Mais

Razões para migrar para o WhatsApp Oficial API

Por octadesk 18 de novembro de 2020 7 min de leitura

Migrar para o WhatsApp Oficial API é a melhor forma de encontrar seu cliente.

Já diziam Chitãozinho & Xororó em Nascemos para cantar: “O artista vai aonde o povo está”!

Há alguns anos, os brasileiros têm demonstrado alto engajamento nas redes sociais, interesse por dispositivos móveis e a intenção de realizar transações on-line. Aliados aos efeitos da pandemia, este cenário se acirrou ainda mais.

Independente do tamanho e segmento da sua empresa, você terá um grande impacto com esta tendência e é provável que já esteja ou tem a pretensão de se posicionar digitalmente, disponibilizando atendimento remoto e meios seguros de pagamento on-line. No entanto, estar apenas presente não é mais o suficiente, você deve estar nos melhores canais e ser muito visível para seu tipo de cliente. Afinal, quando foi a última vez que você dependeu de e-mail ou SMS como estratégia de crescimento de vendas e marketing?

Boa leitura!

Alguns números para te convencer a migrar para o WhatsApp Oficial API

Celular com aplicativos Snapchat, Instagram, WhatsApp e Youtube

Que bom! Você aprecia ciências exatas! No Brasil, mais de 150 milhões de pessoas usam o aplicativo do WhatsApp, isso significa, 99% dos dispositivos móveis com plano de telefonia do país.

Além de um aplicativo de troca de stickers mensagens, ele se tornou um facilitador do relacionamento entre empresa e cliente, está presente em muitos negócios e torna a comunicação muito mais rápida, assertiva e humanizada. Isso porque a taxa de abertura das notificações é de 80%, ou seja, os clientes se tornam fiéis e promotores a marca.

A mensagem instantânea atropelou o e-mail e tornou-se tão importante para o mundo dos negócios, que hoje existem modelos do software próprios para empresas, como o WhatsApp Business e o WhatsApp Oficial API, mas falaremos disso logo!

Ainda essa semana houve o lançamento do novo recursos para empresas que o utilizam como instrumento de venda, o botão que conecta o cliente direto a um catálogo de vendas. A ferramenta, hoje, é responsável por 60.000.000.000 mensagens por dia. Incrível, né?

Por isso, se você quer atingir mais pessoas diretamente, o WhatsApp te dá chances de que a sua marca tenha um alcance maior. O modelo WhatsApp Business, indicado para empresas menores, têm algumas funcionalidades adicionais daquelas que todos nós usamos no Brasil, como:

  • Organizar contatos e conversas utilizando tags para visualizar mais rápido algumas informações.
  • Cadastrar mensagens rápidas para ganhar tempo em seu atendimento.
  • Programar mensagens automáticas de acordo com a sua disponibilidade ou respostas programadas.
  • Informar estatísticas sobre o resultado do disparo de comunicação entre aquilo que foi realmente enviado, entregue e lido.

São possibilidades bem úteis, que com bastante criatividade podem ajudar bastante o seu negócio ter maior impacto e agilidade nas conversas. Assim como alinhar expectativas sobre sua disponibilidade e prover um nível de informação e atendimento mais completo aos seus clientes.

Ok, e por que migrar para o WhatsApp Oficial API? Qual a diferença?

Mas se você chegou até aqui é porque quer saber como os campeões fazem. Isto porque apesar do WhatsApp Business ter funcionalidades importantes, ele também tem as suas limitações, como a restrição a apenas uma pessoa atendendo seus clientes por vez. E eu sei que você é gigante, pode e quer mais!

Por isso, o Facebook criou o WhatsApp Oficial API, que tem como finalidade integrar outros aplicativos com a ferramenta mais querida entre os brasileiros. Ela surge para enfrentar algumas limitações já citadas aqui, como a dificuldade que é de uma única pessoa atender dezenas de conversas ao mesmo tempo, mesmo com as respostas programadas.

