Como ser um bom atendente seguindo esses 5 passos

Você sabe como ser um bom atendente? Confira, agora, dicas práticas para você melhorar o seu atendimento o mais rápido possível!

Mulher com fone headset fazendo atendimento ao cliente

Mesmo sabendo da importância de proporcionar um bom atendimento aos clientes, ainda se ouve falar de muitas reclamações em inúmeras empresas. Com isso, é importante saber como ser um bom atendente seguindo esses 5 passos.

As pessoas perguntam: Como ser um bom atendente? Como ser um bom atendente de loja? Como ser um bom atendente de padaria? Neste post você vai descobrir.

Normalmente, a primeira impressão é aquela que fica, e isso também funciona quando se fala de um bom atendimento, em que a forma como os clientes são atendidos pela sua empresa acaba se tornando o ponto chave para definir a imagem que ele e outras pessoas terão da sua marca.

[MATERIAL GRATUITO] Planilha de atendimento: controle seus atendimentos e melhore a satisfação do seu cliente

Assim, pode-se dizer que, em todos os setores de uma empresa, existem algumas estratégias que são eficientes e acabam levando ao crescente sucesso para alcançar as metas. Tudo isso devido a um bom atendimento.

Saiba mais sobre como ser um bom atendente seguindo esses 5 passos

Se você está buscando saber como ser um bom atendente seguindo esses 3 passos que iremos lhe mostrar a seguir, saiba que, no SAC, a estratégia bem realizada pode assumir um valor exponencial, pois é capaz de lidar de forma direta com a satisfação dos clientes.

Além disso, vale lembrar ainda que o SAC já está inserido em uma nova era, pois, com as redes sociais, os clientes assumem total protagonismo como jamais visto em um relacionamento de empresa e cliente.

Sendo assim, confira abaixo os passos de como ser um bom atendente para que as empresas sempre se mantenham firmes diante de qualquer situação!

Banner com link para artigo "frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp"

1. Seja simpático e tenha empatia

O primeiro passo é o fato de o atendente sempre procurar ser gentil com os clientes, pois a gentileza sempre é algo capaz de gerar mais gentileza e ainda passar muita confiança.

Assim, uma das principais características que um atendente deve sempre ter em mente e cultivar é a sua simpatia e sua empatia, e isso normalmente começa com uma abordagem educada a respeito do problema ou da questão que está sendo levantada pelo cliente.

Atualmente, o atendente-máquina já é um estereótipo do SAC, e você deve sempre procurar evitar essa situação na sua marca. Com isso, para realizar um teste do preparo dos atendentes, procure ser um cliente fantasma, ou seja, ligue para o SAC da sua própria empresa e se identifique como se fosse outra pessoa.

Ao realizar isso, você logo notará se o resultado é ou não satisfatório, além de saber o que você pode aprimorar no processo de treinamento dos seus funcionários.

2. Faça um atendimento rápido e atencioso

Como segundo passo para ser um bom atendente, é interessante que você seja sempre ágil no atendimento e tenha total dedicação em ouvir os clientes.

Normalmente, para essa situação, os atendentes devem sempre ser muito bem treinados para poderem solucionar com rapidez qualquer demanda ou problema. No entanto, a pressa na solução de um problema não deve ser a mesma na hora que você tiver que ouvir o cliente.

Essa pressa citada acima não é mesma devido a dois motivos, o primeiro é o fato de que o atendente deve sempre demonstrar muita clareza no atendimento que está sendo levantado; e o segundo é o fato do cliente necessitar estar sempre sendo bem atendido, com muita dedicação.

Já no caso do telefone, ouvir é sempre a principal ação. Assim, realizar perguntas e proporcionar atenção nas respostas é algo fundamental, pois o redirecionamento deve sempre ser evitado o máximo possível e, por isso, a importância de um bom treinamento do atendente.

3. Resolva os problemas rapidamente

Por fim, como último passo, é a contenção de danos. Apesar de as redes sociais permitirem uma presença bastante marcante na rotina virtual do público alvo de uma empresa, ao mesmo tempo, ela pode ser um meio para propagar reclamações que envolvem os seus serviços, produtos e atendimento.

Dessa forma, o ideal a se fazer é conter tais reclamações antes que elas já comecem. Para isso, você pode cuidar da imagem da sua empresa realizando uma blindagem antes que o problema realmente ocorra. Porém, se ocorrer, a principal dica é consertar o mais rápido possível, solucionando o problema do cliente.

