Mais

Baixo orçamento? Descubra 7 maneiras de divulgar sua empresa totalmente grátis

Por Sara Cristine 7 de julho de 2020 10 min de leitura

É bem provável que você já tenha ouvido a seguinte frase: “Se eu conseguir x seguidores nas redes sociais, eu fico famoso”. Talvez, em alguma época isso já foi verdade nos negócios, mas agora, não só números importam. Além disso, há outras formas de divulgar sua empresa.

É claro que ter uma marca conhecida ajuda, mas muitas vezes, os likes são bons apenas para o ego. Por isso, há algum tempo muitas pessoas/empresas começaram a comprar seguidores, até que o Instagram chegou e acabou com a festa.

Os likes são importantes de certa forma porque quanto mais pessoas te seguirem, maior é o alcance que suas postagens terão. Mas, como eu disse no começo, existem outras formas de divulgar uma empresa. Acompanha comigo?

Vamos nessa?

1. Promova sua empresa com WhatsApp Business

Essa é de longe, a minha dica favorita. Isso porque nem precisa de muita coisa para colocar em prática, apenas um celular com um número ativo.

Mesmo que gratuito, o WhatsApp Business (Web também!) tem um potencial incrível. E eu vou te contar o porquê:

  • Status: Crie ofertas, divulgue informações sobre a sua empresa e quiz para engajar seus clientes;
  • 1 número, múltiplos usuários: Tem bastante gente na equipe? Também é possível deixar os muitos celulares de lado e usar com múltiplos usuários;
  • Respostas rápidas: Essa é para quem vive sem tempo (todo mundo). Sabe aquelas perguntas que você tem que ficar respondendo toda vez? Então, é só adicionar atalhos e enviar sempre que rolar algo como: “quero saber do sorteio do Insta!”;
  • Conta comercial com localização do negócio: Essa funcionalidade é ótima se você tem uma estabelecimento físico. Caso seja só online, tem a opção de inserir seu site também;
  • Catálogo de produtos: Essa é uma boa opção porque nem sempre as pessoas vêem o que você tem no site, mas estão sempre visualizando as coisas que você posta;
  • Mensagens automáticas: Você não está disponível e não quer deixar ninguém falando sozinho? Pois bem, crie mensagens automáticas. Não só para dar oi ou tchau, mas também para oferecer descontos, divulgar a marca, mostrar listas específica de produtos.
  • Etiquetas: Seu WhatsApp é uma confusão quando se trata de contatos dos clientes? Organize tudo com etiquetas, assim, você não precisa entrar em cada conversa para ver quem já fechou a compra, quem é cliente VIP, quem reclamou ou quem amou o produto.

Perfil WhatsApp Business

>> Se quiser dicas de como vender mais pelo WhatsApp ou como utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários, eu conto tudo em detalhes.

>> Caso queira testar grátis o Octadesk e dar um up no WhatsApp, é só clicar aqui.

2. Apareça com o Google Meu Negócio

Essa eu aposto que você conhece. Não? E quando você pesquisa “onde comer” no Google, o que aparece? Simmmm, aquelas informações sobre o local são obras do Google Meu Negócio!

Essa é uma das formas de divulgar sua empresa, que atua em um local físico, mas que quer ser encontrada no digital. Gosto muito dessa forma de divulgação porque você concentra muita informação sobre sua empresa em um lugar só:

  • Nome da empresa
  • Endereço
  • Telefone
  • Logo
  • Fotos internas e externas
  • Mapa de como chegar
  • Site
  • Reviews (opiniões de pessoas que já visitaram o lugar)
  • Avaliações de 1 a 5 estrelas
  • Horário de funcionamento
  • Perguntas e respostas frequentes
  • Horários de pico

O legal dela é que também dá para colocar o link do WhatsApp, assim, a pessoa não precisa anotar seu número, é só se conectar.

Além disso, os usuários podem favoritar o local em suas listas de lugares para se visitar, lugares desejados ou outros marcadores. Legal, né?

3. Use a criatividade nas Redes Sociais

Eu sou defensora das redes sociais para qualquer empresa, mas claro, tudo depende de quem é seu público. Se você vende um produto para pessoas da terceira idade, talvez, não tenha muito sucesso no TikTok, por exemplo.

Agora, vou contar alguns “causos” de ideias que deram muito certo porque vai que você se inspiram né?

1. Pinguim do Ponto Frio

É quase impossível lembrar do Ponto Frio sem pensar no Pinguim. Ele ficou famoso nas interwebs por ser engraçadinho, informativo, criativo e carismático. E quando ele interage com o público perguntando quantas sardinhas deve comer no almoço?

Ele é uma graça e já fez a empresa faturar uns bons milhões, isso mesmo, milhões! Mas por que ele faz tanto sucesso? Tenta adivinhar, vou te dar as alternativas:

a) Porque ele é engraçado

b) Ele responde as pessoas de forma criativa

c) Ele é um poço de cultura

d) Porque ele tem uma identidade

e) Ele interage com o público frequentemente

Acertou se você escolheu todas as opções acima. A verdade é que você pode criar um personagem para a sua marca, mas não tente copiar o pinguim. Isso porque pode soar como cópia, além de ser mal visto pelo seu público. Ou seja, crie algo que tenha a ver com o seu público!

2. Pizza em todo lugar

A Domino’s, famosa marca de pizza criou uma campanha chamada Domino’s anywhere. Com isso, ela queria mostrar que a coisa mais fácil do mundo é pedir uma pizza.

Então, ela liberou pedidos em qualquer lugar que a pessoa estiver, não só em um endereço específico, mas também na praia, no parque e por aí vai. O que dizer dessa pizzaria que já fez entrega até por drone? Nem preciso dizer que a ação se espalhou nas redes sociais.

