Mais

5 dicas para vender mais no WhatsApp da sua loja

Por octadesk 18 de novembro de 2020 8 min de leitura

Quer aumentar as vendas da sua loja? Conheça 5 dicas para vender mais pelo WhatsApp!

Como vender mais pelo WhatsApp da loja? É cada dia mais comum ver empresas vendendo e atendendo por este canal, mas será que existem práticas mais recomendadas para esse uso?

Recentemente, o Facebook – empresa dona do aplicativo – divulgou que o mensageiro ultrapassou a marca dos 2 bilhões de usuários. Isso se deve ao fácil acesso ao aplicativo, que hoje é também utilizado por empresas que vêem no WhatsApp uma ferramenta para conseguir novos clientes e aumentar as vendas.

Testar Octadesk grátis

Todos os dias, as empresas se deparam com as seguintes questões: “Como começar a usar o WhatsApp em minha loja?”, “Como oferecer para o meu cliente em um atendimento digital a mesma experiência que ele recebe na loja física?”, “Como atender a loja física e o digital ao mesmo tempo?”, entre outras.

Para te ajudar a começar a usar ou evoluir o seu uso do WhatsApp como ferramenta de vendas em sua loja, separamos 5 dicas de como vender mais utilizando esse canal.

Vem comigo!

1ª Dica – Tenha um número de WhatsApp para sua loja

Em tempos onde a agilidade é fundamental para conseguir fechar uma venda, ter um número próprio para contato é o primeiro passo para uma empresa criar um processo de vendas certeiro.

Quando falamos do WhatsApp, pensamos em uma ferramenta de contato, mas ele é muito mais do que isso. Hoje essa ferramenta tem como maior objetivo entregar uma experiência digital semelhante a que você teria na loja física. Veja um exemplo:

Em uma loja física, quando queremos convencer um cliente a entrar, investimos o nosso tempo em criar uma vitrine irresistível, e utilizando itens como boa iluminação, placas de descontos e, o mais importante deles, o destaque da marca.

Assim, quando se trata de atendimento via WhatsApp, também é preciso caprichar na vitrine. Nesse canal, podemos considerar uma vitrine os seguintes itens: um número e perfil próprio da empresa, uma foto com o logotipo da sua marca bem destacada e o nome da loja em negrito. Se ainda não tiver um logotipo crie um usando um bom criador de logo gratuito.

Outras formas interessantes para chamar a atenção do seu cliente no WhatsApp da sua loja é colocando depoimentos, casos de sucessos e novidades no status. Também é possível utilizar a função de catálogo fornecida pelo Whatsapp Business para expor o seus produtos em estoque e agilizar a venda.

Garanta um vitrine irresistível no mundo digital e físico e saia na frente dos concorrentes!

2ª Dica – Coloque o WhatsApp no mesmo padrão do atendimento presencial

WhatsApp para loja
É sempre prazeroso ter aquela sensação de ser bem atendido em uma loja física, não é mesmo? Agora, imagine receber um atendimento por WhatsApp com frases muito formais, como se estivesse conversando com uma máquina, ou com erros de português. Como você se sentiria?

Por isso, é fundamental se atentar à escrita nesses canais. Faça com que o cliente sinta a presença de outro ser humano. Use a mesma abordagem que teria ao conversar com ele pessoalmente. Se houver espaço, os emojis também podem ser bem-vindos. No entanto, sempre dê atenção à ortografia, pois uma conversa bem escrita é uma forma de manter a posição do vendedor como autoridade no assunto. 

Uma forma eficaz de garantir esses elementos é o uso de textos pré-prontos, que se usados nos momentos certos, podem deixar a conversa mais rápida e garantir todos os elementos necessários para que o cliente se encante com a loja e com o seu atendimento.

Dica de ouro: Ao montar o seu texto, peça aos seus vendedores para lhe contar como conversam com os clientes, dessa forma, você garantirá a mesma qualidade e sensação de um atendimento presencial.

