da maneira convencional.

5. Enviar um boleto automaticamente

Não sei com você, mas quando eu preciso solicitar a segunda via de algum boleto, bate aquela sensação de que vou levar muito tempo para conseguir.

Em alguns casos, as empresas demoram tanto tempo, que quando o boleto chega, a data já venceu. Pagar multas não é uma experiência legal para ninguém. Por isso, a sua empresa precisa cuidar desse aspecto com muito cuidado.

Ao conectar seu WhatsApp Oficial com o sistema financeiro, você possibilita que os clientes tenham fácil acesso aos boletos e outras informações de pagamento. Assim, a experiência se torna mais fluida e sem complicações.

6. Manter os clientes engajados na conversa

Você já parou para pensar que quando se trata de empresas, a gente não conversa tanto? Então, para evitar que os clientes fiquem desengajados na conversa e até esqueçam de responder, uma das formas é através de botões de respostas rápidas.

Os botões são úteis em diversos casos. Veja quais são eles:

  • Botões de CTA: os botões de CTA (call to action ou chamada para ação em português) são botões onde existe uma ordem explícita sobre uma ação que o usuário deve fazer. Podem ser uma ligação para um determinado número, um site para acessar, uma resposta ou uma confirmação de dados.

Botão interativo do WhatsApp

  • Menu de opções: O menu de opções é uma lista onde você pode colocar alternativas de 1 a 10 para o cliente escolher. Assim que ele escolhe, a resposta é enviada para a empresa.

Menu de opções no WhatsApp

7. Permitir que os clientes consultem, adicionem e atualizem dados

Se você ainda está em dúvida sobre quando usar o WhatsApp Oficial, essa é uma das funcionalidades que vai te dar a certa.

Ao permitir que os clientes consultem, adicionem e atualizem dados, sua equipe ganha tempo. Mas como assim? Em alguns tipos de negócio, grande parte das solicitações são referentes a perguntas frequentes. Sabe aquelas perguntas repetitivas que acabam tomando tempo?

Então, quando você conecta todos os sistemas que são úteis para consulta, adição e atualização de dados, os clientes poderão fazer muitas ações sozinhos.

Isso não significa que a empresa vai deixar de atender clientes, mas que ela vai fazer bom uso dos atendentes. Dessa forma, sobra mais tempo para focar em atendimentos em que são realmente necessária a atuação de um humano.

Por exemplo, o cliente pode verificar o status de uma compra, consultar o saldo de uma conta, cadastrar informações ou atualizar dados cadastrais.

Agora que você já sabe quando usar o WhatsApp Oficial, chegou a parte prática.

Use o WhatsApp Oficial, melhore a experiência do cliente e aumente conversões

Neste post você descobriu quando usar o WhatsApp Oficial. Aliás, essas são apenas alguns dos momentos:

1. Realizar pesquisas de satisfação

2. Fazer disparo em massa

3. Enviar mensagens promocionais

4. Lembrar os clientes de fechar uma compra

5. Enviar um boleto automaticamente

6. Manter os clientes engajados na conversa

7. Permitir que os clientes consultem, adicionem e atualizem dados

Que fique claro, o WhatsApp Oficial é mais do que isso. Ele é a ferramenta que pode auxiliar a sua empresa em diversas frentes, além das citadas aqui. Tudo isso vai resultar em clientes cada vez mais satisfeitos com a experiência e muito mais conversões.

Se você quiser saber como essa solução pode funcionar em sua empresa, conte para o nosso time seus desafios. Mal podemos esperar para ver você aplicar 7 e até mais funcionalidades em seu dia a dia!

 

Você pode gostar também