5 dicas para vender mais no WhatsApp da sua loja

Descubra estratégias de vendas e atendimento para o WhatsApp da sua loja e conquiste cada vez mais clientes. Confira o artigo agora mesmo!
Cifrões representando o dinheiro adquirido no WhatsApp para loja

Quer aumentar as vendas da sua loja? Conheça 5 dicas para vender mais pelo WhatsApp!

Como vender mais pelo WhatsApp da loja? É cada dia mais comum ver empresas vendendo e atendendo por este canal, mas será que existem práticas mais recomendadas para esse uso?

Recentemente, o Facebook – empresa dona do aplicativo – divulgou que o mensageiro ultrapassou a marca dos 2 bilhões de usuários. Isso se deve ao fácil acesso ao aplicativo, que hoje é também utilizado por empresas que vêem no WhatsApp uma ferramenta para conseguir novos clientes e aumentar as vendas.

Todos os dias, as empresas se deparam com as seguintes questões: “Como começar a usar o WhatsApp em minha loja?”, “Como oferecer para o meu cliente em um atendimento digital a mesma experiência que ele recebe na loja física?”, “Como atender a loja física e o digital ao mesmo tempo?”, entre outras.

Para te ajudar a começar a usar ou evoluir o seu uso do WhatsApp como ferramenta de vendas em sua loja, separamos 5 dicas de como vender mais utilizando esse canal.

Vem comigo!

1ª Dica – Tenha um número de WhatsApp para sua loja

Em tempos onde a agilidade é fundamental para conseguir fechar uma venda, ter um número próprio para contato é o primeiro passo para uma empresa criar um processo de vendas certeiro.

Quando falamos do WhatsApp, pensamos em uma ferramenta de contato, mas ele é muito mais do que isso. Hoje essa ferramenta tem como maior objetivo entregar uma experiência digital semelhante a que você teria na loja física. Veja um exemplo:

Em uma loja física, quando queremos convencer um cliente a entrar, investimos o nosso tempo em criar uma vitrine irresistível, e utilizando itens como boa iluminação, placas de descontos e, o mais importante deles, o destaque da marca.

Assim, quando se trata de atendimento via WhatsApp, também é preciso caprichar na vitrine. Nesse canal, podemos considerar uma vitrine os seguintes itens: um número e perfil próprio da empresa, uma foto com o logotipo da sua marca bem destacada e o nome da loja em negrito.

Outras formas interessantes para chamar a atenção do seu cliente no WhatsApp da sua loja é colocando depoimentos, casos de sucessos e novidades no status. Também é possível utilizar a função de catálogo fornecida pelo Whatsapp Business para expor o seus produtos em estoque e agilizar a venda.

Garanta um vitrine irresistível no mundo digital e físico e saia na frente dos concorrentes!

2ª Dica – Coloque o WhatsApp no mesmo padrão do atendimento presencial

WhatsApp para loja
É sempre prazeroso ter aquela sensação de ser bem atendido em uma loja física, não é mesmo? Agora, imagine receber um atendimento por WhatsApp com frases muito formais, como se estivesse conversando com uma máquina, ou com erros de português. Como você se sentiria?

Por isso, é fundamental se atentar à escrita nesses canais. Faça com que o cliente sinta a presença de outro ser humano. Use a mesma abordagem que teria ao conversar com ele pessoalmente. Se houver espaço, os emojis também podem ser bem-vindos. No entanto, sempre dê atenção à ortografia, pois uma conversa bem escrita é uma forma de manter a posição do vendedor como autoridade no assunto. 

Uma forma eficaz de garantir esses elementos é o uso de textos pré-prontos, que se usados nos momentos certos, podem deixar a conversa mais rápida e garantir todos os elementos necessários para que o cliente se encante com a loja e com o seu atendimento.

Dica de ouro: Ao montar o seu texto, peça aos seus vendedores para lhe contar como conversam com os clientes, dessa forma, você garantirá a mesma qualidade e sensação de um atendimento presencial.


