Mais

Como responder um e-mail do jeito mais rápido usando o Octadesk

Por Mahara Scholz 5 de abril de 2022 7 min de leitura

Seus clientes não querem entrar em uma fila, muito menos em um protocolo de atendimento, certo? Por isso, você precisa saber como responder um e-mail do jeito mais rápido, ou vai acabar perdendo clientes.

O WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger ganharam muita força nos últimos anos. Mesmo assim, o e-mail ainda é um canal muito utilizado na comunicação entre empresas e clientes. Não apenas para comunicar o andamento de um atendimento ou uma compra aprovada mas também um comunicado em geral.

Como você viu, o fluxo de atendimento no e-mail ainda é muito alto e a experiência de atendimento dos seus clientes não pode ser diferente. Mas será que sua empresa está pronta para isso?

Veja neste artigo como o Octadesk pode ajudar seu time nesta tarefa.

Boa leitura!

Mas por que responder um e-mail rápido importa?

Recentemente, a Octadesk em parceria com o Opinion Box realizou uma pesquisa chamada CX Trends 2022 – que visa entender as tendências sobre experiência do consumidor no Brasil.

Essa pesquisa trouxe alguns pontos extremamente relevantes quando o assunto é atendimento pelo canal e-mail como, por exemplo: 23% dos consumidores esperam receber um retorno por e-mail em até 10 minutos:

Tempo de Resposta Ideal em cada canal
O universo de mensagens fez com que o consumidor se tornasse muito mais imediatista, porém, não é isso que acontece nas empresas.

Outro dado extremamente relevante levantado na CX Trends 2021 é que enquanto 42% das empresas acreditam ser muito eficientes para responder solicitações, apenas 18% dos clientes concordam com isso:

Gráfico de avaliação de atendimento

Ok, mas o que isso quer dizer? Existe uma disparidade muito grande entre o que as empresas acreditam entregar e a real experiência dos clientes em geral.

Pelo fato de saber que o e-mail é um canal que “tolera” um tempo maior de resposta, isso pode ser uma grande oportunidade de se diferenciar no mercado. Como?

A receita é fazer com que os clientes que entram em contato por este canal também sejam atendidos rapidamente. Para isso, o novo jeito de responder um e-mail será através de conversas.

Os clientes não querem preencher um formulário no seu site ou até mesmo mandar um e-mail e receber um retorno depois de muitos dias. Portanto, transformar a experiência de atendimento deste canal em algo humanizado e personalizado é algo essencial.

Ainda mais sabendo que o volume de atendimento online das empresas aumentou em 31% e o de vendas online aumentou em 27% (ano de 2021 relacionado à 2020):

Impactos da pandemia em atendimentos e vendas
Certo, e como fazer isso?

Como responder um e-mail do jeito mais rápido (e ter respostas rápidas)

1. Chega de filas de atendimento!

O primeiro passo é não fazer com que seu cliente se sinta em uma fila longa, com um número de protocolo em mãos. Ninguém gosta de ficar em uma fila e, atualmente, a comunicação entre empresa e cliente precisa ser muito mais pessoal.

Portanto, o atendimento realizado por e-mail não deve ser algo diferente do atendimento nos canais digitais como WhatsApp, chat ou Instagram. Utilize uma ferramenta que possibilita o seu time a atender todos os canais em um único lugar:

Tela de conversas do Octadesk

2. Atendentes prontos para responder

O segundo passo é utilizar a tecnologia a seu favor. Use sistemas que distribuam os e-mails entre os atendentes para garantir que todos os clientes possuem alguém para respondê-los.

Ao usar um sistema como o Octadesk, cada e-mail que chega na caixa de entrada tem dono. Ou seja, é direcionado para um atendente específico, para que ele atue na questão.

3. Dados, dados e mais dados

O terceiro passo é medir a eficiência operacional do seu time. Dessa forma, você vai entender se o seu cliente espera muito tempo para ser atendido ou quanto tempo a resolução do problema chega.

Ou seja, descobrir onde estão os principais gargalos operacionais vai permitir que ações sejam tomadas para melhorar a experiência do cliente como um todo.

