Como atender bem um cliente? Veja 5 dicas para excelência no atendimento!

Você sabe como atender bem um cliente? Aprenda a fazer isso com as nossas 20 dicas que vão levar você e a sua empresa para o sucesso!
como se destacar da concorrência com um bom atendimento ao cliente

A equação é simples: clientes satisfeitos compram mais de você e contam mais às pessoas sobre você. Por isso, é essencial entender como atender bem um cliente.

Você quer que os clientes comprem mais e recomendem sua marca aos conhecidos? Então, você quer clientes satisfeitos. Eu tenho uma boa notpicia: existem algumas regras simples para saber como atender bem um cliente:

  • Trate seus clientes bem.
  • Respeite-os.
  • Seja honesto.
  • Responda rápido.
  • Seja aberto e acessível.

A seguir, saiba mais sobre como atender bem um cliente.

Saiba como atender bem um cliente

1. Gerenciamento de relacionamento com o cliente

Andrew Wee tem alguns ótimos exemplos de como ele tem sido tratado por várias instituições financeiras.

O banco Citibank enviou a Andrew um bolo personalizado para seu aniversário. O que ele precisou fazer para conseguir isso? Nada.

É muito fácil enviar presentes personalizados e de qualidade aos clientes, basta um pouco de criatividade e tempo, além, claro, de uma dose de vontade.

Nesse caso, o cliente não teve que buscar reconhecimento da empresa;

A empresa apenas prestou atenção ao que estava acontecendo e se certificou de que o cliente se lembraria de como é agradável apostar em seus serviços.

2. Reconheça o valor de seus clientes

Para entender como atender bem um cliente, você tem que reconhecer seu valor. E então, você tem que estar disposto a perder um pouco mais de tempo, ser um pouco mais criativo, se esforçar um pouco mais…

Mas acredite, vale a pena. Tratar bem os seus clientes é o caminho para aumentar sua fidelidade, otimizar o boca-a-boca que leva você a novos clientes e investir no sucesso dos negócios.

Um ótimo serviço começa com seus funcionários e, por isso, é importante treiná-los como uma equipe de atendimento ao cliente de qualidade para criar uma experiência positiva para seus consumidores.

Aqui estão algumas dicas sobre como treinar seus funcionários para se tornarem uma equipe focada no cliente e avaliar seu progresso:

3. Defina um atendimento de qualidade

Se você quiser que sua equipe ofereça um ótimo atendimento ao cliente, primeiro eles precisam saber como se faz isso.

Reduza o tempo de espera do cliente e sempre comunique novidades no seu produto ou serviço com eficiência.

Defina um propósito da empresa e sempre reforce sua missão tanto para os colaboradores como para os clientes.

Capacite os funcionários para fornecer um atendimento de qualidade ao cliente.

Pode ser frustrante para os clientes passarem por situações em que os funcionários precisam checar constantemente suas solicitações com um gerente, então, dê autonomia à sua.

4. Eduque sua equipe sobre como atender com qualidade

Seus funcionários devem ser especialistas em seus produtos e serviços. Sempre  treine novos funcionários em todos os aspectos do seu negócio para nada escapar na hora do atendimento.

As aulas online são uma maneira rápida e barata de ensinar os fundamentos do atendimento ao cliente.

Instituições como o Massachusetts Institute of Technology oferecem palestras e leituras em vídeo gratuitas e on-line, então, aproveite!

Sabendo como atender bem um cliente, certamente, você verá seus resultados se tornaram cada vez melhores e oferecerá melhores condições de trabalho para todos, além, claro, de aumentar a satisfação dos seus consumidores.

5. Seja simpático

A simpatia abre portas e auxilia na conquista de clientes. Isso pode ser trabalhado de maneira fácil com atos básicos durante o dia a dia.

Como por exemplo, sorrir sempre, se mostrar agradável. Se o cliente oferecer abertura, o chame pelo nome.

Evite longas esperas: assim que o cliente chegar ao estabelecimento é necessário que ele seja prontamente atendido.

As pessoas não têm calma de esperar e, por esse motivo, podem fazer comentários que prejudicam a empresa e, até mesmo, podem desistir da compra.

6. Cuidado com o excesso de atenção

O cliente deve se sentir bem tratado, mas sem exageros.

Por isso, nunca fale mais do que é necessário, deixe que ele explique o que deseja, não o interrompa durante o diálogo e não apresente um comportamento forçado.

7. Evite o uso de termos técnicos

Na maioria das vezes, o diálogo com termos muito técnicos e específicos pode atrapalhar a percepção do cliente no momento da compra. Por isso, seja o mais simples possível.

Realize explicações sucintas usando expressões mais básicas. Caso a pessoa lhe peça uma informação mais detalhada, explique quantas vezes for necessário. Essa é uma ótima dica para quem deseja aprender como atender um cliente com qualidade.

8. Fale a verdade

Isso pode ser complicado e, em algumas ocasiões, comprometer uma venda, mas falar a verdade é importante para passar credibilidade e criar uma relação de confiança com o cliente. Não tenha medo de assumir suas falhas.

9. Não dê ordens

Esse tipo de atitude pode incomodar bastante o cliente. Por isso, tome cuidado com as palavras que você utiliza para se dirigir a ele. Evite usar verbos no sentido imperativo.