3ª Dica – Mantenha um atendimento ágil no físico e no digital

Manter um alto padrão de atendimento nos canais digitais tem sido um grande desafio para as marcas, principalmente para pequenas empresas, onde muitas vezes a equipe que atende o cliente na loja física é a mesma que realiza atendimento digital ao mesmo tempo.

Para garantir um bom atendimento, uma dica fundamental é investir em recursos que podem agilizar o atendimento e direcionar os clientes para outros setores sem depender de ações humanas ou reduzir ao máximo essa participação. Por exemplo:

  • Mensagens automáticas

Essas mensagens podem ser programadas no próprio WhatsApp Business, como uma mensagem de saudação com horário de atendimento. Ou uma mensagem de boas-vindas, que já dará ao cliente a sensação de início de conversa e dando tempo hábil para o vendedor iniciar o atendimento.

  • Respostas rápidas

O WhatsApp Business conta com uma ferramenta de respostas rápidas onde é possível montar textos sobre vários temas para serem enviados posteriormente com apenas um clique.

Com isso, o vendedor ganha um tempo considerável ao enviar as mensagens. Através dessa função, é possível fazer uma lista de textos prontos para diversos temas e implantar agilidade durante a interação com o cliente.Mas não se esqueça: mantenha uma abordagem humanizada sempre.

4ª Dica – Priorize atendimentos e vendas

O WhatsApp possibilita o uso desse canal para vendas, para o suporte ao cliente e para realizar estratégias de marketing da sua empresa, mas é importante trabalhar neste aplicativo de maneira organizada. Uma dúvida frequente que atendentes, vendedores e gestores possuem é: como organizar e conseguir priorizar esse atendimento que chega via WhatsApp?

Hoje existem diversas ferramentas no mercado que podem te ajudar a priorizar atendimentos, garantir uma venda mais rápida, aumentar a satisfação do cliente e até classificar e organizar conversas que possuam urgência para serem resolvidas.

Uma forma gratuita de priorizar esses atendimentos é utilizando o WhatsApp Business. Essa versão do aplicativo permite que você coloque etiquetas com cores diferentes para fazer uma organização por assunto em andamento e até por prioridade.

5ª Dica – Agilize atendimentos com um chatbot

Com o tempo, você verá que o número de clientes entrando em contato com a empresa pelo WhatsApp será bem grande. Neste momento, é importante identificar se o time está conseguindo responder todos os clientes ou não.

Se a resposta for não, talvez esteja na hora de encontrar uma ferramenta que ajude a agilizar esse processo, como um chatbot, nome dado a um robô que vai responder os seus clientes sempre que eles entraram em contato com o seu número.

Vale destacar que o chatbot não elimina o trabalho humano. Na verdade, ele é um complemento para assegurar que o seu cliente tenha uma resposta garantida, independente do horário ou do dia que entrar em contato.

Foque na experiência do cliente!

Seguir as dicas acima irá garantir que a sua marca não deixe o cliente se sentir abandonado. Tudo isso reduz as chances dos consumidores procurarem o seu concorrente, pois o atendimento será imediato.

Assim, você com certeza será capaz de oferecer uma experiência completa e de alta qualidade ao seu cliente, que não só se sentirá único durante a compra, mas poderá se tornar um divulgador, trazendo mais indicações e novos clientes para a sua loja.

Escrito pelos Ocstars Leticia Lemos e Nicolas Sant’Anna

Você também vai gostar de ler outros artigos sobre WhatsApp:

Formas de abordar um cliente pelo WhatsApp
Como fazer divulgação no WhatsApp
Razões para migrar para o WhatsApp Business API
Como fazer um chatbot para WhatsApp
Como automatizar o WhatsApp Business
Como migrar para o WhatsApp Business
Como colocar o botão do WhatsApp no site
Estratégia de WhatsApp para hotéis
Escalar a empresa com o uso do WhatsApp
Conversas no WhatsApp: o que inserir em um bot 

Você pode gostar também