Mais

O que é serviço de atendimento ao consumidor (SAC)

Por Sara Cristine 9 de outubro de 2018 3 min de leitura

Muito se discute sobre o que é serviço de atendimento ao consumidor (SAC), mas com a leitura a seguir o conceito desse termo ficará suficientemente claro para que você possa implementar melhorias no seu negócio.

O que é serviço de atendimento ao consumidor?

Após adquirir um produto ou contratar um serviço, o consumidor está sujeito a experienciar problemas. Os possíveis transtornos incluem o funcionamento indevido de peças, os defeitos de fabricação, o fornecimento de informações divergentes, o atendimento ruim, etc. São muitos os motivos que podem fazer com que o cliente entre em contato por meio do canal de atendimento que as empresas disponibilizam ao público. É por meio do SAC que se busca orientação, que se comunica descontentamento, que se solicita cancelamento e suporte.

No entanto, nem todas as empresas são bem-sucedidas nesse quesito. O que gera bastante desconforto aos clientes que não conseguem obter um posicionamento sobre suas indagações.

O que é o SAC de uma empresa?

O serviço de atendimento ao cliente possui um papel fundamental no sucesso de qualquer tipo de negócio. O canal, aberto para que se entre em contato com a empresa, cria a oportunidade para que problemas potenciais sejam transformados em oportunidades de reconquista. Por exemplo, se um cliente relata sua decepção por não haver a disponibilização de determinado serviço, prontamente a empresa pode fazer uso desse dado para complementar ainda mais seu portfólio.

O SAC de uma empresa tem como objetivo principal garantir a satisfação do cliente e seguir funcionando como um canal de comunicação que provê a sensação de segurança e suporte incondicional. Quando o atendimento é pautado em rapidez e eficácia, o cliente é conquistado e se sente atraído a ter novas experiências com a empresa.

Qual é a função de quem trabalha no SAC?

Os funcionários que compõem o departamento em questão devem ter muito clara a definição do que é serviço de atendimento ao consumidor (SAC), pois assim exercem com mais eficácia suas atividades. Lidar com pessoas não é simples e a combinação de falha nos processos com erro de comunicação pode ter repercussões catastróficas. A função de quem trabalha no SAC é justamente saber reverter os problemas e lidar com situações adversas. Caso essa habilidade seja inexistente, perde-se a concretização de uma compra e, potencialmente, deixa-se de fidelizar um cliente.

Do que é constituído o serviço de atendimento ao consumidor (SAC)

  • Pós-venda

Ao não acompanhar o cliente em toda a sua jornada comete um erro grave, pois isso significa desvalorizar o bom relacionamento que permeia a chamada fidelidade. Depois que há uma aquisição, o cliente precisa sentir que ainda pode contar com o apoio da empresa quando tiver dúvidas, sustos e até mesmo arrependimento da compra.

  • FAQ (Frequently Asked Questions)

A sigla do termo em inglês que significa “perguntas frequentemente feitas” designa o conjunto de respostas para os questionamentos mais comuns levantados pelos consumidores. Muitas vezes, após consultar essa seção geralmente disponibilizada na página oficial da empresa na Internet, o cliente não sente necessidade de recorrer a um atendente da central telefônica ou do chat online.

  • Recepção de críticas e sugestões

O cliente é, sem sombra de dúvidas, a pessoa mais indicada para dar feedback sobre uma empresa. Saber ouvi-lo é essencial para um relacionamento duradouro com o cliente.  Portanto, mais do que sanar dúvidas, o SAC deve ser a ouvidoria que recebe críticas e sugestões.

Escrito por

Criadora de Conteúdo aqui na Octadesk, conselheira nas horas vagas e eterna estudante. Amante dos livros, culinária, voluntariado e tecnologia. Vamos bater um papo? Mande um e-mail pra mim: sara.cristine@octadesk.com

Ver todos os artigos
S
F