Banner com link para artigo "frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp"

3ª Dica – Mantenha um atendimento ágil no físico e no digital

GIF Jim Carrey digitando num teclado de computador

Manter um alto padrão de atendimento nos canais digitais tem sido um grande desafio para as marcas, principalmente para pequenas empresas, onde muitas vezes a equipe que atende o cliente na loja física é a mesma que realiza atendimento digital ao mesmo tempo.

Para garantir um bom atendimento, uma dica fundamental é investir em recursos que podem agilizar o atendimento e direcionar os clientes para outros setores sem depender de ações humanas ou reduzir ao máximo essa participação. Por exemplo:

  • Mensagens automáticas

Essas mensagens podem ser programadas no próprio WhatsApp Business, como uma mensagem de saudação com horário de atendimento. Ou uma mensagem de boas-vindas, que já dará ao cliente a sensação de início de conversa e dando tempo hábil para o vendedor iniciar o atendimento.

  • Respostas rápidas

O WhatsApp Business conta com uma ferramenta de respostas rápidas onde é possível montar textos sobre vários temas para serem enviados posteriormente com apenas um clique.

Com isso, o vendedor ganha um tempo considerável ao enviar as mensagens. Através dessa função, é possível fazer uma lista de textos prontos para diversos temas e implantar agilidade durante a interação com o cliente.Mas não se esqueça: mantenha uma abordagem humanizada sempre.

4ª Dica – Priorize atendimentos e vendas

Parede com post-its amarelos

O WhatsApp possibilita o uso desse canal para vendas, para o suporte ao cliente e para realizar estratégias de marketing da sua empresa, mas é importante trabalhar neste aplicativo de maneira organizada. Uma dúvida frequente que atendentes, vendedores e gestores possuem é: como organizar e conseguir priorizar esse atendimento que chega via WhatsApp?

Hoje existem diversas ferramentas no mercado que podem te ajudar a priorizar atendimentos, garantir uma venda mais rápida, aumentar a satisfação do cliente e até classificar e organizar conversas que possuam urgência para serem resolvidas.

Uma forma gratuita de priorizar esses atendimentos é utilizando o WhatsApp Business. Essa versão do aplicativo permite que você coloque etiquetas com cores diferentes para fazer uma organização por assunto em andamento e até por prioridade.

5ª Dica – Agilize atendimentos com um chatbot

Robô

Com o tempo, você verá que o número de clientes entrando em contato com a empresa pelo WhatsApp será bem grande. Neste momento, é importante identificar se o time está conseguindo responder todos os clientes ou não.

Se a resposta for não, talvez esteja na hora de encontrar uma ferramenta que ajude a agilizar esse processo, como um chatbot, nome dado a um robô que vai responder os seus clientes sempre que eles entraram em contato com o seu número.

Vale destacar que o chatbot não elimina o trabalho humano. Na verdade, ele é um complemento para assegurar que o seu cliente tenha uma resposta garantida, independente do horário ou do dia que entrar em contato.

Foque na experiência do cliente!

Seguir as dicas acima irá garantir que a sua marca não deixe o cliente se sentir abandonado. Tudo isso reduz as chances dos consumidores procurarem o seu concorrente, pois o atendimento será imediato.

Assim, você com certeza será capaz de oferecer uma experiência completa e de alta qualidade ao seu cliente, que não só se sentirá único durante a compra, mas poderá se tornar um divulgador, trazendo mais indicações e novos clientes para a sua loja.

Escrito pelos Ocstars Leticia Lemos e Nicolas Sant’Anna

Testar Octadesk grátis

Você também vai gostar de ler outros artigos sobre WhatsApp:

Formas de abordar um cliente pelo WhatsApp
Como fazer divulgação no WhatsApp
Razões para migrar para o WhatsApp Business API
Como fazer um chatbot para WhatsApp
Como automatizar o WhatsApp Business
Como migrar para o WhatsApp Business
Como colocar o botão do WhatsApp no site
Estratégia de WhatsApp para hotéis
Escalar a empresa com o uso do WhatsApp
Conversas no WhatsApp: o que inserir em um bot 

Tags
Escrito por

O Octadesk é o software que conecta pessoas a empresas: marketing, vendas e atendimento em um só lugar, em tempo real.

Ver todos os artigos
C
R