Mais

Chatbot para Messenger: o que é e como criar um?

Por Sara Cristine 5 de janeiro de 2021 6 min de leitura

Já pensou em dar respostas mais rápidas e até automáticas para os clientes através do seu Facebook Messenger? Isso pode estar cada vez mais possível com os melhores aliados no atendimento ao cliente neste canal: o chatbot para Messenger!

A ferramenta de conversação do Facebook vem crescendo cada vez mais e se tornou um dos principais canais de atendimento ao cliente. Tanto é que entre os brasileiros que usam o Facebook, 85% conversam com empresas pelo Messenger a cada 3 meses. 

Além disso, há planos para que o Messenger também se torne uma ferramenta conversacional do Instagram. Ou seja, as duas maiores redes sociais do mundo juntas em um único aplicativo! São 102 milhões de brasileiros dentro da plataforma. Se trata de uma grande oportunidade de estender o alcance aos seus clientes.

Por isso, é fundamental que empresas estejam preparadas para melhorar e automatizar a operação através desse canal com os chatbots!

Acompanhe comigo!

O que é chatbot para Messenger?

O Facebook Messenger é um dos aplicativos filhos do grande Facebook. Com intuito de acompanhar o crescimento do uso dos dispositivos móveis para conversas instantâneas, o Messenger foi lançado em 2011 como uma versão evoluída do Facebook Chat.

O Facebook é a principal rede social do planeta, e no Brasil, isso também reflete muito no cotidiano da população brasileira, que é a 4º maior usuária da rede social. No total, 102 milhões de brasileiros compartilham momentos todos os meses.

Sim, é muita coisa. E você sabe… onde os consumidores passam a maior parte do seu tempo é um ótimo lugar para atendê-los! Então, assim como o WhatsApp Business, o Facebook também lançou uma versão para os negócios. Para acessar essa versão, basta que a empresa tenha uma página pública na rede social.

Atender os clientes através do Facebook Messenger já é um avanço que deixa a sua empresa muito a frente dos concorrentes que não estão por lá, mas isso não basta!

Testar Octadesk grátis

Assim como em outros canais – principalmente os conversacionais, como o WhatsApp – o cliente exige um atendimento rápido e organizado. É para isso que os chatbots entram em ação!

O chatbots para atendimento vem crescendo cada vez mais como solução para empresas, principalmente em chats embutidos no site da empresa, blogs, landing pages, no WhatsApp e, por fim, no Facebook Messenger, que recentemente anunciou uma integração com o Instagram Direct.

As vantagens do chatbot para Messenger

Até 24h – esse é o tempo que o Facebook Messenger para Empresas permite que a empresa responda o contato. O prazo serve para que o cliente não fique sem respostas durante esse período e fique insatisfeito. 

Porém, muitas empresas vêem a caixa de entrada do Facebook encher de mensagens sem uma equipe grande o suficiente para responder todas (fora as mensagens de outros canais). Perder o prazo e deixar clientes sem respostas pode fazer com que eles se estressem, desistam do seu negócio e corram atrás da concorrência. 

Confira as principais vantagens do chatbot para Messenger:

  • Respostas rápidas durante 24h por dia – Os chatbots atendem os clientes a qualquer hora, inclusive em momentos em que o time não estará disponível para isso. Basta criar respostas prontas para que o robô responda e dê informações em horários não comerciais.
  • Mais oportunidades de vendas – Com as perguntas e respostas com opções, o chatbot Messenger pode obter respostas estratégicas, qualificar os possíveis clientes e direcionar melhor a sua venda.
  • Atendimento organizado – As respostas prontas e rápidas é um combo para ajudar a equipe a agilizar as tarefas durante o atendimento e se manter mais organizada em relação à demanda.
  • Melhor experiência no atendimento – Todos os benefícios oferecidos pelo chatbot melhoram a experiência do cliente e a sua credibilidade enquanto empresa.
  • Autoatendimento – integrando o chatbot Messenger com outras ferramentas, você pode disponibilizar, através do robô, possibilidades de autoatendimento, como emissão de 2ª via, registro de documentação, atualização de dados, etc. Para isso, você pode utilizar as superintegrações do Octadesk!

Com esses itens, o chatbot para Messenger pode potencializar a sua operação de vendas, atendimento e marketing. Confira as etapas e as possibilidades da integração do Facebook Messenger com o Octadesk:

Possibilidades do chatbot messenger no Octadesk

Veja o guia completo de Facebook Messenger para Empresas

Como criar um chatbot para Messenger no Octadesk

Crie a sua conta e faça o teste grátis por 7 dias.

Crie sua conta no Octadesk para usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários

No menu “Configurações”, navegue até conversas e em seguida até Messenger, lá haverão duas opções: “Minhas páginas”.

Depois, clique no botão “Conectar”, seguir o passo a passo que o Facebook solicita, manter ativas todas as permissões que o Facebook solicita e clicar em concluir:

Chatbot para Messenger

Coloque o “Messenger” como canal de origem dos seus Tickets:

chatbot messenger

Agora que o Messenger está vinculado com a sua conta, basta criar o seu chatbot! Para isso, vá em “Configurações”:

Facebook Messenger no Octadesk

Clique em “Messenger” e depois “MessengerBot”. Clique em “Criar um bot”, inicie a configuração da conversa, e por fim, salve o seu chatbot!

Configuração de chatbot

 

Junte o útil ao agradável

As pessoas amam o Facebook Messenger. As pessoas também amam chatbot. Motivos é o que não faltam para juntar o útil ao agradável e se tornar uma empresa referência no atendimento ao cliente da maneira mais inovadora possível.

Estamos em uma era onde a experiência do cliente é o que vai ditar as regras do jogo. No final, um atendimento ágil e eficiente será muito mais valorizado. Coloque o chatbot em um dos canais mais amados pelos consumidores e veja a mágica acontecer!

Banner com link para artigo sobre vender mais com chatbot

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
O
5