Razão zero: Maior estabilidade na integração! Existem diversas razões para a instabilidade dos sistemas de atendimento que integram o WhatsApp. Isso acontece em virtude da forma pela qual o WhatsApp como conhecíamos até ontem precisar estar vinculado a um aparelho durante o uso.

Com o WhatsApp Oficial API, a sua conexão é diretamente com os servidores do Facebook, dispensando a necessidade de um aparelho, boa conexão com a internet, memória disponível e aplicativo nativo atualizado.

E a primeira razão para adotar o WhatsApp Oficial API é a possibilidade de que diversos atendentes podem acessar a mesma conta que a sua empresa definir. Chega de colocar aquele monte de número de telefone na descrição da sua página nas redes sociais ou fazer rodízio de atendente no PC!

A segunda é uma das mais importantes: Transmitir confiança. Apenas empresas verificadas podem te dar autorização para criar uma conta no WhatsApp Oficial API. Ao mesmo tempo que isso pode te parecer burocrático (o que não é), a sua empresa ganha um selo de autenticidade, o que transmite segurança quanto ao seu negócio para as pessoas que estão ainda conhecendo seus produtos e serviços.

Falando nisso, seu cliente estará um ambiente aconchegante e livre de spam. Isto porque, antes de você enviar a primeira mensagem para o cliente via WhatsApp Oficial API, ele deverá te enviar algumas informações assegurando o interesse em manter conversas com a sua empresa.

Terceira: Ninguém está afim de baixar mais um aplicativo, só para conversar com a empresa, aceite! Nossa memória já está cheia de fotos de pets fofinhos e memes. Além disso, ter um app próprio é caro, porque precisa de um bom time de designers e desenvolvedores para oferecerem uma experiência prática, rápida e segura para fazer exatamente igual ao que diversos outros aplicativos já fazem. Jogue fácil e use os aplicativos que seus clientes já usam.

A quarta razão é que o WhatsApp Oficial API fará da sua empresa um customer service mais autêntico. A ideia dele é não fazer uso de bots, de mensagens pré-programadas que não fazem sentido com a conversa ou que não respondem corretamente às respostas do seu cliente. Além disso, de acordo com as regras, você tem até 24 horas para responder a uma mensagem que seu cliente enviar.

Se não o fizer, além de estar jogando $$$ fora desperdiçando um monte de funcionalidades bacanas, precisará aguardar que o cliente entre em contato novamente para reiniciar a troca de mensagens. Ao mesmo tempo que exige consistência de qualidade de atendimento, ela faz da sua empresa uma autêntica fábrica de bons relacionamentos e admiração pelos seus clientes. 

Pra finalizar, algumas coisas são certas, você como negócio deve estar onde seu cliente está e, por isso, apontamos o WhatsApp como uma ferramenta perfeita. Entretanto, como inicialmente ela não surgiu como uma ferramenta de vendas, nossa queridinha Facebook já mexeu seus pauzinhos e lançou uma versão própria voltada para o Business!

Para ter o tão sonhado atendimento 24/7, conte com a Octadesk pra te ajudar nesse desafio. Teste grátis e integre seu número agora mesmo!

Testar Octadesk grátis

Artigo escrito pelos Ocstars Tom Arsênio e Letícia Rodrigues

Você também vai gostar de ler outros artigos sobre WhatsApp:

Formas de abordar um cliente pelo WhatsApp
Como fazer divulgação no WhatsApp
Como fazer um chatbot para WhatsApp
Como automatizar o WhatsApp Business
Como migrar para o WhatsApp Business
Como colocar o botão do WhatsApp no site
Estratégia de WhatsApp para hotéis
Escalar a empresa com o uso do WhatsApp
Conversas no WhatsApp: o que inserir em um bot 

Tags
Escrito por

O Octadesk é o software que conecta pessoas a empresas: marketing, vendas e atendimento em um só lugar, em tempo real.

Ver todos os artigos
5
D
1 Comentário

Comments are closed.