3. O cemitério mais engraçado de todos os tempos

O cemitério sempre foi um lugar assustador, mas não o Jardim da Ressurreição. A empresa adotou uma linguagem cômica e ganhou seguidores dos quatro cantos do Brasil.

Na minha opinião, cemitério é um dos serviços mais difíceis de se vender, entretanto, esse mostrou que não é bem assim. Com isso, eu fico pensando que dá para anunciar qualquer produto de forma criativa, basta entender quem é seu público.

Anúncio do cemitério Jardim da Ressurreição

4. Encontre formas diferentes de divulgar sua empresa no Youtube

O Youtube é chamado de buscador por alguns, de rede social por outros. Seja como for, ele tem um potencial enorme na hora de divulgar sua marca.

Dá uma olhada na forma como algumas marcas utilizam esse canal:

  • Unboxing: É o jeito de nerd de dizer que vai tirar da caixa um produto recém chegado da loja. Embora pareça algo bobo, o termo tem 111.000.000 resultados nas buscas do Google. Então, imagina quanta gente se empolga com isso!
  • Tutoriais: Use a criatividade para mostrar tutoriais. Não só de produtos que você vende, mas de coisas que estão conectadas ao universo da sua marca. Por exemplo, se você vende roupas, pode criar tutoriais de como se arrumar para festas (make + look). Ou ainda, se você vende celular, pode mostrar como tirar fotos que pareçam de estúdio.
  • Histórias dos usuários: As histórias sempre conectam as pessoas. Está no nosso sangue contar histórias e ficar atraídos por elas. Por isso, aproveite essa oportunidade para contar histórias dos consumidores da sua marca, conectando ao uso do seu produto.

E não para por aí, basta abusar da criatividade!

5. Participe de Eventos/Meetups

Outra forma de divulgação da sua marca é participando de eventos e meetups. Há muitos eventos gratuitos os quais você e sua equipe podem comparecer.

Além de aprender mais sobre o mercado que você atua, você pode conhecer pessoas e ampliar sua rede de contatos. Quem sabe não surge alguma venda?

Evento Nectar e Octadesk

(Evento com participação da Octadesk)

 

6. Deixe as técnicas de SEO e Conteúdo trabalharem por sua empresa

Essa é uma das técnicas que mais dá trabalho, porém, é uma das que mais dá resultados a longo prazo. Mas, primeiro, o que é SEO? Do inglês, Search Engine Optimization significa otimização para os motores de busca. Ou seja, são otimizações que você faz em seu site, conteúdo e até fora dele para alcançar as melhores posições nos resultados de busca.

Entre tantas outras otimizações, destaco a criação de conteúdo que seja relevante para o público e responda todas as suas dúvidas, um site que ofereça uma boa experiência tanto em telas de computador quanto de um smartphone e um site rápido, ou então, as pessoas vão desistir de ficar esperando as páginas carregarem.

Para esse assunto, eu sugiro um estudo mais aprofundado. Entretanto, essa é uma das apostas que todas empresas deveriam fazer, porque os resultados são certos, mesmo que em médio e longo prazo.

7. Faça amizades e parcerias com outras empresas

O Linkedin está aí para dizer que isso é algo fácil de ser feito. Use a rede social corporativa não só com o intuito de conseguir algo em troca, mas também para oferecer ajuda para outras pessoas.

Mais do que sair adicionando pessoas, é se conectar com elas, conversar, comentar em seus posts e abrir temas para uma discussão saudável.

Duas grandes parcerias que fizemos nesse ano foi o CX Trends e o Manual de Sobrevivência para PMEs. Ambos foram projetos que levaram bastante tempo para serem concluídos, mas tivemos a parceria de amigos e amigos de amigos. ?

Manual de sobrevivência para PMEs

A parceria é algo importante porque todas as partes têm seus ganhos e eles se estendem a outras pessoas. No nosso caso, não só os nossos clientes ganharam com isso, mas também muitas outras pessoas que foram alcançadas.

Crie materiais que sejam interessantes para todos os envolvidos e discutam juntos qual é o jeito mais eficaz de levar um projeto adiante. De forma resumida, o primeiro passo é determinar os objetivos, planejar as ações e distribuir tarefas e por fim, documentar e fazer o acompanhamento. E aí, pronto(a) para começar?

E agora, por onde começar?

Divulgar seu negócio é algo que requer planejamento, é claro. Algumas coisas podem ser feitas agora, por exemplo, inserir a sua empresa no Google Meu Negócio. Outras, como o SEO, precisam de um bom estudo e tempo para ver os resultados.

Só para recapitular e deixar na sua memória, vou repassar todas as dicas:

  1. WhatsApp Business
  2. Google Meu Negócio
  3. Redes Sociais
  4. Youtube
  5. Eventos/Meetups
  6. SEO
  7. Parcerias

Agora, você deve ter ficado na dúvida: por qual delas posso começar? Quando isso acontece comigo, uso aquela regrinha da prioridade.

O que é urgência? É tudo aquilo que precisa ser feito com rapidez, caso contrário, vamos sofrer consequências sérias. E o que é importante? É tudo aquilo que precisa da nossa atenção, mas não tão logo.

Partindo por esse princípio, o resultado seguirá essa ordem:

  • Se é importante e urgente: faça agora!
  • Se é importante, mas não é urgente: coloque na agenda para ser feito em outra ocasião.
  • É urgente, mas não é importante: delegue a tarefa
  • Não é importante e nem urgente: deixe por último.

Obrigada por me acompanhar até aqui… E aí, você já tem em mente o que vai começar a fazer primeiro?

Testar Octadesk grátis

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
C
D
1 Comentário

Comments are closed.