Mais

Como reduzir custos com atitudes matadoras de atendimento ao cliente

Por Sara Cristine 3 de agosto de 2016 5 min de leitura

O atendimento ao cliente é, possivelmente, a área com maior impacto sobre a fidelização de um cliente a uma empresa. Quando o serviço oferecido é ágil, cordial e eficiente, as chances de que o cliente retorne para novas compras cresce. Na mesma proporção que elas diminuem quando ele recebe um atendimento confuso, lento e que não resolve seu problema.

Ao mesmo tempo que as empresas buscam excelência no atendimento, existe uma necessidade constante de reduzir custos. Ou seja, otimizar os processos ao seu extremo! Sem deixar de lado os 3 principais pilares de um bom atendimento ao cliente:

Pilares de um bom atendimento ao cliente

Por outro lado, as necessidades de redução de custos podem tornar a área menos eficiente. Pensando nisso, a Octadesk levantou alguns pontos importantes, que podem ajudar sua empresa a tornar o atendimento ao cliente mais eficiente e menos custoso.

Como reduzir custos com atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente multicanal

Mais opções de relacionamento

Para reduzir custos da sua empresa no que diz respeito ao atendimento ao cliente, é importante começar a focar em canais como chats, WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger e até mesmo e-mails. Isso, com certeza vai resultar em redução de custos na central de atendimento.

Já pensou qual é o canal mais eficiente para os seus clientes? Além do canal, uma boa estratégia está na utilização de uma ferramenta de gestão, que centraliza todos os canais e chamados. Tornando o relacionamento mais próximo e com menos ruídos.

Processo de atendimento ao cliente

Repense o processo

Na maioria das vezes, reduzir etapas e encurtar as decisões gerenciais podem tornar todo o processo mais simples e efetivo.

Reveja os passos e a hierarquia do seu processo de atendimento ao cliente, reflita sobre o que pode ser simplificado e desburocratizado. Dessa forma, torne o processo melhor para a empresa, agentes e principalmente os cliente.

Ações de atendimento ao clienteIntegração entre áreas

Informações e práticas das áreas de marketing e vendas, por exemplo, podem ajudar a ter uma visão mais clara do perfil dos consumidores.
Por isso vale a pena buscar sinergias e formas de integrar as diversas áreas da empresa. Procurando oferecer um serviço mais completo, menos burocrático, mais ágil e que resolva o problema do cliente de forma eficiente.

Evite retrabalho no atendimento ao clienteEvitar retrabalho

Centralize e padronize o atendimento. Uma ferramenta de gestão de atendimento ao cliente guarda todo o histórico de relacionamento com o consumidor de forma centralizada, evitando atendimentos duplicados e equivocados.

 

Fidelizar clientes com bom atendimento ao clienteFidelize ativamente

Já que falamos de sinergias, por que não olhar para ações de fidelização junto as equipes de marketing e vendas?

Utilizar as informações obtidas sobre o perfil do consumidor através do atendimento para ajudar no desenvolvimento de ações precisas e personalizadas de fidelização. Essa iniciativa possibilita a execução de práticas certeiras para construir uma relação duradoura.

Tecnologia de atendimento ao clienteMais tecnologia e menos desculpas

Não deixe a tecnologia ser apenas um detalhe em sua central de atendimento, coloque-a com peça chave para gerar resultados e reduzir custos.

Automatizando seu atendimento com um software de gestão você melhora substancialmente a velocidade, qualidade, satisfação e transparência do seu atendimento ao cliente.

Atendimento ao cliente vendedorAtendimento vendedor

Quando se coleta e analisa informações através do atendimento ao cliente, oportunidades de vendas e aprimoramento do relacionamento surgem com frequência.

Treine sua equipe para ter um olhar mais vendedor e sugerir novas soluções para clientes novos ou existentes.

Equipe de atendimento ao cliente bem qualificadaEquipe bem treinada

Frequentemente alvo dos cortes de custos, os treinamentos são fundamentais para um atendimento ao cliente cativante e livre de erros. Este investimento pode ser diretamente responsável por evitar a perda de clientes por insatisfação com o serviço oferecido.

O treinamento pode começar por você, pela sua equipe e ser aberto para outras áreas da empresas e até para parceiros e prestadores de serviços externos. É extremamente importante investir na qualificação de todas as pessoas envolvidas no processo de atendimento ao cliente.

Foco no atendimento ao clienteCliente em destaque

Pesquise e entenda melhor o seus clientes. Aposte em um atendimento individualizado, que seja mais natural e ao mesmo tempo humanizado. Compreenda os problemas, mostre que está disposto e preparado para resolvê-los, faça com que ele se sinta bem-vindo, valorizado e percebido como um indivíduo único.

Um dos pontos mais importantes em um atendimento é sempre manter o cliente atualizado sobre suas solicitações com o máximo de transparência possível. O atendimento pós-venda não podem deixar de existir e é de extrema importância para o processo de fidelização de clientes.

Redução de custos com atendimento ao cliente
Estas são práticas que podem ser decisivas para a redução de custos na sua empresa, além de fazê-la entrar em um novo patamar de qualidade de relacionamento com o seu consumidor.
Invista de forma inteligente nas áreas responsáveis por fazer seu atendimento ao cliente, torne o processo mais eficiente e prepare-se para ter clientes não apenas mais satisfeitos, mas também fieis e defensores de sua marca.
Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
A
D