Mais

Como colocar o botão do WhatsApp (ou link) no site em 5 minutos

Por octadesk 17 de dezembro de 2020 8 min de leitura

Você já deve ter se deparado com sites que têm um botão de WhatsApp no canto inferior, como no exemplo abaixo, certo?

Como colocar botão do WhatsApp
E eu aposto que, nesse cenário, ou você ficou se perguntando como colocar o botão do WhatsApp no seu próprio site,.

Afinal, oferecer uma comunicação rápida de forma tão fácil para os clientes é o sonho de qualquer empresa, não é mesmo?

Então, para te ajudar nessa missão, vou explicar neste artigo como e por que incluir o botão de divulgação do WhatsApp no seu site, oferecendo ainda algumas dicas extras para você aproveitar ao máximo esse incrível recurso!

Ah, se você quiser fazer um teste grátis do Octadesk e já conectar seu WhatsApp para realizar suas vendas e atendimentos, é só clicar em “teste grátis”.

Acompanhe comigo!

Por que divulgar o WhatsApp no meu site?

Se você está lendo este artigo, já deve conhecer os benefícios de divulgar o botão do WhatsApp no seu site.

Mas, de toda forma, vale a pena recapitular três bons motivos para realizar essa ação: a abrangência, a agilidade e a continuidade do aplicativo de mensagens mais popular do mundo!

Abrangência

O Whatsapp é um dos canais de comunicação preferidos dos brasileiros: em fevereiro de 2020, ele chegou a 99% dos celulares do Brasil, sendo utilizado todos os dias por cerca de 93% das pessoas.

Por isso, fazer seus atendimentos comerciais e de suporte através dele significa marcar presença em praticamente todos os aparelhos celulares dos seus atuais e futuros clientes!

Banner com link para artigo como utilizar whatsapp business com múltiplos usuários

Agilidade

Como um canal instantâneo de troca de mensagens, o WhatsApp permite que os clientes iniciem uma conversa com a sua empresa em tempo real.

Assim, você não força os visitantes do seu site a preencher formulários de contato ou enviar e-mails para receber um retorno – ações que desestimulam a interação, diminuindo suas taxas de conversão, e que atrasam seus processos comerciais e de suporte.

Continuidade

Se você utiliza um webchat no seu site, deve ter se deparado com situações em que o cliente sai das suas páginas, fazendo você perder o contato que havia estabelecido naquele momento.

No WhatsApp, isso não acontece, já que o cliente pode trazer um retorno a qualquer momento, mesmo que já tenha encerrado a visita ao seu site. Assim, você perde menos conversas e, claro, menos vendas e chamados de suporte.

Como colocar o botão do WhatsApp no site?

Instalar o botão do WhatsApp em um site era uma tarefa complexa até pouco tempo, envolvendo a criação de códigos e outras ações restritas a desenvolvedores.

Então, pensando em ajudar profissionais de outras áreas a fazer isso com facilidade, criamos o OctaFree: um sistema gratuito que permite que você coloque o botão do WhatsApp no seu site em menos de 5 minutos!

O primeiro passo para criar o seu botão é acessar o site do OctaFree e fazer o seu cadastro via Google ou Facebook, em um clique.

Criar botão do whatsapp com Octadesk
Em seguida, basta escolher o seu país (para preencher o DDI) e digitar o número do seu WhatsApp, com o DDD (exemplo: 11 99999-9999).

Adicionar número de whatsapp no Octadesk

Pronto, seu botão foi criado!

Agora é só copiar o código gerado pelo OctaFree e instalá-lo na tag “body” do seu site – o que pode ser feito facilmente através do Google Tag Manager ou de plugins para o WordPress, como o Tracking Code Manager, por exemplo.

Na tela abaixo, você também verá a seção “Compartilhe nas redes sociais”. Através do link gerado por ela, seus clientes podem acionar sua empresa no WhatsApp em um clique!

Instalar botão whatsapp no site

Por fim, na tela inicial do seu OctaFree você pode cadastrar um novo número, excluir os registros existentes, recuperar o código de instalação para o seu site e ainda personalizar a mensagem dos seus links e dos seus botões, como você pode conferir abaixo.

