Mais

Como atender bem um cliente pessoalmente? 7 dicas para começar agora

Por Sara Cristine 8 de maio de 2018 5 min de leitura

Prefere escutar esse post enquanto faz outras coisas? É só apertar o play aqui embaixo:

Octadesk · Como Atender Bem Um Cliente Pessoalmente Descubra Agora

Você sabe como atender bem um cliente pessoalmente? Se a sua resposta é “não”, então, é preciso que você tenha atenção à algumas regras básicas para te auxiliar neste momento decisivo para a produtividade da sua empresa.

Saber lidar com o cliente de maneira pessoal é fundamental para a criação de uma boa relação de confiança. Além disso, isso ajuda você a alcançar a fidelização.

Acompanhe este artigo até o fim e fique por dentro de como atender bem um cliente pessoalmente! Se preferir pular para algum tópico, fique a vontade!

Você sabe como atender um cliente? Faça um lista mental e verifique se você já coloca em prática essas dicas!

A importância de saber como atender bem um cliente pessoalmente

Hoje, é muito necessário ter um bom relacionamento com os clientes. Isso porque qualquer falha nessa relação pode prejudicar a produtividade de uma empresa.

Assim como um bom atendimento rende elogios e um número maior de clientes, um atendimento ruim é capaz de fazer uma empresa perder clientes antigos e novos.

Isso acontece porque um cliente mal atendido, não só prejudica vendas futuras, mas também prejudica a relação com clientes antigos e cria uma divulgação negativa para qualquer empresa.

Para atender bem o cliente pessoalmente é essencial saber que isso não é um serviço qualquer, ao contrário, é algo contínuo, que deve ser aprimorado a todo o momento e essas dicas de atendimento podem te ajudar!

Banner com link para artigo "O que é atendimento ao cliente? Como melhorá-lo?"

O bom atendimento ao cliente

Um atendimento de qualidade vai fazer com que seu time consiga atuar de maneira assertiva. E isso é benéfico tanto para o time quanto para os clientes.

Mais do que tratar bem um cliente, saber atender bem pessoalmente tem a ver com mostrar confiança e criar um relacionamento.

Uma pesquisa sobre o que os clientes consideram como “atender bem”, apontou que agilidade no atendimento, funcionários educados e disponíveis a ajudar fazem parte do combo.

No entanto, trouxe mais dicas para que você possa superar as expectativas dos seus clientes!

Dicas para atender bem um cliente pessoalmente

Para ajudar você no atendimento da sua empresa, é necessário que você fique por dentro das principais regras a respeito de como atender um cliente.

Pensando nisso, separei algumas dessas regras, que podem ser consideradas universais e utilizadas em qualquer tipo de empresa.

1. Seja educado e simpático

Apesar de parecer lógico, trata-se de algo quase sempre esquecido pelas pessoas que trabalham com atendimento.

Se mostrar receptivo e manter um diálogo agradável é o primeiro passo para demonstrar que está disponível para atender bem o cliente.

2. Seja rápido no atendimento

De forma alguma deixe um cliente esperando, esse tipo de comportamento faz com que o cliente se sinta desprezado e pode prejudicar bastante a efetivação de vendas.

3. Dê toda sua atenção para o cliente

Ser atencioso é fundamental para uma boa relação entre cliente e vendedor. Para isso, o primeiro passo é ouvir o seu cliente para descobrir o que ele deseja. Durante esse processo, o cliente não pode ser interrompido, muito menos mimado em excesso.

4. Deixe-o a vontade

Após se apresentar e ouvir o cliente, dê espaço para que ele possa decidir de forma tranquila o que deseja, evite fazer com que ele se sinta pressionado.

Outro fator que deve ser observado é nunca utilizar uma linguagem muito técnica. O ideal é ser bastante claro para evitar incompreensão e constrangimento. Afinal, nem tudo o que você sabe é o que o seu cliente sabe, certo?

5. Seja calmo

Muitas vezes, o vendedor terá que lidar com um cliente rude ou autoritário. Quando isso acontece, manter a calma e ser paciente é fundamental.

Caso você perceba que a situação está saindo do controle, procure chamar uma pessoa da gestão, de forma discreta, para te ajudar a lidar com esse tipo de problema.

Mas nunca levante a voz, ou seja rude com cliente, mesmo que ele não tenha razão. Isso acabará com a qualidade do atendimento!

6. Seja atencioso com as reclamações

Apesar de ser algo complicado de se lidar, ouvir as reclamações faz parte do trabalho de um bom atendente. Além de ser uma das formas de atender bem um cliente pessoalmente.

As reclamações não devem ser entendidas como um ataque; pelo contrário, na maioria das vezes, elas são um pedido de ajuda.

7. Cuide da sua aparência

Estar apresentável não é muito difícil, o essencial é se manter limpo e com roupas condizentes com a função. O atendente também precisa ser dedicado com o local de trabalho, deixando o espaço sempre bem organizado.

Agora que você está ciente a respeito das principais maneiras de atender bem um cliente pessoalmente, coloque-as em prática e fique encantado com as diferenças que essas práticas irão fazer para o seu negócio.

Perguntas frequentes sobre atender bem um cliente

O que dizer na hora de atender um cliente?

Apresente-se para o cliente, pergunte como ele se chama e peça para que ele conte a necessidade dele.

O que fazer para atender com excelência?

Para atender com excelência a regra de ouro é entender que do outro lado do balcão está um ser humano como você. Trate-o como gostaria de ser tratado.

O que é atender bem um cliente?

Atender bem um cliente é resolver suas demandas e garantir que ele saia satisfeito.

Como atender um cliente na recepção?
Para atender bem um cliente na recepção, siga os passos:
1. Sorria
2. Entenda o que ele deseja
3. Confirme com ele o que você entendeu
4. Informe o que ele precisa fazer
5. Se coloque à disposição
Banner com link para artigo "O que é atendimento ao cliente? Como melhorá-lo?"
Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
M
O