Portanto, agora que você já sabe como ser um bom atendente seguindo esses 3 passos, você já pode colocar em prática tudo o que foi passado e proporcionar aos clientes o melhor atendimento que uma empresa por oferecer.

4. Esteja sempre próximo ao seu cliente

Não basta apenas vender ou atender e pronto. Para ser um bom atendente é preciso acompanhar o cliente em toda a etapa de sua jornada.

Por exemplo, se você acabou de resolver um problema do seu cliente, é interessante que você entre em contato novamente para saber se está tudo certo ou se ainda precisa de ajuda.

Se você realizou uma venda, o ideal é que também converse com o cliente para saber se ele precisa de mais alguma coisa ou se está satisfeito.

Como disse, não basta apenas vender ou atender. O atendimento faz parte do relacionamento com o cliente, então, não pode ser ignorado ou praticado apenas uma vez.

5. Mostre clareza em suas respostas

É comum ver explicações ainda mais complicadas do que o próprio problema em muitos atendimentos. Mesmo que você saiba muito sobre o produto ou serviço, é essencial pensar como alguém que não faz ideia do que está sendo dito.

Use clareza e explique da forma mais fácil de entender que você puder. Afinal, quanto mais próxima do cliente sua linguagem for, mais você irá conquistá-lo. Imagine você usando um jargão técnico e o cliente pensando no quanto tudo é confuso e não deveria confiar.

Bônus: Como se tornar o melhor atendente de SAC da sua empresa

1. Aproveite a era tecnológica para superar as expectativas

Explore as funcionalidades que o sistema de chamados oferece ao alcance das suas mãos: histórico completo do cliente, lembretes, comunicação com outros departamentos, gerenciamento do prazo de resolução etc.

Se você utilizar os recursos de modo adequado, o cliente pode se surpreender com a eficiência, a agilidade e o zelo prestados para solucionar o problema. Você conquista o cliente e, ainda, pode se destacar na sua empresa!

Aliás, você já conhece o SAC 2.0?

2. Ofereça a solução mais rápida ao seu cliente

Domine as informações sobre os produtos ou serviços comercializados pela sua empresa. Desta forma, você estará apto a responder a diversos questionamentos, inclusive quando se trata de um cliente indeciso. Por exemplo, consulte o histórico do cliente armazenado no sistema de chamados para verificar o seu hábito de compra. A partir das preferências, você pode ajudá-lo na escolha de um produto. Demonstrar que você conhece o seu cliente pode fazer toda a diferença durante o serviço de atendimento.

3. Um bom atendente de SAC só promete o que pode cumprir

Este é um lema para qualquer circunstância, principalmente quando se trata de reclamações. O cliente quer que o seu problema seja solucionado e tudo que ele menos quer é ter falsas expectativas. Pelo sistema de atendimento, você consegue estipular um prazo de retorno para ele com base no tipo de ocorrência versus tempo de resolução já registrados no banco de dados.

4. Responda para o cliente em tempo hábil

Essa dica vale tanto no primeiro contato feito pelo cliente no SAC da empresa – usando os recursos já mencionados – como no retorno posterior. Nesse último caso, você pode criar alertas no sistema para avisá-lo sobre o status da situação ou quando o prazo está próximo do vencimento, assim, você consegue acompanhar o processo e cumprir com o combinado.

Para lidar com o grande volume de chamados é fundamental ter a tecnologia como sua aliada. Se você souber usá-la a seu favor, você terá muitas oportunidades de crescimento na sua empresa e será reconhecido pela eficiência e competência.

5. Se coloque no lugar do outro

Talvez esta seja uma das competências mais poderosas: a empatia. Conseguir se colocar no lugar do seu cliente o ajudará a entender seus questionamentos e a conduzir o diálogo para uma solução. Nesse momento, use as informações do cliente registradas no software de atendimento para mostrar que você o conhece e o acompanha.

Testar Octadesk grátis

Perguntas frequentes:

Como ser uma boa atendente de telefone?

1. Entenda o público com quem você conversa

2. Tenha um bom roteiro de atendimento

3. Escute seu cliente com atenção

4. Coloque-se no lugar do cliente

5. Fale com clareza

6. Use um vocabulário que é próximo da linguagem do cliente

7. Não deixe o cliente esperando

Como deve ser um atendimento ao cliente?

Aprenda 7 dicas para um bom atendimento aqui.

 

 

Você pode gostar também

Você também vai gostar de ler