Botões de whatsapp no Octadesk
Para deixar uma mensagem pré-digitada quando os clientes iniciarem uma conversa com a sua empresa através do link criado no OctaFree, basta clicar em “personalizar mensagens”, escrever o texto desejado e salvar.

Personalizar mensagem de whatsapp

 

Como usar o gerador de link do WhatsApp?

O link do WhatsApp é uma das ferramentas mais buscadas nos últimos tempos. Isso porque facilita muito o contato do consumidor com as empresas que ele se relaciona.

Em vez do potencial cliente digitar o seu número no celular – e correr o risco de errar -, com um clique ele já pode começar a conversa.

Para utilizar o link, siga os passos:

1. Clique em gerador de link do WhatsApp

2. Coloque o seu número de WhatsApp juntamente com o DD

3. Insira a mensagem que o usuário deveria enviar para a sua empresa ao iniciar uma conversa

página do gerador de link do WhatsApp da Octadesk

 

Como posso extrair ainda mais vantagens do WhatsApp?

Agora que você já sabe como colocar o botão do WhatsApp no seu site, quero trazer algumas dicas extras para que a sua empresa aproveite ainda mais essa grande ferramenta de comunicação! Vamos nessa?

Tenha um atendimento de excelência

Acompanhar métricas, promover uma experiência humanizada e personalizada, responder os clientes com agilidade, seguir as boas práticas de comunicação… Prestar um atendimento de excelência no WhatsApp requer certos cuidados com a sua operação!

Capture e qualifique seus contatos

Muitas empresas utilizam o chat no site para capturar os dados dos seus visitantes e qualificar ou filtrar seus contatos – e você também pode fazer isso no WhatsApp.

Criando um chatbot para o seu WhatsApp, sua empresa realiza esses mesmos processos de captura e qualificação de forma rápida e intuitiva para os clientes. Com os bots, você ainda pode atendê-los 24 horas por dia e 7 dias por semana, proporcionando uma experiência incrível de compra e suporte.

Divulgue seu WhatsApp em outros canais

O botão no canto inferior do site é um meio bastante útil para divulgar seu WhatsApp, como pudemos ver ao longo deste artigo, mas você não precisa limitar a comunicação do seu número a ele!

Procure refletir também sobre outros meios nos quais os seus clientes possam encontrar o seu número, considerando o segmento da sua empresa, seguindo a lógica dos exemplos abaixo:

  • Bio do Instagram e de outras redes sociais;
  • Anúncios no Facebook Ads (para Facebook e Instagram);
  • E-mails (no corpo e no rodapé);
  • Página de contato do seu site;
  • Rodapé e menu superior do seu site;
  • Cartões de visita, panfletos e outros materiais impressos;
  • Fachada do seu estabelecimento físico;
  • E onde mais fizer sentido para o seu negócio!

Ah! Não esqueça que no próprio OctaFree você pode gerar um link para os clientes acionarem sua empresa com um clique, inclusive com uma mensagem digitada previamente, como vimos no passo a passo da criação de conta. ?

Outros locais para se colocar o link ou botão do WhatsApp

Além do site, você também pode inserir o botão do WhatsApp em:

  • Blogs
  • Landing pages
  • Redes sociais
  • Anúncios

Viu como é fácil colocar o botão do WhatsApp no seu site – e ainda aproveitar uma série de benefícios a partir da utilização do aplicativo pela sua empresa?

Então, crie agora mesmo sua conta no Octa Free e direcione seu público para o WhatsApp, para fechar mais vendas e prestar um suporte incrível para seus clientes!

 

Artigo escrito pelos Ocstars Kelly Miranda e Henrique Soares

Você também vai gostar de ler outros artigos sobre WhatsApp:

Formas de abordar um cliente pelo WhatsApp
5 dicas para o WhatsApp de lojas
Como fazer divulgação no WhatsApp
Como fazer um chatbot para WhatsApp
Como automatizar o WhatsApp Business
Como migrar para o WhatsApp Business
Estratégia de WhatsApp para hotéis
Escalar a empresa com o uso do WhatsApp
Conversas no WhatsApp: o que inserir em um bot 

Tags
Escrito por

O Octadesk é o software que conecta pessoas a empresas: marketing, vendas e atendimento em um só lugar, em tempo real.

Ver todos os artigos
A
C