Como abordar um cliente pelo WhatsApp

Descubra como abordar um cliente pelo WhatsApp e tenha sucesso na estratégia de vendas da sua empresa. Confira o artigo agora mesmo!
como abordar um cliente pelo whatsapp

A primeira impressão é a que fica, verdade ou mito?

Com toda a certeza, vendedor chato não vende, acredite nisso. A primeira impressão é sempre a que fica. Você tem alguns segundos para mostrar simpatia, demonstrar autoridade no assunto e conquistar esse prospect.

Abordar um cliente pelo Whatsapp se torna cada vez mais comum no Brasil, isso porque já temos mais de 120 milhões de usuários ativos no aplicativo em nosso país, tornando a ferramenta de conversas mais utilizada no país.

A utilização da ferramenta se tornou indispensável entre empresas que buscam oferecer uma boa experiência. Por isso, este artigo mostrará como sua empresa pode abordar um cliente pelo WhatsApp, utilizando as melhores práticas de abordagem 4.0.

Acompanhe comigo!

Por que utilizar o Whatsapp?

Como vender pelo WhatsApp

Alguns estudos apontam números importantes sobre a mudança do consumidor e esses números não podem ser deixados de lado, veja só.

Hoje, 81% dos clientes não preenchem mais formulários, enquanto que 85% da empresas não voltam a conversar com pessoas que preencheram formulários.

85% dos consumidores preferem utilizar mensagens para se comunicar com as empresas. Por outro lado, 90% das empresas não respondem seus clientes ou prospect nos primeiros 5 minutos, de acordo com a pesquisa da Velocify.

Por outro lado, mais de 95% dos celulares no Brasil têm o aplicativo instalado, ou seja, o seu cliente está lá e você já sabe onde achá-lo.

Outro dado interessante, é que uma pesquisa recente realizada pelo Grupo Croma revelou que 59% dos brasileiros deixam o app na tela inicial do smartphone – mais uma prova de que, para a maioria dos brasileiros, o WhatsApp já virou o principal canal de comunicação móvel.

A  mesma pesquisa mostrou que 79% dos brasileiros usam o app como principal fonte de informação, ou seja, temos um canal de comunicação relevante, assertivo e que todo mundo utiliza.

O que isso quer dizer? Quer dizer que os clientes buscam agilidade, mas muitas empresas ainda não estão aptas a oferecer isso. Por isso, responda seu cliente de forma rápida e pelo principal canal de conversas: o Whatsapp.

Como ter uma abordagem de alto nível?

Todo vendedor – em algum momento – buscou ajuda para evoluir na sua carreira e alcançar o sucesso em vendas, afinal, todos nós precisamos evoluir. Para se tornar um vendedor de alto nível se exige muito estudo e prática, então claramente o processo de vendas começa com o estudo do vendedor…

Existem alguns pontos importantes na sua abordagem – conhecer não apenas o perfil certo do seu cliente, bem como o seu produto, a sua empresa, suas metas, seus limites, seus pontos fracos, pontos fortes, entre outras informações.

Prepare-se para se envolver e construir um relacionamento com o seu cliente em primeiro lugar, pois é incrível como as portas podem se abrir para você.

Construa uma grande primeira impressão e, para fazer isso, é importante que você tenha uma preparação prévia. Introduza a sua empresa e o motivo porque está contatando aquele cliente. Demonstre o seu conhecimento sobre o cliente e, se possível, fale sobre ele e/ou mercado dele.

Por que ter uma abordagem de alto nível?

Ao focar em uma abordagem de alto nível, você demonstra autoridade. Por sua vez, o cliente acredita, gosta e confia em você. Antes de qualquer coisa, portanto, o cliente precisa estar absolutamente certo de que o seu produto faz sentido pra ele, de que atende suas necessidades, de que elimina qualquer dor que possa sentir, de que tem um bom valor comparado com o custo.

Quando a sua abordagem é de alto nível, você – em casos específicos – falará “não” para o seu prospect, sabe por quê? Você não venderá coisas para as pessoas que não precisam.

Por fim, uma abordagem de alto nível te faz pensar em algumas questões, como por exemplo:

  • Identificar prospect não qualificados e tirá-los do caminho;
  • Identificar o decisor de forma rápida;
  • Amplificar o desconforto desse prospect, deixando claro que ele precisa do seu produto.

Agora, veja como abordar um cliente pelo WhatsApp.

Como abordar um cliente pelo WhatsApp?

Augusto Menezes - Wine Select

“O WhatsApp é atrativo porque pula quaisquer burocracias e faz com que as empresas prestem um atendimento rápido, pratico e facil‘’.

Para responder à pergunta “Como abordar um cliente pelo WhatsApp?”, entrevistamos o Augusto Menezes da Wine Vinhos, o maior clube de vinhos do mundo que nasceu com o objetivo de democratizar o mundo do vinho e agora pretende continuar essa jornada conectando pessoas através do vinho.

O Augusto é gestor do Wine Select, um dos departamentos de vendas da Wine. Nesta seção, você vai descobrir um pouco de sua experiência e aprender boas práticas de abordar um cliente pelo WhatsApp.

Para começar, perguntei a ele o motivo de começarem a utilizar o WhatsApp para abordar o cliente e ele foi bem direto dizendo ‘’Percebemos que o Whatsapp é uma ferramenta com custo zero, ou seja, todo mundo usa e além disso é rápido e prático. O app é atrativo porque pula quaisquer burocracias e faz com que as empresas prestem um atendimento rápido, prático e fácil‘’.

Claramente o mercado vem se adaptando com as novas tecnologias, mas precisamos tomar muito cuidado para não sermos invasivos em nenhum tipo de contato com nosso possível cliente. ‘’Apesar de muitas vezes o WhatsApp ser a rede pessoal do nosso cliente, é por lá que ele gosta de falar e é por lá que queremos deixá-lo à vontade. Abordem o cliente de uma forma muito cordial e isso fará ele cada vez mais fidelizado.

Falando em fidelização, torne seu cliente exclusivo, mostre que ele possui algo especial com você. Saiba muito bem como abordar um cliente pelo WhatsApp, isso é um diferencial’’. 

Perguntamos ao Augusto quantos contatos ele acredita que devem ser feitos pelo WhatsApp e ele nos disse que ‘’Você pode sim abordar um cliente pelo WhatsApp, mas siga aquilo que ele permitir, ou seja, se você o chamar e ele não te responder, tente apenas mais uma vez após um período e não tente mais. Deixe seu cliente a vontade!’’. 

Por fim, quisemos entender o real impacto que todas essas boas práticas trouxeram para a Wine e mais uma vez ele foi muito claro em sua resposta: ‘’após aplicar esse modelo de trabalho, adicionamos em torno de 5% em nossa receita, uma receita que não existia antes e hoje já possui uma relevância bem grande em nossa empresa’’. 

A Wine ainda está aprendendo muito sobre esse novo momento, assim como todos nós, mas é muito importante seguir os passos de quem já possui uma experiência com bons resultados.

Artigo escrito pelos Ocstars Lucas Marque e Ricardo Papa.

Você também vai gostar de ler outros artigos sobre WhatsApp:

5 dicas para o WhatsApp de lojas
Como fazer divulgação no WhatsApp
Razões para migrar para o WhatsApp Business API
Como fazer um chatbot para WhatsApp
Como automatizar o WhatsApp Business
Como migrar para o WhatsApp Business
Como colocar o botão do WhatsApp no site
Estratégia de WhatsApp para hotéis
Escalar a empresa com o uso do WhatsApp
Conversas no WhatsApp: o que inserir em um bot 

Você pode gostar também