4. Ofereça respostas automatizadas

O quarto passo é permitir que os atendentes tenham uma ferramenta com respostas prontas para os casos mais repetitivos.

Por exemplo: seu time recebe com frequência perguntas sobre como realizar a troca de um produto. Para que o time não perca tempo respondendo sempre a mesma coisa, basta cadastrar respostas rápidas ou frases prontas. Então, com alguns cliques o atendente envia a resposta para o cliente.

Dessa forma, seu time se esforça menos e entrega valor ainda mais rápido!

5. Ser específico é a chave!

Embora nós brasileiros sejamos um povo extremamente comunicativo, às vezes, não conseguimos ser tão específicos. É comum ver as pessoas responderem tudo, exceto o que foi perguntado.

No caso de e-mails, nem se fala! Então, a dica é ser o mais específico que puder. Se o cliente fez diversas perguntas, copie cada pergunta e insira uma resposta em formato de tópicos.

Ah, nem preciso dizer que você deve ler atentamente cada solicitação, né? Assim, você consegue entender e responder apenas o que foi perguntado. Vale lembrar que você deve falar a língua do cliente e evitar termos técnicos ao máximo e, se houver, que sejam explicados de forma fácil.

Assim, você evita que o cliente ainda tenha que enviar mais um monte de e-mails, tornando a resolução do problema ainda mais demorada. Então, antes de clicar em “enviar”, que tal uma revisão?

6. O tempo de atendimento conta!

Se um cliente enviou uma solicitação, é mandatório que você identifique em quanto tempo irá resolver. Se for demorar mais do que 2 dias, comunique o cliente sobre os próximos passos e quando ele terá uma resposta.

Caso contrário, apenas mantenha aquele e-mail no radar. Quanto a isso, o Octadesk pode te ajudar, já que as solicitações resolvidas ficam juntamente com as mensagens que também foram respondidas.

7. E-mails longos, para quê te quero?

Ninguém merece receber um e-mail gigantesco. Se você observar bem, vai perceber que muitos desses e-mails seriam menores se somente o necessário fosse dito.

O que isso quer dizer? Que muitas pessoas falam isso:

  • A solicitação que você nos enviou foi recebida e iremos atuar nela em breve.

Em vez de:

  • Responderemos sua solicitação em breve!

As duas frases querem dizer a mesma coisa, mas o poder de resumir é muito forte na segunda. Ok, nem sempre será possível resumir, principalmente quando você for dar alguma instrução.

Porém, se for possível, insira links de alguma página onde a pessoa possa aprender sua instrução. Se não, lembre-se de:

  • Escrever frases e parágrafos curtos;
  • Usar negrito ou itálico para destacar pontos importantes;
  • Usar marcadores como numeração, listas ou tópicos.

Se você estava se perguntando como responder um e-mail mais rapidamente, aqui está sua resposta.

Veja na prática como responder um e-mail do jeito mais rápido

Como você leu neste artigo, saber como responder um e-mail rápido é uma vantagem competitiva. Afinal, grande parte das empresas simplesmente ignoram este canal de atendimento.

“Ah, mas se a pessoa mandou um e-mail é porque ela não tem pressa!”

Claro que não. Ela só enviou um e-mail porque é o canal que ela mais se sente à vontade para falar com sua empresa. E é por isso que não somente o e-mail, mas todos os seus canais de atendimento e vendas devem estar preparados para atender com agilidade.

Diante de tudo isso, você tem a oportunidade única de transformar a experiência do seu cliente em relação ao seu canal de e-mail com o Octadesk. Com o Octadesk você tem:

  • Toda a equipe atendendo em um só lugar
  • Atendimentos distribuídos para cada membro da equipe
  • Métricas de atendimento
  • E os demais canais de atendimento: chat para site, WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger!

Faça um teste gratuito agora mesmo e coloque em prática responder e-mails mais rapidamente!

Testar Octadesk grátis

Escrito por

Formada em Administração de Negócios pela UDESC, e com especialização em Marketing pela ESPM, Mahara é apaixonada por fornecer conhecimento, sucesso e propriedade às equipes voltadas para o cliente.

Ver todos os artigos
5
V