Suporte ao cliente: 5 problemas que a tecnologia pode resolver

Você vem tendo problemas com o seu suporte ao cliente? Hoje, o atendimento é um diferencial competitivo importante. Garantir uma experiência fluida para o seu cliente faz toda a diferença na hora da decisão de compra dele. Por isso, investir em suporte é um passo fundamental para alcançar a satisfação do seu cliente.

Além disso, é verdade que o acesso à internet facilitou imensamente a compra de bens e serviços, mas muitos clientes ainda recorrem à área de suporte ao cliente na hora de realizar a compra e, principalmente, nos momentos de crise, de uma insatisfação ou uma reclamação. Em tais casos, a tecnologia pode contribuir e muito. Existem ferramentas de atendimento no mercado que reúnem todo o histórico de interação dos clientes com a empresa, desde as consultas que antecedem a compra até o pós-venda.

Nesse artigo, te mostramos 5 problemas que a tecnologia pode resolver quando o assunto é suporte. Confira!
Baixa produtividade da equipe de suporte ao cliente

1 – Baixa produtividade da equipe

Sistemas de atendimento permitem o gerenciamento do serviço de suporte ao cliente e ajudam a medir a performance da operação de atendimento, além de detectarem novas formas de otimizar o serviço prestado.

A padronização de repostas e o autoatendimento, funcionalidades disponíveis em sistemas como esses, ajudam a reduzir a quantidade de solicitações dos clientes. Assim, o atendente não precisa fazer tantas perguntas que, normalmente, irritam o cliente e podem ficar focados em questões mais urgentes.

suporte ao cliente desorganizado

2 –  Atendimento desorganizado

Quando você alia tecnologia a soluções de suporte ao cliente, você é capaz de registrar as melhores práticas de atendimento e todos os passos das interações entre cliente e empresa em um único local.

Além disso, consegue emitir relatórios e descobrir as causas-raiz dos seus principais problemas de atendimento. Assim, é possível elaborar análises mais aprofundadas, a fim de buscar soluções para o aprimoramento do relacionamento com os clientes.

Esses são apenas alguns dos benefícios que resultam da automação de processos e de atividades de suporte ao cliente.
Muito tempo de resposta no suporte ao cliente

3 – Longo tempo de resposta

Ao investir em uma tecnologia adequada às necessidades da empresa, você aumenta a eficiência das operações e torna a resolução de problemas muito mais rápida. Como resultado, o tempo de resposta ao cliente é reduzido.

Com o redirecionamento das chamadas, as questões são encaminhadas a agentes específicos. Isso é feito através de categorização automática e separação de temas/problemas em filas de trabalho para diferentes equipes.
Banner qualidade no atendimento ao cliente

Com isso, sua equipe economiza um tempo precioso, podendo destiná-lo a questões mais importantes. Além disso, sabemos como os clientes costumam ser impacientes quando se trata de atendimento. Reduzindo o tempo de respostas, você mostra ao seu cliente como está preocupado em oferecer uma experiência agradável a ele. A tendência é que ele retribua atenção e fique satisfeito com o tratamento recebido.

Informações descentralizadas no suporte ao cliente

4 – Informações desencontradas

Outra vantagem proporcionada pela tecnologia é que, ao centralizar as informações dos clientes em uma única plataforma, o sistema permite que operadores acessem o histórico completo de interações entre cliente e empresa.

Essa tecnologia integrada traz vantagens ao suporte omnichannel. Assim, as questões originadas nos diferentes canais – telefone, email, chat, SMS, WhatsApp e mídias sociais – são redirecionadas para uma mesma caixa de entrada. Isso reduz drasticamente o tempo que seria gasto na verificação dos canais separados, além de ajudar a organizar suas operações de atendimento.

Descentralização dos canais de suporte ao cliente

5 – Descentralização de canais

Já pensou em centralizar todos os seus canais de contato em um único lugar? O cliente moderno está cada dia mais exigente, por isso, as empresas precisam estar preparadas para atendê-lo onde e como ele quiser.

Com um sistema de atendimento, é possível não só centralizar o histórico do atendimento em um único lugar, como vimos, mas também todos os canais de contato. Isso torna a comunicação com seu cliente muito mais eficiente e organizada.

A tecnologia melhora o suporte ao cliente

Alie tecnologia e suporte ao cliente para um atendimento de qualidade

Atualmente, com as inovações no campo da tecnologia e da mobilidade, é possível que o   suporte ao cliente seja feito prontamente, por qualquer dispositivo com acesso à internet, como notebooks, tablets e smartphones, a partir de qualquer lugar, e não necessariamente de uma central de atendimento. Ou seja, por meio das diversas possibilidades de comunicação e informação, todos os setores de uma empresa são integrados para colaborar e compartilhar dados, informações e conhecimentos que ajudam a melhorar o atendimento ao cliente, os produtos, serviços e as rotinas operacionais da empresa.

Nesse artigo, vimos como a tecnologia pode ajudar – e muito! – o suporte na sua empresa, independentemente do tamanho do seu negócio. Um sistema de atendimento é um ótimo recurso à disposição de organizações que visam consolidar o relacionamento com seus clientes e o fortalecimento de sua marca. E a sua empresa, o que tem feito para ter um bom atendimento ao cliente?
Solução de atendimento online