Erros no atendimento ao cliente que diminuem a qualidade do seu serviço

Você sabe quais são os erros no atendimento ao cliente que jogam a qualidade do seu seriço lá para baixo? Confira agora e não cometa eles!
4 erros de relacionamento com o cliente

Para que sua empresa seja bem vista no mercado, erros no atendimento ao cliente devem ser exterminados do seu negócio.

Uma boa comunicação entre atendentes e clientes pode ajudar no processo da resolução dos problemas do consumidor.

Alguns erros no atendimento podem acarretar consequências ruins para a empresa e para o atendente, construindo uma imagem que não trará bons frutos para os negócios.

Erros no atendimento ao cliente que abaixam a qualidade do seu serviço

Alguns erros básicos podem fazer a diferença na comunicação e na prestação de serviços. O atendente responsável precisa estar atento e habilitado para melhor atender os clientes.

Iremos enumerar alguns erros significativos para o desenvolvimento da empresa:

Fazer pouco caso do cliente

Muitas empresas contratam funcionários que não vestem a camisa da empresa, e pouco se importam com o desejo do consumidor. Ter funcionários treinados para se colocar no lugar do cliente é regra básica para um bom atendimento.

Não satisfazer as necessidades do cliente

Muitos funcionários não se preocupam com o serviço que estão oferecendo, e se o cliente for daqueles que se exaltam, o processo de auxílio passa a ficar menos importante para o atendente.

Ter sempre alternativas que possibilitam o suporte do cliente é o serviço básico do atendente. Lembrando que o consumidor sempre quer uma solução para o seu problema.

Fazer com que a venda seja o único contato com o cliente

Muitas empresas se preocupam em vender o produto, mas não dão assistência no pós-venda, o que é crucial para o melhor caminhar do serviço prestado.

O cliente irá avaliar o processo com um todo, desde o momento em que ele chega na loja, é atendido de forma esperada, até depois da venda, caso haja algum problema com aquilo que ele adquiriu.

Não ter empatia

Ter empatia com o próximo possibilita um melhor desenvolvimento do serviço e um resultado mais rápido e satisfatório.

Prestar atenção no que o cliente precisa e saber conversar de forma que o consumidor se abra para o atendente e permita um serviço leve e satisfatório.

Poucas informações

O sistema de atendimento deve estar preparado para devolver ao cliente uma solução satisfatória. O planejamento, nesse caso, deve ser preciso e informativo.

Profissionais treinados e capacitados e um sistema de atendimento eficiente promoverão uma comunicação respeitosa e rentável.

Não cumprir com o SLA (Atrasos)

Se atentar aos prazos informados no atendimento deve ser requisitos básicos. Se caso a empresa ou suporte técnico enxergar que o prazo não será suficiente, o feedback para o cliente deve ser feito de forma satisfatória, explicando exatamente o motivo da demora.

Os erros no atendimento ao cliente que as empresas cometem têm que ser exterminados. Permitir que eles se perpetuem é não se preocupar com o cliente.

Ignorar a linha de frente

Os seus atendentes ou vendedores merecem ser reconhecidos, afinal, são eles que lidam de forma direta com o cliente.

Por causa desse contato direto, eles são as pessoas mais indicadas para te auxiliar a respeito de mudanças que poderiam ser feitas.

Por isso, tente saber o que eles pensam, ouça as suas ideias e invista em melhorias para eles.

Não satisfazer as necessidades do cliente

Um dos principais erros que a área de atendimento não deveria cometer é deixar de ouvir os seus clientes.

Por isso, entenda o seu cliente e esteja apto para ouvir o que ele tem a dizer. Essa é a melhor forma de saber o que ele espera de uma relação com a sua empresa e é o primeiro passo para diminuir o número de reclamações.

Não investir no pós-venda

A maioria das empresas brasileiras não investe nada em pós-venda. E isso é um passo fundamental para quem deseja saber qual o nível de satisfação com os serviços oferecidos e também o que pode ser modificado para que ocorram melhorias.

Outra coisa importante do pós-venda é que ele ajuda a criar relação de fidelização entre empresa e cliente, já que a empresa demonstrou interesse no consumidor mesmo após a venda ser concluída.

O atendimento não consegue resolver os problemas do cliente

Uma das maiores causas da perda de clientes é não resolver com rapidez e eficiência os problemas do cliente.

A sua empresa pode fazer tudo para encantar o cliente, porém, quando ocorrem problemas, todo esse trabalho pode ser perdido devido à dificuldade da empresa em conseguir resolver coisas simples para o seu cliente.

Não usar métricas

Um dos principais erros que a área de atendimento não deveria cometer é esquecer de contabilizar resultados.

Em qualquer área, usar métricas é importante para conseguir saber o que de fato está dando certo e o que deve ser descartado imediatamente.

Isso é algo bem simples, mas a maioria das empresas não possui um esquema de mensuramento das experiências com os clientes.

Processos muito longos

O atendimento ao cliente precisa ser rápido e bastante claro. Isso é fundamental para evitar que os clientes se cansem.

Evite processos redundantes ou ciclos complexos demais. Esse tipo de abordagem, ao invés de facilitar, acaba afastando o cliente e prejudicando as vendas da empresa.

Por isso, quanto mais enxuto e eficaz for o processo de atendimento, melhor será para a empresa atingir os resultados desejados.

Deixar o cliente esperar

Um tipo de atendimento ao cliente que não funciona de forma alguma é a espera, algo bastante recorrente, seja quando o cliente entre em contato por telefone, via internet ou até mesmo em um estabelecimento físico.

Quando você pede para o cliente aguardar, ele já fica incomodado e também é normal que ele se sinta menosprezado, por isso, evite esse tipo de ação.

Pedir para o cliente retornar depois

Essa é uma coisa bastante delicada. Quando se trata de um contato não pessoal, dificilmente o cliente irá retornar após o tempo solicitado. Caso seja um problema a ser resolvido, ele ficará ainda mais irritado de ter que retornar.

Caso seja um estabelecimento físico, as probabilidades de o cliente retornar são maiores.

Por isso é importante ter funcionários treinados para lidar com esta situação, de forma que saibam como agir nestes casos e convencer o cliente a voltar e não reclamar.

Contar para o cliente os problemas que a empresa possui

Isso é algo bastante visível, os funcionários quando erram têm o costume de explicar todos os problemas pelos quais a empresa passou para não conseguir resolver o que o cliente deseja.

Isso é um tipo de atendimento ao cliente que não funciona, afinal, o cliente não tem culpa dos erros da empresa e, na realidade, e não tem interesse de saber. No final, esse tipo de abordagem pode ser vista como enganação por parte do cliente.

Subestimar o poder do boca a boca

Acreditar que o boca a boca é um tipo de atendimento ao cliente que não funciona é um verdadeiro problema para muitas empresas.

Saiba que o que falam da sua empresa é muito importante, por esse motivo, uma pequena falha pode ser considerada enorme através do boca a boca; assim como um tratamento diferenciado também será disseminado com muita rapidez.

Agora que você sabe os tipos de atendimento ao cliente que não funcionam, é preciso evitar que eles sejam adotados na sua empresa! Siga as nossas recomendações e fique encantado com os resultados!

Enfim, estes são os principais erros que a área de atendimento não deveria cometer, mas comete. Procure evita-los na sua empresa para alcançar os resultados desejados. São coisas simples que podem fazer toda a diferença

Quer ver algumas dicas para deixar esses erros de lado e ainda aumentar a qualidade do seu atendimento? Baixe nosso eBook com 17 dicas para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente!

Banner qualidade no atendimento ao cliente

Você pode gostar também