10. Tenha consciência e trabalhe a cortesia

Isso é bem simples, basta saber chegar nos clientes com extrema educação.

Não seja preconceituoso; uma boa forma de quebrar o gelo é usando tratamentos diferenciados, como chamar o seu cliente de senhor ou senhora, independentemente da idade.

11. Não deixe de dar as boas-vindas

A partir do momento que o consumidor escolheu entrar no seu espaço, ele precisa ser honrado por essa decisão. Ele poderia ter optado por qualquer outra marca, mas ele optou pela sua! Por isso, vale a pena sorrir e dizer que ele é muito bem-vindo e deve se sentir à vontade!

Pode parecer uma coisa meio clichê de se fazer, mas faz toda a diferença. Um vendedor ou proprietário de comércio ou prestação de serviços que recebe o cliente de cara amarrada e sem cortesia acaba ficando sem freguesia, pode acreditar!

12. Esforce-se para sempre atender de imediato

É claro que isso é complicado, especialmente nos dias atuais, em que os locais que vendem produtos e prestam serviços costumam contar com menos pessoal do que antigamente, mas é muito importante que você mostre para aquele cliente que acabou de chegar que ele importa.

Isso significa que, uma vez que ele recorreu à sua empresa, não custa nada recebê-lo bem e se apresentar com simpatia. É possível que depois ele precise esperar ao longo do atendimento, e tudo bem, porque uma vez que ele já foi reconhecido dentro daquele local ele tende a se sentir menos incomodado com alguma espera que se faça necessária.

13. Seja rápido ao longo do seu atendimento

Ok, esse tópico pode gerar uma impressão equivocada, de que você quer se livrar rapidamente daquele cliente, o que não é verdade. O que queremos dizer é que:

  • Se você pode, vale a pena tentar resolver o problema do consumidor o mais rápido possível
  • Se você não pode, precisa mostrar para ele o porquê de não ser possível ter toda essa rapidez

Quando o consumidor está decidido a comprar ou a ter um serviço é porque ele está muito certo de que precisa daquilo, ao menos naquele momento. Ele já passou por várias fases do consumo, que vão do questionamento à pesquisa, e agora ele quer concretizar aquela tarefa logo. Não seja você a empatar o movimento, e acelere o processo o quanto for possível!

14. Saiba que um bom atendimento não é só presencial

Não adianta você oferecer um atendimento incrível pessoalmente, se não sabe ainda como atender bem um cliente por telefone ou como se manter em contato com ele pelas redes sociais.

É fato que isso acontece demais, e não é raro encontrarmos vendedores e empreendedores em apuros na hora de conversar a distância com o consumidor, seja em uma ligação, seja pelo Facebook ou Instagram!

Perder esse tipo de trava é muito importante, uma vez que hoje em dia o consumidor nem sempre pode estar no nosso espaço físico. Compreenda isso e tente expandir as suas capacidades!

15. Seja transparente

Evite causar desconfiança em seus clientes e seja transparente em tudo, desde preços, produtos, até cronograma.

A honestidade pode levar sua empresa longe em termos de como atender um cliente e, especialmente, salvar sua empresa de receber críticas negativas.

16. Defina expectativas realistas

Os melhores líderes entendem a importância de serem proativos e entregues para suas metas.

Trabalhe com as vontades dos clientes para definir metas atingíveis. Saber como atender um cliente depende de superar suas expectativas constantemente.

17. Aproprie-se também de seus erros

Até mesmo os melhores líderes de empresas cometem erros. É o modo como eles reconhecem e aprendem com eles que os torna ainda melhores.

Portanto, se a sua empresa cometer um erro, é importante que você se responsabilize, aprenda com ele e faça as reparações devidas para seus clientes.

18. Mostre apreciação a seu cliente

Mostre gratidão aos seus clientes e continue a cultivar seu relacionamento com eles, mesmo após a conclusão de um serviço, independentemente de qual seja.

Envie notas de agradecimento online, envie por e-mail artigos relevantes que possam ajudá-los em seu dia a dia e faça questão de demonstrar sua disponibilidade para eles.

19. Escute seu cliente

Os clientes têm necessidades específicas que só são descobertas quando você escuta o que eles têm para dizer! Grande parte da insatisfação é causada pelo desconhecimento daquilo que o cliente precisa. E como saber o que o Cliente precisa? Pergunte! Pode ser com pesquisas de satisfação, sugestões de melhorias. O importante, aqui, é deixar aberto um canal de comunicação transparente e consultar frequentemente o que os clientes têm dito.

20. Aposte em recomendação

Estimule seus clientes a conversar com vizinhos, amigos e familiares sobre a experiência que tiveram com sua empresa. Pense nesses clientes como embaixadores da sua marca.

Equipe-os com os cartões de visita da empresa, o seu site e, especialmente, os links de suas mídias sociais para facilitar o compartilhamento da sua marca.

Aprendendo como atender um cliente com qualidade, seu negócio irá decolar!

Como você pode ver, não é difícil saber como atender bem o cliente, e se você seguir cada uma das nossas dicas é fato que vai ter sucesso nessa empreitada, pode acreditar!

E então, que tal revolucionar o seu atendimento?

Testar Octadesk grátis

Você pode gostar também